Explicação sobre o blog "Ativismocontraaidstb"


Aproveito para afirmar que este blog NÃO ESTÁ CONTRA OS ATIVISTAS, PELO CONTRÁRIO.

Sou uma pessoa vivendo com HIV AIDS e HOMOSSEXUAL. Logo não posso ser contra o ativismo seja ele de qualquer forma.

QUERO SIM AGREGAR(ME JUNTAR A TODOS OS ATIVISTAS)PARA JUNTOS FORMARMOS UMA força de pessoas conscientes que reivindicam seus direitos e não se escondam e muito menos se deixem reprimir.

Se por aí dizem isso, foi porque eles não se deram ao trabalho de ler o enunciado no cabeçalho(Em cima do blog em Rosa)do blog.

Espero com isso aclarar os ânimos e entendimentos de todos.

Conto com sua atenção e se quiser, sua divulgação.

Obrigado, desculpe o transtorno!

NADA A COMEMORAR

NADA A COMEMORAR
NADA A COMEMORAR dN@dILM@!

#CONVITE #ATOpUBLICO DE #DESAGRAVO AO FECHAMENTO DAS #EAT´S

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

#CONVITE #ATOpUBLICO DE #DESAGRAVO AO FECHAMENTO DAS #EAT´S

SEGUNDA-FEIRA 10:00hS
EAT Luis Carlos Ripper - Rua Visconde de Niterói, 1364 - Bairro Mangueira.
Caro Companheiro (a), Venha participar, com sua presença, dia 18 de fevereiro, às 10hrs da manhã de um "abraço" ao prédio da nossa querida EAT - Escola das Artes Técnicas Luis Carlos Ripper que, junto com a EAT Paulo Falcão ( Nova Iguaçu) foi fechada por uma arbitraria decisão governamental. Participe deste ato de desagravo ao fechamento de duas escolas públicas, reconhecidas e premiadas internacionalmente que, há dez anos, levam educação de excelência ao povo. ... Compartilhe este convite com todos aqueles que, como você esta comprometidos com a educação verdadeiramente de qualidade. >> Assine a petição para não deixar o governo do estado acabar com duas escolas de excelência!! << http://www.avaaz.org/po/petition/Pelo_manutencao_das_EATS_e_de_sua_Metodologia/?cqMRZdb Saiba mais: http://sujeitopolitico.blogspot.com.br/

ESTE BLOG ESTA COMEMORANDO!!!

ESTE BLOG ESTA COMEMORANDO!!!
3 anos de existência com vocês...

Ativismo Contra Aids/TB

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Bem Fam CLIPPING - - 31/ago./ 2012

