Publicidade

O Ministério da Saúde abriu consulta pública em que propõe estender a faixa etária dos doadores de sangue no Brasil. O objetivo é ampliar o número de doadores e, consequentemente, aumentar a quantidade de bolsas coletadas durante o ano.

A proposta é que jovens com 16 e 17 anos (que tenham autorização dos pais) e idosos entre 65 e 68 anos sejam incluídos na lista --atualmente, somente pessoas com idade entre 18 e 65 anos podem doar.

A medida, segundo o governo brasileiro, está em linha com a prática estabelecida em outras regiões, como Estados Unidos e Europa, que já incluíram pessoas dessas idades na lista.

O texto com a proposta do ministério ficará disponível para consulta e sugestões durante 60 dias e pode ser lido no site www.saude.gov.br/consultapublica.

De acordo com o ministério, 1,8% da população brasileira é doadora, o que representa cerca de 3,5 milhões de bolsas de sangue coletadas por ano. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que entre 1% e 3% da população doe sangue regularmente para manter os estoques no nível necessário.

Ao ampliar a faixa etária de doadores, o ministério prevê que cerca 13,9 milhões de pessoas sejam estimuladas à doação. Segundo os padrões da OMS, o ideal, para o Brasil, considerando as especificidades e necessidades regionais, seria coletar anualmente cerca de 5,7 milhões de bolsas sangue.