Explicação sobre o blog "Ativismocontraaidstb"


Aproveito para afirmar que este blog NÃO ESTÁ CONTRA OS ATIVISTAS, PELO CONTRÁRIO.

Sou uma pessoa vivendo com HIV AIDS e HOMOSSEXUAL. Logo não posso ser contra o ativismo seja ele de qualquer forma.

QUERO SIM AGREGAR(ME JUNTAR A TODOS OS ATIVISTAS)PARA JUNTOS FORMARMOS UMA força de pessoas conscientes que reivindicam seus direitos e não se escondam e muito menos se deixem reprimir.

Se por aí dizem isso, foi porque eles não se deram ao trabalho de ler o enunciado no cabeçalho(Em cima do blog em Rosa)do blog.

Espero com isso aclarar os ânimos e entendimentos de todos.

Conto com sua atenção e se quiser, sua divulgação.

Obrigado, desculpe o transtorno!

NADA A COMEMORAR

NADA A COMEMORAR
NADA A COMEMORAR dN@dILM@!

#CONVITE #ATOpUBLICO DE #DESAGRAVO AO FECHAMENTO DAS #EAT´S

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

#CONVITE #ATOpUBLICO DE #DESAGRAVO AO FECHAMENTO DAS #EAT´S

SEGUNDA-FEIRA 10:00hS
EAT Luis Carlos Ripper - Rua Visconde de Niterói, 1364 - Bairro Mangueira.
Caro Companheiro (a), Venha participar, com sua presença, dia 18 de fevereiro, às 10hrs da manhã de um "abraço" ao prédio da nossa querida EAT - Escola das Artes Técnicas Luis Carlos Ripper que, junto com a EAT Paulo Falcão ( Nova Iguaçu) foi fechada por uma arbitraria decisão governamental. Participe deste ato de desagravo ao fechamento de duas escolas públicas, reconhecidas e premiadas internacionalmente que, há dez anos, levam educação de excelência ao povo. ... Compartilhe este convite com todos aqueles que, como você esta comprometidos com a educação verdadeiramente de qualidade. >> Assine a petição para não deixar o governo do estado acabar com duas escolas de excelência!! << http://www.avaaz.org/po/petition/Pelo_manutencao_das_EATS_e_de_sua_Metodologia/?cqMRZdb Saiba mais: http://sujeitopolitico.blogspot.com.br/

ESTE BLOG ESTA COMEMORANDO!!!

ESTE BLOG ESTA COMEMORANDO!!!
3 anos de existência com vocês...

Ativismo Contra Aids/TB

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Indio da Costa vira piada no twitter

Indio da Costa vira piada no twitter

Links e comentários sobre Índio da Costa:

Esses links foram tirados do Twitter sobre a indicação de Índio da Costa para Vice, veja e tire suas conclusões; Quanto a elee ser genro do Cacciola veja o que me disse Noblat em seu twitter:
Blog do Noblat BlogdoNoblat Índio da Costa não é genro do ex-banqueiro Salvatore Cacciola. Namorou Renata, uma filha dele. Casou-se com uma espanhola. Separou-se.

http://noticias.r7.com/brasil/noticias/saiba-quem-e-indio-da-costa-o-vice-de-jose-serra-20100630.html
http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010/06/ficha-suja-do-vice-de-serra-segundo.html
http://aluizioamorim.blogspot.com/2010/06/indio-da-costa-e-o-vice-de-jose-serra-e.html

Como fazer para saber da ficha de um candidato?

Entrar no site:www.excelencias.org.br
Na página principal você pode procurar por:
Nome:
Câmara deputado Assembléia ou Senado, Estado, Partido e o nome do parlamentar.
Todas as informações que constam esse candidato são discriminadas.
O Site é gerido pelo Portal Transparência Brasil.
Eu testei com Índio da Costa, que está cotado para Vice de Serra, espero que vocês façam o mesmo com todos os candidatos.

Na consulta consta:
Informações sobre
Currículo,matérias de jornal,matérias legislativas,como votou,assiduidade,uso de verbas indenizatórias,bens declarados ao TRE e receita com campanha eleitoral.
Como disse testei e aprovei o site.