CLIPPING - 31/ago./ 2012
LEIA MAIS, SEJA MAIS    

População brasileira chega a 194 milhões, estima IBGE- Em 1º julho deste ano, a população brasileira alcançou 193.946.886 de pessoas, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicada hoje (31) pelo Diário Oficial da União. Segundo a projeção, a população cresceu 1,57 milhão (0,81%), em relação a julho de 2011. Pela projeção, o estado de São Paulo é o mais populoso, com 41,9 milhões de pessoas (21,6% do total de habitantes do país). Depois de São Paulo, Minas Gerais é a unidade da Federação mais populosa (19,8 milhões), seguida do Rio de Janeiro (16,2 milhões), da Bahia (14,1 milhões), do Rio Grande do Sul (10,7 milhões), Paraná (10,5 milhões), de Pernambuco (8,9 milhões) e do Pará (7,7 milhões). Em 2013, o chamado Sistema de Projeções da População do Brasil, será atualizado com as informações do Censo Demográfico 2010, das pesquisas por amostragem mais recentes (Pnad), bem como dos registros administrativos (de cadastros públicos) referentes ao ano de 2010.
Ginecologistas acusam planos de interferência - Ginecologistas e obstetras do Estado consideram ruim ou péssimo o atendimento dos planos de saúde e dizem que interferências das operadoras afetam seu trabalho. São situações como a redução do período de internação e a designação de auditores para autorizar procedimentos.  Esse é o quadro obtido por pesquisa Datafolha encomendada pela Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp). Após entrevistas com 451 profissionais associados à Sogesp, ela aponta que 97% deles consideram que há interferência das operadoras, sendo que para 58% a interferência é grande ou muito grande. Mas o problema mais grave apontado foi a interferência. A situação mais citada, por 87%, foi a "glosa de procedimentos", em que a operadora se recusa a pagar por atos já realizados pelo médico. Os entrevistados foram questionados sobre quais planos interferem mais. Entre os oito citados, receberam mais destaque Amil (15%), Intermédica (13%) e Sulamérica Saúde (13%).
Operadoras dizem que respeitam decisão dos médicos credenciados - A FenaSaúde, que reúne as 15 principais operadoras, diz que suas associadas incentivam o uso do plano, já que têm a prática de realizar campanhas lembrando mulheres da importância da realização de exames ginecológicos. A entidade diz que pesquisa recente encomendada pelo Instituto de Estudos da Saúde Suplementar ao Datafolha aponta que 80% dos usuários estão satisfeitos com os seus planos de saúde.
Brasil tem 3,7 milhões de crianças e adolescentes fora da escola - Em todo o Brasil, 3,7 milhões de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos estão fora da escola, segundo dados da Pnad/2009. A maioria - mais de 1,5 milhão - na faixa de 15 a 17 anos, mas o problema existe mesmo nos anos iniciais do ensino fundamental, quase universalizado no país: são 375.177 crianças longe das salas de aula, o que representa 2,3% da população dos 6 aos 10 anos. Com base nesses números, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação traçaram o perfil dos brasileiros que não estão na escola ou correm risco de evasão. O relatório 'Todas as crianças na escola em 2015 – Iniciativa global pelas crianças fora da escola' aponta que as maiores desigualdades estão relacionadas às crianças mais pobres, aquelas que a família tem renda per capita de até 1/4 do salário mínimo, negras, indígenas e/ou deficientes. E ainda que a repetência e o trabalho infantil são os principais fatores de risco para a permanência na escola. Segundo o estudo, em termos absolutos, as regiões com maior número de alunos em risco de abandono são o Nordeste e o Sudeste.
Debater saúde sexual nas escolas é fundamental para combater o vírus HIV- Para a coordenadora da Saúde do Adolescente do Ministério da Saúde, Teresa de Lamare, a educação sexual é um tema muito carregado de tabus e preconceitos. “Nós, adultos, precisamos enxergar o adolescente como um sujeito de direito, que precisa ser orientado e informado sobre o que está acontecendo com ele, com o corpo dele”, disse. Por isso, ela considera que a articulação dos Ministérios da Saúde e da Educação para criar o programa Saúde na Escola foi pioneira e fundamental para trabalhar a questão da saúde sexual nas escolas. Uma das ações do Saúde na Escola é a distribuição de camisinhas, feita em quase dez mil escolas. “Além disso, disponibiliza um espaço com profissionais da área da educação para conversar com os adolescentes. E esse profissional faz a articulação da escola com a Unidade Básica de Saúde (UBS), pois se o menino ou a menina relatar algum problema, aí o profissional pode encaminhá-lo para uma UBS. Isso é importante para que o adolescente tenha a porta aberta, e não tenha nenhuma burocracia para ter acesso a esses serviços”, explicou Teresa.
Estudo: abortos aumentam chances de parto prematuro- As mulheres que tiveram um ou mais abortos antes de ter seu primeiro filho possuem um maior risco de terem um parto prematuro em uma nova gravidez, aponta um estudo publicado nesta quinta-feira (30) pela revista médica britânica Human Reproduction. Cientistas finlandeses contabilizaram um maior número de partos prematuros e outras complicações relacionadas com o peso dos bebês entre as mulheres que já tinham tido um ou mais abortos antes da gravidez. "Nossos resultados sugerem que os abortos induzidos antes do primeiro parto, concretamente três ou mais, estão associados com um aumento marginal do risco de parto prematuro", explicou Reija Klemetti, principal autora da pesquisa.
Senador diz que Frente Evangélica não aceita legalização do aborto - O senador Magno Malta (PR-ES) afirmou (30) que a Frente Parlamentar Evangélica não irá aceitar qualquer tentativa de legalização do aborto. “Nós não vamos negociar esse tema. Não atentaremos contra a natureza de Deus. Se Deus determina a vida e a ele cabe o porquê de todas as coisas, não cabe a nós questioná-lo”, disse. A declaração foi feita durante reunião da frente com o relator da proposta de reforma do Código Penal que tramita no Senado (PLS 236/12), senador Pedro Taques (PDT-MT). No debate, Magno Malta também alertou para a possibilidade de legalização da posse de drogas em pouca quantidade: “Estamos combatendo o tabagismo e as grandes indústrias estão perdendo lucro. A maconha, se legalizada, será industrializada. É preciso ter em vista quem ganhará com a legalização das drogas, porque a população em geral só tende a perder”, argumentou
Investimentos livram mulheres nordestinas do peso das latas d’água, diz estudo do Banco Mundial - Rita de Cássia, da Comunidade Negra do Jatobá: "Eu sofria para lavar a louça. Agora tenho tempo para outras coisas". Buscar água ainda é a tarefa que consome a maior parte do tempo das mulheres no Nordeste. Mas as coisas estão mudando no Rio Grande do Norte, onde 2,7 mil iniciativas apoiadas pelo Banco Mundial beneficiaram 90 mil famílias pobres rurais ao longo de oito anos. É o que mostra o novo estudo da instituição, que analisa a relação dos investimentos feitos em água e setores produtivos locais com a redução da pobreza e da desigualdade de gênero. “A água trouxe benefícios imediatos às famílias pesquisadas. Permitiu a elas ter mais tempo para tarefas diferentes, para descansar ou simplesmente brincar”, conta Fatima Amazonas, que coordenou o estudo de caso e gerenciou o Projeto de Redução da Pobreza Rural no Rio Grande do Norte. Todos esses avanços também permitiram que as mulheres ganhassem uma maior consciência sobre as questões de desigualdade de gênero, ainda muito fortes na região. A previsão é que outros estudos como esse sejam realizados em breve em outros estados apoiados por projetos de redução da pobreza, como Ceará e Sergipe. 
Venda de remédios em gôndolas de farmácias causa polêmica- Desde o dia 27 desse mês está liberada, pela Anvisa, a venda de remédios isentos de receita, nas gôndolas das farmácias. Mas, os farmacêuticos alertam para os riscos da automedicação com o fácil acesso aos medicamentos. Todo medicamento que pode chegar ao paciente sem a necessidade de prescrição médica agora pode ser vendido fora do balcão de uma farmácia. Isso inclui uma lista extensa de medicamentos contra a gripe, antiácidos, alguns analgésicos e traz para o dia-a-dia das pessoas uma mudança de hábito significativa, que não deixa de ser também polêmica. Os farmacêuticos acham que a medida oferece riscos à saúde das pessoas porque, entre outras coisas, estimula a automedicação. De acordo com a Anvisa, a decisão de posicionar os remédios de venda livre atrás do balcão não contribuiu para reduzir o número de intoxicações no Brasil. Em abril deste ano, o tema foi submetido a uma consulta pública, que ficou aberta por um período de trinta dias. As contribuições apontaram para o fim da proibição.
CNBB reage à resolução do Conselho Federal de Medicina- A Igreja católica criticou nesta quinta-feira (30) resolução do CFM (Conselho Federal de Medicina) que determina ao médico seguir o desejo de pacientes em fase terminal que não queiram seguir tratamentos "excessivos e fúteis". A resolução do CFM estabelece a chamada "diretiva antecipada de vontade". Para o presidente do conselho, Roberto d'Avila, o texto permitirá ao médico, em casos de doença terminal, não continuar com um tratamento que "não dá a possibilidade de voltar ao estado de saúde prévio". "Evidentemente nós não podemos estar de acordo com essa resolução. (...) O juramento [do médico] é defender a vida e a medicina só tem sentido nesse caso: quando ela está à serviço da vida, da saúde", afirmou o presidente da CNBB.
A má conduta da Nestlé (Luis Nassif)- A Nestlé, maior companhia de gêneros alimentícios do mundo, será exposta por MÁ CONDUTA, incluindo marketing agressivo de alimentos para bebês, quebra de sindicatos, destruição ambiental e exploração de fornecedores, numa audiência pública em Edinburgh, Escócia, no dia 23 de outubro, ocasião em que especialistas apresentarão evidências dos fatos.
A ONG IBFAN (International Baby Food Action Network) - Rede de Ação Internacional de Alimentos Infantis, que celebra 25 anos de campanha para proteger os bebês e suas famílias, apresentará monitoramentos com resultados de 69 países que demonstram que a Nestlé continua sendo a pior empresa de alimentos infantis do planeta, por fomentar o uso da alimentação artificial em lugar da amamentação, violando normas do Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno, monitorado em todo o mundo pela Organização Mundial da Saúde e o UNICEF, órgãos da ONU.


