ONU fecha novo acordo para Metas do Milênio. Redução dos casos de HIV e aids estão entre os objetivos
O Globo
12/09/2010
Após semanas de intensas conversações, autoridades mundiais chegaram a um acordo sobre o documento a ser adotado no final do mês na cúpula dedicada às Metas de Desenvolvimento do Milênio na sede da ONU em Nova York, destacou neste domingo o jornal O Globo.
O documento da cúpula foi finalmente acertado, segundo um diplomata europeu, depois da discussão entre países ricos e em desenvolvimento sobre como financiar a implementação das ambiciosas metas de desenvolvimento, estabelecidas originalmente na Cúpula do Milênio, no ano 2000.
O presidente americano, Barack Obama, e outros líderes mundiais se reunirão em uma cúpula de três dias, entre 21 e 23 de setembro, na sede da ONU, para revisar as oito metas principais acertadas no ano 2000, e que tem prazo até 2015 para serem cumpridas.
Nove objetivos específicos, como a redução em dois terços da mortalidade infantil, o corte pela metade do número de pessoas vivendo na pobreza absoluta e a redução dos casos de HIV/AIDS, estão para ser cumpridas.
Financiamento
Um diplomata disse ao jornal O Globo que o grupo de 77 países em desenvolvimento queria que o documento reforçasse o fracasso dos países doadores em cumprir os compromissos assumidos no ano 2000. "Nós reduzimos as desavenças e agora temos um texto com o qual todos os lados se sentem confortáveis", disse o representante de um dos membros permanentes do Conselho de Segurança.
Um conselheiro americano dos Estados Unidos disse que Ban Ki-Moon anunciará uma injeção maciça de recursos para atender à lacuna de financiamento que compromete o cumprimento das Metas do Milênio. "O secretário-geral espera poder anunciar compromissos de 26 bilhões de dólares" para preencher esta lacuna, destinada a programas voltados para a saúde feminina e infantil, aids e fome, em 2011, disse Lyndon Haviland, especialista em filantropia estratégica e comunicação de saúde pública, que aconselha altos funcionários da ONU.
Haviland também disse que os Estados Unidos, provavelmente, não serão os maiores doadores.
A cifra de US$ 26 bi necessária para aumentar as chances de se alcançar as metas em 2015 foi calculada nos últimos meses pelo Banco Mundial, disse Haviland.
Metas
Cortesia:Clipping Bem Fam
Nenhum comentário:
Postar um comentário