Exame para detectar a Síndrome de Down precocemente

Cientistas desenvolvem exame de sangue que pode detectar a síndrome de Down antes do bebê nascer

O Dia

30/06/2010

Rio - Está sendo desenvolvido por cientistas um no tipo de exame de sangue, com segurança no resultado e de baixo custo que dirá para a futura mamãe se seu bebê sofre de síndrome de Down.

Os pesquisadores esperam oferecer uma melhor alternativa para testes invasivos que dependem da coleta de amostras de fluido do útero ou do tecido placentário.

Até agora, o teste foi mostrado em princípio a trabalho, utilizando uma versão simplificada para identificar o DNA do cromossomo Y masculino. No futuro, espera-se que o mesmo método seja usado para detectar o cromossomo extra chamado de "trissomia 21", que leva caracteriza a síndrome de Down.

O teste também pode levar a outros resultados como as síndromes de Patau e de Edward. Os cientistas esperam que ele esteja disponível para as clínicas e hospitais dentro de dois a cinco anos.

A frente da equipe de pesquisa está a Dr. Suzanna Frints do Centro Médico da Universidade de Maastricht, na Holanda. Segundo ela o medicamento será barato se comparado aos custos do diagnóstico dado durante o pré-natal, que não dá certeza no resultado.

"Eu gostaria que todas as mulheres tivessem uma opção de escolha, para que tivessem este teste a disposição quando quiserem saber se o bebê sofre ou não de Down", disse ela.

A tecnologia, chamada "Amplificação Multiplex de Sondas Dependentes de Ligação" (MLPA), já é amplamente usada para detectar anormalidades cromossômicas em amostras obtidas. No entanto, o novo teste já capaz de identificar o DNA do feto no sangue.

Segundo Frints, os resultados podem ser entregues num prazo médio de 48 horas. Atualmente as mulheres grávidas que suspeitam que carregam um bebê portador de síndrome de Down podem fazer um de dois testes invasivos para ter uma resposta definitiva.

Um deles é pela amniocentese que se caracteriza pela inserção de uma agulha através do abdômen para o útero e tira o líquido do saco amniótico que envolve o bebê. O outro é por amostragem vilo corial, onde um fragmento da placenta é removido com fórceps. Ambos os procedimentos apresentam um pequeno risco de provocar um aborto.

Os estudos sobre um novo teste começaram em 2009 e ainda estão em curso. O resultado final deve ser um procedimento seguro, barato, rápido e confiável teste não invasivo, o que será um benefício para as mulheres grávidas.

No entanto, as pesquisas não são as únicas a buscar uma solução de teste não invasivo para detectar anomalias fetais. Existem outros estudos em vários estágios de desenvolvimento. O professor Stephen Robson, do Colegiado Real de Obstetras e Ginecologistas, disse que existe um grande esforço na busca de um teste confiável não invasivo para a síndrome de Down. Para ele o requisito mais importante é a precisão. "Precisamos de 100% de exatidão neste teste", disse ele.

Campanha de Prevenção em Goiás:

Preservativo inflável de 5 metros e tenda sobre DST/aids viram atrações no centro de Niquelândia – Goiás

30/06/2010

A instituição, em parceria com a mineradora Anglo American e a Secretaria de Saúde de Niquelândia, instalou uma tenda e expôs os principais métodos de prevenção contra as DST/aids, com a distribuição de panfletos e preservativos, além de ter fornecido informações sobre como adquirir a camisinha feminina nos serviços de saúde locais. Um telão também exibiu filmes temáticos. O projeto faz parte de ação da Anglo American em comemoração ao Dia dos Caminhoneiros, celebrado nesta quarta, dia 30.

O consultor Peixoto visitou cinco farmácias no comércio central da cidade. Segundo ele, todas elas vendem preservativos e o contraceptivo de emergência conhecido como pílula do dia seguinte. “Mas, uma tinha quantidade superior desse remédio à venda em relação às camisinhas”, disse. Para ele, este fato pode indicar o alto consumo da droga na região.