CLIPPING.doc
139K Exibir como HTML Examinar e baixar

'O Globo e a defesa do regime de tortura no Brasil'_DIÁRIO DA CLASSE

LUTA PELA EDUCAÇÃO - BEM UNIDOS FAÇAMOS
LUTA PELA EDU…
Conferir a discussão 'O Globo e a defesa do regime de tortura no Brasil'

Tópico publicado por LUTA PELA EDUCAÇÃO:

Por Aloysio Castelo de Carvalho Em um depoimento concedido a historiadores do CPDOC sobre sua trajetória no regime autoritário de 1964, o...

Descrição do tópico:
Sobre DIÁRIO DA CLASSE
DIÁRIO DA CLASSE é uma rede social
DIÁRIO DA CLASSE 909 membros
690 fotos
171 videos
950 tópicos
25 eventos
918 postagens no blog
 
Para controlar os emails que você receberá e

48 horas para salvar minha filha_Abaixo Assinado_AVAAZ_

Caros amigos,



Em 48 horas, minha jovem filha estará diante da corte no Paquistão, acusada pela lei da blasfêmia -- uma lei que pune com sentença de morte. Minha menina inocente teve que lidar durante toda a sua vida com uma deficiência mental e não deve ser punida. Eu peço que ajudem a salvar minha filha. Assine essa petição para o presidente Zardari em apoio ao meu pedido de proteção das minorias religiosas:
Na semana passada, uma multidão enfurecida ameaçou queimar minha filha viva, e em 48 horas um juiz vai decidir se ela será solta ou se será mantida na prisão. Rimsha é menor de idade e tem deficiência mental. Ela frequentemente não tem controle sobre suas próprias ações. Ainda assim, a polícia local aqui no Paquistão acusou-a de profanar o Alcorão, e desde então tememos pela sua vida.

Nesse exato momento, minha filha está presa em uma cadeia de segurança máxima, e em algumas horas será julgada diante da corte do Paquistão por blasfêmia, cuja sentença vinculante é a pena de morte. Somos uma família cristã pobre enfrentando a fúria de uma multidão com o caso da minha filha. Muitas outras famílias já passaram pelo mesmo tipo de intimidação, o que lhes levou a fugir ou viver com medo. Mas a atenção internacional sobre o caso de Rimsha motivou os líderes muçulmanos paquistaneses a se pronunciarem contra essa injustiça e chamaram a atenção do presidente Zardari.

Por favor ajude-me a manter a pressão global sobre o caso da minha filha. Eu peço que assinem minha petição para o presidente Zardari salvar Rimsha e exigir proteção para nós e para outras famílias de minoria vulnerável. A Avaaz compartilhará essa campanha com a mídia local e internacional, lida com atenção pelos políticos locais paquistaneses:

http://www.avaaz.org/po/pakistan_save_my_daughter/?bBjDqcb&v=17454
Uma multidão enfurecida exigiu a prisão da minha filha após um imã local (líder religioso) começar a incitar as pessoas contra ela, dizendo que ela havia profanado o Alcorão. Então, algumas pessoas ameaçaram acabar com a vida dela e queimar as casas dos cristãos em nossa comunidade. Eu rezo para que durante o seu julgamento, no sábado, as acusações contra ela sejam retiradas e que ela possa voltar a viver conosco.

Nossa família está correndo grave perigo, pois mesmo falar sobre as leis de blasfêmia no Paquistão coloca vidas em risco -- no ano passado, o Ministro paquistanês de Assuntos de Minorias foi morto por ter solicitado a remoção da pena de morte na lei de blasfêmia. É uma situação tão sensível que muitos dos nossos vizinhos cristãos das favelas de Islamabad começaram a fugir de casa.

Nós respeitamos os direitos religiosos das outras pessoas. Esperamos que nossa filha e nossa comunidade fique em segurança, e queríamos que isso nunca tivesse acontecido. Para nossa felicidade, o Ulema Council, um grupo de cléricos e acadêmicos muçulmanos aqui no Paquistão, se pronunciou sobre o caso dizendo: "Não queremos ver uma injustiça acontecer com ninguém. Vamos trabalhar para acabar com esse clima de medo." Com sua ajuda, nós podemos não apenas libertar Rimsha, mas fazer deste incidente o início de uma maior compreensão entre comunidades no Paquistão. Eu peço que assine essa petição e compartilhe com seus amigos.

http://www.avaaz.org/po/pakistan_save_my_daughter/?bBjDqcb&v=17454

Com esperança e determinação,

Misrek Masih e a equipe da Avaaz

PS: Essa petição foi criada usando o site Petições da Comunidade da Avaaz, que permite que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, inicie um petição sobre assuntos que lhe são importantes. Comece sua própria petição clicando aqui: http://www.avaaz.org/po/petition/start_a_petition/?bv17454


MAIS INFORMAÇÕES:

Criança detida por blasfémia no Paquistão (Público)
http://www.publico.pt/Mundo/crianca-detida-por-blasfemia-no-paquistao-1559711

Anistia: Paquistão deve proteger menina detida por blasfêmia (Exame)
http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/anistia-paquistao-deve-proteger-menina-detida-por-blasfemia

Presidente do Paquistão pede relatório sobre jovem cristã acusada de blasfêmia (IG)
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2012-08-20/presidente-do-paquistao-pede-relatorio-sobre-jovem-crista-acusada-de-blasfemia.html

Imã acusa menina paquistanesa por queimar versos do Alcorão (Terra)
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI6100730-EI8143,00-Ima+acusa+menina+paquistanesa+por+queimar+versos+do+Alcorao.html

Garota cristã acusada de blasfêmia no Paquistão pode ser analfabeta (G1)
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/08/menina-crista-acusada-de-blasfemia-no-paquistao-pode-ser-analfabeta.html

Médicos confirmam incapacidade mental de menina cristã (Veja)
http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/medicos-confirmam-incapacidade-mental-de-menina-acusada-de-blasfemia


Apoie a comunidade da Avaaz!
Nós somos totalmente sustentados por doações de indivíduos, não aceitamos financiamento de governos ou empresas. Nossa equipe dedicada garante que até as menores doações sejam bem aproveitadas: Dona Agora

Cartilha de prevenção de anencefalia - Mulher: Antes que você planeje engravidar...

Prezados,

Cartilha de prevenção de anencefalia  - Mulher: Antes que você planeje engravidar...