No entanto, a recomendação médica é a de que ela deva ser usada em casos excepcionais, quando não há possibilidade de outra forma de prevenção da gravidez. “Ela perde o efeito se é ingerida de forma contínua”, explicou Peixoto. A maioria das mulheres que passou pelo local informou utilizar a pílula do dia seguinte segundo ele.

Todos soropositivos buscam tratamento fora de Niquelândia

O preservativo inflável de cinco metros e a tenda atraíram olhares da maioria dos frequentadores da região central e, em muitos casos, os motoristas dos carros reduziam a velocidade para visualizar o que estava acontecendo. Mas na calçada, algumas senhoras preferiram virar o rosto e caminhar com mais pressa. O tema sexo não é um assunto cotidiano em Niquelândia. “Um pai já chegou a furar a filha adolescente quando descobriu que ela deixou de ser virgem”, conta Cristina Régia dos Santos que trabalha na área de Vigilância Epidemiológica do município.

Se falar sobre sexo é difícil, pior ainda é abordar o tema aids. A cidade tem 55 pessoas vivendo com o HIV. Mas, todas fazem o tratamento em Goiânia e a Secretaria Municipal de Saúde de Niquelândia só conhece sete delas, detectadas com vírus em exames de pré-natal. “Todas têm medo de serem descobertas e sofrerem preconceito na cidade, por isso vão buscar atendimento em outro município”, explicou Cristina.

Outro fato que atrai as pessoas para a capital de Goiás é a infraestrutura oferecida pelos serviços de saúde. De acordo com Cristina, eles fornecem os antirretrovirais e exames mais caros que garantem o tratamento com mais qualidade. “Como nossa demanda é baixa, oferecemos transporte gratuito para os pacientes terem acesso à terapia”, acrescentou.

Cristina disse que a cidade tenta mudar a realidade e quebrar o preconceito sobre o sexo e a aids por meio de palestras em escolas. “Ações de prevenção como esta no centro ajudam bastante. Os cidadãos têm mais coragem para conversar com gente desconhecida de fora e obtêm informações corretas.”

Dia dos Caminhoneiros

A assistente de Responsabilidade Social da Anglo American Silvia Almeida explica que a ação de prevenção na cidade de Niquelândia serve para lembrar que os caminhoneiros também são vulneráveis à epidemia de aids. “Eles enfrentam uma rotina pesada de trabalho, ficam o tempo inteiro na estrada. A cada dia, têm um destino diferente. Eles esquecem a saúde e como se cuidar”, disse.

Por isso, nesta quarta-feira, dia 30, a tenda e o preservativo inflável serão instalados em um posto de gasolina na entrada da cidade, o principal ponto de encontro dos caminhoneiros da região. A ideia do projeto é realizar oficinas e distribuir materiais com informações sobre DST/aids para estes trabalhadores, assim como, promover o cuidado com a saúde sexual.

Esta será a segunda vez que a Anglo American e o Barong realizam a iniciativa. A primeira foi no ano passado, na cidade de Cubatão, litoral paulista. “Foi um projeto piloto e percebemos que os caminhoneiros carregam a culpa de serem transmissores do HIV, quando na realidade são vulneráveis como outras pessoas”, explica Silvia.


Clipping Bem Fam(30/06/010)



Maria Aparecida Oliveira criou nova letra para Ciranda cirandinha :

Na... Ciranda.. ó ".Jabulani"...(melodia -Ciranda...Cirandinha...)

Na ciranda ó "Jabulani"...
quantos pés te quer pegar...
onze, onze... vezes dois...
vinte e dois, quer te tocar ...

Na ciranda...ó "Jabulani"...
no país sul africano...
esse nome é de "batismo"
da bola que tá @#$%ndo!

Por isso dona "Jabulani"...
faz favor de entrar na rede
mas, dos times adversários...
do Brasil, é a nossa sede!

Na ciranda...ó "Jabulani"...
desse, desse, mundial...
de 2010,nós queremos...
só o "Hexa", genial!

Todo mundo quer você...
tremulando a seu favor...
isso é válido, e fraternal...
nesse mundo tão global...

Mas, por isso...as seleções...
se esforçam e lutam tanto...
sob o som das "vuvuzelas...
a "vitória" buscam...e pronto!