Ácido fólico pode evitar até 75% dos defeitos neurais
A  Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia - Febrasgo –  lançou dois materiais sobre o tema da anencefalia, ontem, 30 de agosto. O primeiro é uma cartilha para mulheres que tem como objetivo prevenir a anencefalia durante a gravidez.   (ANEXO)
O segundo trata-se de um guia de conduta para médicos com objetivo de orientação da paciente. O texto foi baseado em uma orientação do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.
O objetivo é destacar a importância de as mulheres tomarem suplemento de ácido fólico para evitar até 75% das malformações no tubo neural do feto, como anencefalia – quando o bebê não tem cérebro – e espinha bífida – quando a coluna vertebral não se fecha por completo e a medula fica exposta para fora do corpo.
abraços,
Ana




MULHER ANTES QUE VOCÊ PLANEJE ENGRAVIDAR....pdf
3865K Exibir como HTML Examinar e baixar

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Bem Fam CLIPPING - 30/ago./ 2012

CLIPPING - 30/ago./ 2012
LEIA MAIS, SEJA MAIS

Piora assistência a soropositivos- Quase metade dos ambulatórios que atendem pacientes com HIV no Brasil país que se tornou modelo para o mundo na política de combate à Aids sofreu queda de qualidade nos serviços prestados. Pesquisa inédita divulgada ontem pelo Ministério da Saúde mostra que, entre 2007 e 2010, 44,4% dos locais de atendimento pioraram em três aspectos: assistência, gerência e recursos disponíveis aos assistidos. O levantamento, batizado de Qualiaids, considerou a realidade de 659 serviços públicos  92,6% do total em funcionamento. Uma das maiores dificuldades de quem atualmente convive com o vírus é cuidar das doenças oportunistas.
Diferença no preço dos antirretrovirais fará aids crescer mais nos países de renda média e alta- Até 2020, a maioria das pessoas vivendo com HIV e aids estará nos países de renda média e alta, alerta a coordenadora de Prevenção do Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV e Aids (Unaids), Mariângela Simão. A brasileira que trabalha no escritório central do Unaids em Genebra está em São Paulo participando dos Congressos e Fóruns de Prevenção em DST, Aids e Hepatites Virais. Segundo Mariângela, o motivo desta mudança no panorama mundial da pandemia é a grande diferença dos preços cobrados pelos laboratórios ao vender os mesmos medicamentos antirretrovirais para os países desenvolvidos e em desenvolvimentos. Na África, por exemplo, muitos medicamentos são vendidos a preço de custo.
Governo quer facilitar acesso ao diagnostico e ao tratamento das hepatites virais - O enfrentamento das hepatites virais no Brasil foi escolhido como tema para abrir as conferências magnas dos Congressos e Fóruns de Prevenção em DST, Aids e Hepatites Virais em São Paulo. O Secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, maior autoridade do governo federal no evento, falou sobre as prioridades da Pasta no setor.Segundo Jarbas, o Ministério da Saúde tem quatro grandes desafios para combater as hepatites virais: romper o silêncio das pessoas infectadas; desenvolver campanhas focadas em populações mais vulneráveis; ampliar e facilitar o acesso ao diagnostico e ao tratamento da doença; e integrar as atividades contra as hepatites no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o Ministério da Saúde, 14.116 pessoas estão em tratamento contra a hepatite B no Brasil e 12.491 contra a C.
Pedro Chequer, defende a união dos setores de saúde, educação e movimentos sociais- Na mesa Hay o no articulación en la respuesta multisectorial em los países?, realizada nos Congressos e Fóruns de Prevenção em São Paulo nesta quarta-feira, 29 de agosto, o coordenador do Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV/Aids (UNAIDS) no Brasil, Pedro Chequer, propôs a criação de uma instância nacional inclusiva e multidiciplinar para lidar com as questões da epidemia de aids, com setores da saúde, da educação e também com a sociedade civil. Além disso, disse que o movimento social deve se organizar de forma harmônica, como os fóruns no Brasil. “A epidemia de aids trouxe muitos aspectos  ruins, mas  trouxe também  coisas  boas . Os ruins nós  sabemos. Considero a construção de uma agenda social,o lado propositivo e bom." comentou Chequer. “A aids ofereceu a oportunidade de mobilização das pessoas para um mundo mais tolerante”.
Prevenção com ácido fólico na gravidez é rara e incorreta no Brasil- Uma medida simples para evitar malformações em bebês ainda é pouco adotada pelas brasileiras e será tema de campanha nacional com lançamento marcado para hoje em São Paulo. Um levantamento com 500 mulheres realizado pelo médico Eduardo Borges da Fonseca, professor de obstetrícia da Universidade Federal da Paraíba, mostra que só 13,8% tomaram suplemento de ácido fólico antes de engravidar. O uso dessa vitamina ao menos 30 dias antes do início da gestação, continuando até o terceiro mês, reduz em cerca de 75% a ocorrência dos defeitos de fechamento do tubo neural (a região do embrião que vai dar origem ao sistema nervoso central). Hoje, 1 em 1.000 crianças nasce com algum desses problemas no país. Os mais comuns são espinha bífida (exposição dos nervos da medula espinhal) e anencefalia. Por isso, um dos focos da campanha da Febrasgo é estimular médicos a informar as mulheres sobre a importância do suplemento durante as consultas anuais.
Campanha recomenda ácido fólico na gravidez - A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) lança nesta quinta, 30, a recomendação de consumo de suplementos de ácido fólico para prevenir anencefalia e espinha bífida – dois defeitos de fechamento do tubo neural, que podem ser evitados se o consumo ocorrer na dose recomendada. A norma será apresentada durante o 17.º Congresso Paulista de Ginecologia e Obstetrícia, realizado em São Paulo. A recomendação da Febrasgo é que a mulher consuma 400 microgramas por dia de ácido fólico durante pelo menos um mês antes de engravidar e ao longo do primeiro trimestre de gestação – período em que o tubo neural está em pleno desenvolvimento. O tubo neural é a estrutura que dará origem ao sistema nervoso central do bebê, incluindo cérebro e coluna. Sua formação ocorre entre o 17.º e o 30.º dia após a concepção. Estima-se que 1 em cada mil bebês nasçam com espinha bífida ou desenvolvam anencefalia, uma malformação incompatível com a vida. A Febrasgo também vai pedir uma audiência no Ministério da Saúde para apresentar a campanha e pedir auxílio para orientar os profissionais da rede pública.
Especialistas pedem campanhas de combate ao tabagismo dirigidas ao idoso - As campanhas de combate ao tabagismo também precisam conscientizar a população idosa. No Dia Nacional sem Tabaco, celebrado (29), médicos alertam para a necessidade de políticas públicas voltadas para o abandono do vício entre os idosos, grupo que aumenta ano a ano com o envelhecimento da população. Para o diretor da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Daniel Kitner, hoje há muitas campanhas de prevenção para evitar o início do fumo, mas faltam as de promoção para a interrupção do vício. "Precisamos de políticas que procurem estimular esses idosos a deixar o fumo. É extremamente difícil, pois é necessário convencer esse fumante de que é possível [parar]”, disse o médico. Segundo ele, apesar dos danos acumulados no organismo do idoso, “ainda há tempo de melhorar a qualidade de vida com a suspensão do fumo”.
Mulher reduz pobreza - O aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho foi fundamental para reduzir a extrema pobreza na América Latina. A conclusão é do estudo "O efeito do poder econômico das mulheres", divulgado ontem, em Washington, pelo Banco Mundial (Bird). O trabalho mostra ainda que as famílias que contam com a renda delas sobreviveram melhor à crise econômica iniciada em 2008. De 2003 a 2010, a pobreza considerada moderada — correspondente a famílias em que a renda por pessoa é de US$ 2,50 a US$ 4 por dia — caiu de 45% para 29% da população latino-americana. Já a extrema (equivalente a ganhos inferiores a US$ 2,50 per capita) foi reduzida de 28% para 15%. Um terço dessa queda é atribuída ao aumento do número de postos de trabalho ocupados por mulheres. Outro efeito positivo da maior participação feminina na força produtiva foi o aumento da proporção de filhos na escola. "Com um papel econômico mais importante na família, a mulher tem mais voz nas decisões.
Alimentos que matam crianças e adolescentes (Siro Darlan)- A série de trabalhos científicos publicados nos últimos anos, que alertam sobre o sedentarismo e a má alimentação, como o mal moderno que provoca tantas mortes como o uso de tabaco, não faz mais que expor um problema para o qual os especialistas vinham advertindo cada vez mais. A obesidade infantil é um problema que deve estar na pauta de todos os profissionais de saúde pelas suas malignas consequências e deve ser uma questão de conscientização da família e da sociedade. Apontam os especialistas que uma ação preventiva é capaz de reverter o grave quadro com investimento capaz de prevenir, tais como o excesso de peso; peso elevado ao nascer, alimentação complementar no primeiro semestre de vida, alimentação desequilibrada e consumo deficiente de frutas/legumes e o sedentarismo. Uma criança fica em média 4,83 horas por dia diante da televisão e internet.
A última vontade do paciente - Serão apresentadas hoje pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) as diretrizes para a elaboração e validade do testamento vital — documento também chamado de diretivas antecipadas de vontade no qual o cidadão pode declarar se quer ou não ter a vida prolongada de forma artificial. Após anos de debates, e inspirada na experiência de Portugal, que sancionou lei sobre o testamento vital há menos de um mês, a entidade decidiu publicar as regras. A ideia é resguardar tanto a vontade do paciente em não ter a morte prorrogada com tratamentos inúteis — mesmo quando estiver inconsciente e, portanto, impossibilitado de falar — quanto proteger os médicos contra processos. Pelas novas determinações, pacientes maiores e capazes poderão declarar que recusam determinado tratamento ou técnica que vise apenas retardar o processo natural de morte. Isso significa abrir mão de medidas de alimentação e hidratação, por exemplo.
Nasceu mulher, mas quer o direito de ser homem- Hormônios garantiram voz grossa, barba e pelos. Nome e gênero foram alterados na certidão de nascimento. Agora, Justiça mandou Estado pagar cirurgia de mudança de sexo de Alexandre Emanuel.Não existe isso de mulher virar homem. Eu já era um homem no corpo de mulher. É assim, com firmeza, determinação e, sobretudo, coragem que o educador físico Alexandre Emanuel expõe seu rosto, nome e história. Avisa logo que a mudança de sexo não se trata de um sonho ou de uma escolha. Mas de "uma necessidade física e psicológica". Graças ao uso de hormônios, a voz já é de homem, a barba, os pelos. Em cirurgias anteriores, tirou mama, útero e ovário. Mudou de nome e de gênero na certidão de nascimento. Faltava o final, o que faz um homem se sentir um homem por inteiro.
É quebra de barreira, diz primeiro pai a ter salário-maternidade - Com este precedente, não vai demorar tanto o processo para outras pessoas, disse Lucimar Quadros. Ele e o companheiro solicitaram o benefício ao INSS quando adotaram João Vitor, hoje com 2 anos e 2 meses, mas o pedido foi negado. Depois de dois anos em trâmite administrativo, a 1ª Câmara de Julgamento do Conselho de Recursos da Previdência decidiu conceder salário-maternidade a Lucimar. “O mais importante é que se quebrou uma barreira”, diz primeiro pai a receber salário-maternidade.
Creme indiano promete devolver sensação de virgindade - Em 1984, Madonna chocou o mundo ao lançar a música "Like a Virgin". Vinte oito anos depois do lançamento da canção, uma empresa indiana, baseada em Mumbai, lançou o 18 Again (18 novamente), um creme que promete "estreitar a vagina", fazendo com que a mulher se sinta "como uma virgem''. Segundo reportagem da "BBC News", o proprietário da indústria farmacêutica Ultratech, Rishi Bhatia, afirmou que o produto dará poder às mulheres e que ele não tornará a mulher virgem outra vez. "O creme tenta trazer de volta o sentimento de quando a pessoa tinha 18", comentou o empresário em entrevista ao veículo.De acordo com a "NY Mag", os jovens indianos estão se casando cada vez mais tarde e o sexo antes de oficializar a união ainda é mal visto em muitas famílias. "Os homens ainda esperam se casar com uma virgem. Mas, as meninas na Índia, pelo menos nas cidades, estão praticando sexo antes", comentou a ginecologista Mahinda Watsa, que também assina uma coluna sobre conselhos sexuais nos jornais "Mumbai Mirror" e "Bangalore Mirror"."É um produto único e revolucionário, que também contribui para aumentar a autoconfiança de uma mulher e seu amor próprio'', comentou Bhatia. O 18 Again custa US$ 44, cerca de R$ 90.