Na ciranda...ó 'Jabulani"...
no gramado...onde estás...
"quem pode mais chora menos"
marca o gol, e sai pro abraço!

"pode mais", no bom sentido...
pois, todas merecem ganhar...
mas acredito, que Deus...
já sabe, pra quem, a vitória, vai dar!

(autor:Maria Aparecida de Oliveira-
Curitiba-Paraná-Brasil- vitória do Brasil de "3 a 1", sobre a seleção
da Costa do Marfim na 2ª rodada...Que bela vitória,
ó dona...Jabulani!!!

(Publicado no Recanto das Letras em;21/06/2010.
Código do texto:T 2331980.
Esta obra está licenciada sob Uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (aventureira das palavras). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Postado por Professora Cida Oliveira

Vereadores querem distribuir Viagra para idosos mais pobres no RN 30/06/2010 FOLHA DE SÃO PAULO

Vereadores querem distribuir Viagra para idosos mais pobres no RN

30/06/2010

FOLHA DE SÃO PAULO

A Câmara Municipal de Parnamirim (região metropolitana de Natal) aprovou por unanimidade um projeto de lei que fornece Viagra grátis para maiores de 60 anos que ganham até dois salários mínimos (R$ 1.020) por mês.

Para ter o benefício, o idoso precisará ser avaliado por um médico. Além do Viagra, há mais opções de tratamento contra disfunção erétil: Sineldafil, Valdenatil e Tadalatil.

O projeto, de autoria do presidente da Câmara, Rosano Taveira (PRB), foi encaminhado na segunda-feira para a sanção do prefeito, que tem 15 dias para se pronunciar. Taveira, 53, diz que a inspiração nasceu quando um senhor na rua pediu dinheiro para comprar remédio e ele viu que era Viagra.

Em Novo Santo Antônio (MT), houve projeto semelhante. A prefeitura criou um programa de distribuição do medicamento em 2006.

Nota pessoal: Somente aprovo tal medida se ela vier acompanhada de aconselhamento do candidato a receber o medicamento, dando apenas o remédio nos deixaremos que o idoso(ou qualquer outro que receba)livre para transar sem camisinha transmitido DSTs ou fazendo filho a vontade sem controle; Será que o Vereador não foi alertado sobre isso?



Coertesia: Clipping Bem Fam(30/60/010)



Irmão da governadora do Pará é condenado a 15 anos por pedofilia no Pará O Globo 30/06/2010

Irmão da governadora do Pará é condenado a 15 anos por pedofilia no Pará

O Globo

30/06/2010

SÃO PAULO - João Carlos Vasconcelos Carepa, irmão da governadora Ana Julia (PT), do Pará, foi condenado nesta terça-feira a 15 anos de prisão por pedofilia. Ele teve prisão decretada pelo Tribunal de Justiça, mas até o início desta noite não tinha sido preso. Seu advogado, Américo Leal, afirmou ao GLOBO, por telefone, que já havia entrado com um pedido de apelação da sentença em segundo instância e que também recorreria do pedido de prisão ingressando com um habeas corpus nos tribunais superiores.

Hoje com 52 anos, Carepa é acusado de ter abusado de uma menina de 11 anos em 2006. O caso chegou à CPI da Pedofilia, no Congresso, no ano passado e o processo tramitou na Vara de Crimes contra Crianças e Adolescentes de Belém desde o ano passado. A informação sobre a condenação de Carepa foi publicada no site do Tribunal de Justiça do Pará. Ele foi condenado a 15 anos de reclusão inicialmente em regime fechado.

- O assunto é doloroso e constrangedor para nossa família, como para toda família que tem problemas desse tipo. Assim como para aquelas que sofrem as consequências de qualquer ato de violência. Felizmente, ninguém está acima da lei. Como governadora, diante da responsabilidade do cargo, não devo me pronunciar mais sobre o assunto, que está na Justiça, um poder independente, que deve ser respeitado como tal - disse a governadora Ana Julia, por meio de sua assessoria.