CLIPPING.doc
156K Exibir como HTML Examinar e baixar

Ativistas vão às ruas criticar o `pouco caso` do governo

Quinta-feira, 30 de Agosto de 2012, 14:02

 
Ativistas vão às ruas criticar o `pouco caso` do governo com a epidemia de aids no País
APOIO






 


30/08/2012-13h45

Ativistas e representantes de pessoas que vivem com HIV e aids reunidos em São Paulo para os Congressos e Fóruns de Prevenção em DST, Aids e Hepatites Virais foram às ruas nesta quinta feira, 30 de agosto, para denunciar o que eles definem como "pouco caso" dos governantes com a epidemia de aids no País.

Na praça do Patriarca, no centro de São Paulo, eles exibiram cartazes criticando a falta de medicamentos, as unidades lotadas que não recebem mais novos pacientes com HIV, o sucateamento de alguns serviços de saúde e falta de conselhos gestores nos hospitais do governo de São Paulo.

O presidente do Fórum de ONGs/Aids do estado de São Paulo, Rodrigo Pinheiro, afirmou que o principal objetivo da ação é sensibilizar a população e o governo quanto ao declínio da resposta à aids no Brasil. “Não estamos deitados em berços esplêndidos”, afirmou.

Jorge Beloqui, professor e integrante do GIV (Grupo de Incentivo à Vida), destacou a ameaça de fechamento de leitos do CRT (Centro de Referência de Aids) e a rejeição do governo de discutir o tratamento como prevenção do HIV. Além disso, afirmou que os profissionais de saúde que são afastados por aposentadoria não são substituídos, o que faz com que falte médicos e enfermeiros para o atendimento.

A preocupação com o retrocesso dos tratamentos da América latina foi exposta por uma representante do Movimento Latino-americano e do Caribe de Mulheres Positivas. Segundo ela, o declínio da resposta brasileira pode acabar prejudicando e influenciando a dos países vizinhos. “A saúde não é comércio. É um direito humano”, afirmou.

Representantes de Minas Gerais e Pernambuco também estavam no ato representando o movimento social dos seus estados.

O protesto integra uma série de manifestações que vêm ocorrendo desde o início desta semana para reforçar os retrocessos nacionais contra a epidemia.