Cortesia Clipping Bem Fam(30/06/010)

SV Profissional de Saúde A co-infecção HIV/HPV

SV Profissional de Saúde

A co-infecção HIV/HPV

Mulheres portadoras do HIV têm dez vezes mais chance de desenvolver câncer de colo de útero. Um estudo realizado pelo pesquisa dor Howard Strickler, do Albert Einstein College of Medicine, em Nova Iorque (EUA) foi apresentado durante o Simpósio Internacional de Pesquisa em HPV, realizado pela Fiocruz em abril. O resultado revela que há uma relação entre a imuno depressão e o desenvolvimento do HPV em mulheres.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o HPV – Papilomavírus Humano – está presente em 90% dos casos de câncer de colo de útero e é uma das doenças sexualmente transmissíveis de maior incidência e prevalência no mundo: acredita-se que uma em cada cinco mulheres seja portadora do HPV.

Exames preventivos
A ginecologista Sonia Vidigal, do SAE Sagrada Família, em Belo Horizon te/MG, lembra que “o HPV encontrará um campo mais propício nestas pacien tes, principalmente quando a população de leucócitos está deficitária”.
Por ser um vírus que age de forma silenciosa, sem sintomas aparentes, é importante que o profissional de saúde in ten sifique seu sistema de cuidado para o diagnóstico do HPV. O papanicolau, exame que apresenta evidências da infecção, deve ser realizado de seis em seis meses. Se o segundo exame for negativo, passa a ser feito uma vez ao ano. “O ideal seria que as pacientes fossem sub metidas a um exame de Colposcopia, cujo aparelho evidencia com mais deta lhe toda a genitália. Na ausência deste, deve-se fazer o exame ginecológico habitual e encaminhar os casos que apresentem algum resultado alterado”, diz Sonia.
No caso de mulheres soropositivas, ações de prevenção e assistência dependem de uma maior integração entre infectologistas e ginecologistas. “O infectologista vai tentar manter a paciente em equilíbrio entre carga viral e CD4, tratar infecções oportunistas que podem surgir e encaminhar a paciente ao ginecologista para o seu exame preventivo”, afirma a ginecologista.

Vacinas preventivas
Como estratégia de prevenção, as vacinas atualmente disponíveis têm se mostrado efetivas. “Não para todos os tipos virais, mas para os mais prevalentes em nível mundial”, ressalta Sonia.
Existem no mercado dois tipos de vacinas, administradas em três doses. A primeira, a quadrivalente, visa imunizar os vírus denominados de 6 e 11, relacionados com os condilomas; e os vírus 16 e 18, que podem causar o câncer do colo uterino. Já a vacina bivalente protege contra os tipos 16 e o 18. “Esta vacina é preventiva e não curativa, portanto o ideal seria aplicá-la nas meninas entre 13 e 14 anos que ainda não iniciaram a sexualidade”, alerta.
O médico e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Mauro Romero, ressaltou, durante o II Simpósio Brasileiro de Papilomavirose Hu mana, rea lizado pelo setor de DST da UFF, em Niterói/RJ, que a as vacinas anti-HPV repre sentam uma grande conquista, mas que ainda precisamos avançar em outras temáticas relativas à infecção. “É preciso desmistificar a visão de promiscuidade relacionada ao vírus”, afirma. Por isso a importância de discutir formas de acesso da população às informações sobre o HPV.

HPV no homem
Os homens podem apresentar condilomas (verrugas) no pênis e/ou no ânus. No entanto, são mais visíveis e, portanto, mais fáceis de tratar. “O risco de câncer de pênis é muito pequeno. Mas as verrugas quando presentes e visíveis de vem ser tratadas uma vez que é uma DST”, alerta Sônia. Na região anal, no en tanto, as verrugas são menos aparentes e somente exames de rotina podem identificá-las.

Tratamento não erradica
Em ambos os casos, o tratamento se resume a retirar as verrugas por meio de crioterapia, eletrocoagulação, podofilina, ácido tricloroacético (ATA) ou até por cirurgia, quando necessário. “Nenhuma evidência indica que os tratamentos atualmente disponíveis erradicam ou afetam a história da infecção natural do HPV. O vírus poderá permanecer por muitos anos no estado latente e, após este período, originar novas lesões”, esclarece o manual de HPV do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Isto reforça a necessidade de exames fequentes para detectar a presença de condilomas em homens e mulheres, principalmente nas pessoas com baixa imunidade, como os portadores do HIV/aids.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Site de busca por pessoas desaparecidas:

Stylianos Mandis Júnior, que administra o site www.desapareceu.org.
Está na reportagem da Revista Época desta semana concorrendo para o Projeto Generosidade 2010.
Criou este site pois os outros do mesmo tipo cobram para colocarem anuncio, o Desapareceu não.
Achei a iniciativa muito boa. Tanto que hoje coloquei o link aqui no blog para procura de pessoas desaparecidas.
(vejam no rodapé do blog)
Quem me lê sabe que sou a favor do Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas,projeto que ainda aguarda votação na Câmara e no Senado.
Enquanto isso não ocorre nós vamos
tentando fazer a diferença!
Peço a todos que divulguem tal iniciativa!!!

Um dia sem Globo, você consegue?

Blog cria o Movimento Dia Sem Globo.
Depois do twitter saiu um blog defendendo que passemos um dia sem assistir a Tv Globo.
No Próximo dia
Link02/07/2010.
Veja mais em:


http://diasemglobofarbeyondcitizenkane.blogspot.com/

Adeus Cristiano Ronaldo no Twitter:(1* lugar)

  1. Irracional Irracional_ Relaxa Coentrão, fica de 4 anos a partir de agora a outra copa. Adeus Cristiano Ronaldo
  2. Rafael Leitão Rafael_Leitao Adeus Cristiano Ronaldo seu merda. FUUUUUURIAAA PORRAAAAAA!!!
  3. karinna cyrus bieber kaahcyrusbieber Adeus CRISTIANO RONALDO, 1BJ NA SUA TESTA CHEIA DE MAQUIAGEM TBM :* euri
  4. Diego Sarmento Diego_Sarmento Adeus Cristiano Ronaldo, e Assim a Maldição do Comercial da Nike se Concretiza! ;x
  5. André Teixeira _AndreTeixeira Obrigado #ESP Spain por eliminar #POR Portugal e nos vingar contra a colonização que impediu que fossemos alfabetizados em inglês!Adeus Cristiano Ronaldo
  6. AURICIO ARAUJO auricio Adeus Cristiano Ronaldo e me diz uma coisa gato... É verdade akilo que o Paris Hilton disse de voce? Que vc é xôxo?!! Tipo assim..Bola muxa!
  7. Maria Alice maarialice_ Adeus Cristiano Ronaldo nos TTBr hahahahaha chupa essa @cristiano
  8. mariane - _maridiz Adeus Cristiano Ronaldo haha
  9. Leandro Andrade lelekooCEC ainda não tive o prazer de dizer isso ADEUS CRISTIANO RONALDO, ;)
  10. dalmir junior dalmirj as vuvuzelas estão comemorando a classificação da Espanha e do Paraguai ao mesmo tempo que dizem adeus Cristiano Ronaldo.
  11. Raphaela Ruggia raruggia ai ai, só pra participar.. Adeus Cristiano Ronaldo, te odeio muito! oiahsoAIHSoasA
  12. Flávia Duque flavinhaduq Tenho que contribuir com esse TT: Adeus Cristiano Ronaldo !!!!

Economista diz que Bolsa não Resolve:

Bolsa Família não resolve renda básica, diz Lavinas

Valor Econômico - 29/06/2010

O Brasil é o único país do mundo que têm uma lei que prevê a renda básica da cidadania, mas a lei já completou seis anos e meio, e o dinheiro nunca saiu do Estado. Uma das principais pesquisadoras de pobreza no Brasil, a economista Lena Lavinas avalia que "a ideia de universalizar qualquer coisa é imatura no país, que é incapaz de compreender a renda básica".

Ao contrário de programas de renda mínima, como o Bolsa Família, que transfere dinheiro às camadas pobres, a renda básica seria uma quantia igual repassada a todos os mais de 190 milhões de brasileiros - tanto o faminto quanto o bilionário receberiam o mesmo valor. Mesmo tendo sido aprovada pelo Congresso Nacional, a ideia segue bastante polêmica. Para Lena, "as pessoas não entendem que a renda básica serve para criar um sentimento comum de pertencimento a quem vive no país".

Doutora em Economia pela Universidade de Paris e professora da UFRJ, Lavinas é uma das organizadoras do 13º Congresso Internacional de Renda Básica, que ocorre pela primeira vez no Brasil, a partir de amanhã, em São Paulo, reunindo pesquisadores do assunto em todo o mundo. Confira abaixo os principais trechos da entrevista ao Valor:

Valor: A lei de renda básica foi aprovada, mas nunca implementada. Por quê?

Lena Lavinas: Porque os brasileiros são incapazes de entender o programa. Trata-se de uma renda que é dada a todo cidadão com o intuito de distribuir uma parte igual do patrimônio nacional a todos, com um princípio muito claro de coesão e união. Não debatemos principalmente porque somos uma sociedade desigual que não consegue ser universal.

Valor: Como explicar isso?

Lavinas: A ideia de universalizar algo no país é imatura. Somos tão desiguais que qualquer coisa que atinja todos igualmente é criticada. Veja o que ocorre com o Sistema Único de Saúde (SUS). Os hospitais servem a todos, portanto devem contar com orçamento suficiente e bem gerido. Mas ocorre o contrário. Nos últimos anos fomos constrangidos pelo pensamento que defende o corte de gastos públicos, que ataca o SUS, que ataca toda e qualquer iniciativa inclusiva e universal. Somos uma sociedade conservadora, que tenta restringir ou invés de universalizar.

Valor: Transferir a quem têm não é desperdício de dinheiro público?

Lavinas: O Brasil ganharia imensamente se todos, sem distinção de renda, cor de pele e localização recebessem a mesma quantia. A renda básica cumpre o papel de instituir uma identidade positiva, uma harmonia entre todos, que participariam igualmente da criação e distribuição da renda nacional.

Valor: De onde sairia o dinheiro?

Lavinas: Por que não usar parte dos royalties do petróleo do pré-sal para garantir o programa? Parte do dinheiro que vai ser gerado pode ser direcionado para isso.

Valor: Por que não transferir dinheiro apenas a quem precisa?

Lavinas: São duas coisas distintas, e isso a sociedade não entende. A renda básica não serve para amortizar a pobreza, ainda que tenha esse efeito também. Ela serve para criar um sentimento comum a quem vive no mesmo país. Há uma visão pervertida de que é impossível compartilharmos de forma equânime a riqueza produzida no Brasil. A renda mínima é outra coisa, trata-se de um direito.

Valor: O Bolsa Família é o mais adequado para reduzir a pobreza?

Lavinas: A seguridade social é um direito. As pessoas no Brasil não sabem que temos seguridade social, elas entendem que se trata de seguridade individual, ou seja, que você precisa pagar para ter. Ninguém é pobre por escolha, não pode ficar amarrado por condicionalidade. Definimos isso em 1988, na Constituição, quando afirmamos, como país, que saúde e educação é para todos e assistência é para quem precisa. No fundo, os críticos acham que o programa é uma distribuição de benesses para um bando de inúteis.

Valor: Mas não é preciso instituir portas de saída?

Lavinas: A ideia está associada à linha de pobreza absoluta. Isso não existe. Segundo essa teoria, o equivalente a R$ 137 por mês tira a pessoa da pobreza absoluta. São R$ 5 por dia. Mesmo que o sujeito trabalhe e ganhe seus R$ 800 por mês, se ele dividir casa com família de três ou quatro pessoas, não terá mais que R$ 6 por dia, mas não será considerado absolutamente pobre, embora seja. Como cobrar de alguém assim que ele seja melhor que outro para poder ganhar um pouco mais?

Valor: O Bolsa Família se encerra por si só, então?

Lavinas: É claro que não, precisamos ir além. As políticas de transferências monetárias vieram para ficar, elas precisam ser fortalecidas e ampliadas. Mas não podem ficar nisso. É preciso aumentar os gastos públicos em educação e saúde, principalmente nas escolas, porque de outra forma não adianta nada conquistar alguma decência que leve as crianças às escolas se elas não vão aprender nada.

Clipping Bem Fam (29/06/010)