Ana Alkmim

Boletim Carta Maior - 29/AGO/12-NEWS-CLIPPING

Caso não esteja visualizando, acesse aqui.
Boletim Carta Maior - 29 de Agosto de 2012 Ir para o site

 

Página Especial - clique aqui
Na Argentina, uma condenação histórica contra o agrotóxico assassino
A Justiça de Córdoba condenou a três anos de prisão (que serão cumpridos em trabalhos sociais) um latifundiário e o piloto de um avião que fumigou plantações de soja numa região urbana. Dois componentes químicos – endosulfán e glifosato – foram espalhados, em 2004 e 2008, nas plantações de soja de Francisco Parra, vizinhas ao bairro de Ituzaingó, em Córdoba. Foi a primeira vez que a Argentina condena o uso de glifosato, produzido pela Monsanto. O artigo é de Eric Nepomuceno.
> LEIA MAIS | Internacional | 29/08/2012
Eventos lembrarão os 20 anos do Massacre do Carandiru
Movimentos sociais que formam a Rede Dois de Outubro estiveram presentes no Fórum pelo Fim dos Massacres, realizado em São Paulo, com o objetivo de fomentar o resgate da memória do Massacre do Carandiru, que completa 20 anos em 2012. Em entrevista à Carta Maior, o Padre Valdir, da Pastoral Carcerária e Carol Catini, da Rede Extremo Sul apontam os desdobramentos atuais da violência em São Paulo.
> LEIA MAIS | Movimentos Sociais | 29/08/2012
Cuba e seu futuro, sem o bloqueio informativo da mídia dominante
O livro “Cuba sem bloqueio” apresenta um retrato da realidade cubana, substancialmente diferente do que costuma ser mostrado pelos oligopólios da comunicação. O trabalho traz revelações surpreendentes até para os mais bem informados. Seus autores questionam: se o socialismo cubano é uma experiência fracassada, como explicar suas redes de educação, de atenção à saúde e de assistência social, que rivalizam com as dos países mais ricos do mundo?
> LEIA MAIS | Internacional | 29/08/2012
Realidade da Educação: Os desafios do Brasil
O esforço de transformação do sistema educacional deverá ser acompanhado, para ter êxito, por uma política intensa de geração de empregos e de promoção de investimentos. Fazer crer que a educação isoladamente é o maior desafio da sociedade brasileira sem associar a educação à necessidade de aumento da capacidade instalada e do emprego contribui para evitar o debate sobre a concentração de renda e de riqueza, e a urgência cada vez maior de promover sua desconcentração. O artigo é de Samuel Pinheiro Guimarães.
> LEIA MAIS | Educação | 28/08/2012
Justiça francesa decide investigar morte de Yasser Arafat
A morte de Yasser Arafat, ocorrida em 2004, no hospital militar de Percy de Clamart, sempre esteve cercada de mistério. A Justiça francesa decidiu iniciar uma investigação para determinar os fatores que resultaram na morte, depois que a viúva do líder palestino apresentou queixa por “assassinato”. Instituto suíço descobriu quantidades anormais de polônio, substância radioativa mortal, em restos de Arafat. O artigo é de Eduardo Febbro.
> LEIA MAIS | Internacional | 28/08/2012
Paraísos fiscais, um porto seguro para multimilionários
Seis coisas que devemos saber sobre os 21 trilhões de dólares que as pessoas mais ricas do mundo escondem em paraísos fiscais. Ao mesmo tempo em que os governos cortam o gasto público e demitem os trabalhadores, em prol de uma maior "austeridade" obrigada pela desaceleração da economia, os super-ricos - menos de 10 milhões de pessoas - esconderam longe do alcance do arrecadador de impostos uma quantidade igual às economias japonesa e estadunidense juntas.
> LEIA MAIS | Internacional | 28/08/2012
“O contraventor e um representante da Delta se uniram a um jornalista para me derrubar”
Em depoimento à CPMI do Cachoeira, ex-diretor do Dnit acusa aliança entre esquema de Cachoeira e Veja. Pagot ainda afirmou ter buscado recursos para campanha de Dilma, negado ajuda a Ideli Salvatti e Hélio Costa e estranhado pressão de Paulo Preto por aditivos à obra em São Paulo. Pagot foi demitido após a revista Veja denunciar, em julho de 2011, um suposto esquema de cobrança de propina de empreiteiras.
> LEIA MAIS | Política | 28/08/2012
Pizzolato, Valério e sócios já estão condenados. Cunha, não.
Seis dos onze ministros já apresentaram seus votos, relativos ao primeiro bloco do processo do “mensalão”. Todos foram unânimes em pedir a condenação do ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, pelo desvio de verbas do Fundo Visanet, via agências de publicidade de Marcos Valério e sócios. Já a denúncia contra o ex-presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), é motivo de polêmica entre os juízes do Supremo. A votação continua nesta quarta (29), com a apresentação do voto do ministro Cezar Peluso.
> LEIA MAIS | Política | 28/08/2012
• Revisor diverge do relator e pede absolvição de João Paulo Cunha
• Relator pede condenação de Pizzolato, Valério e sócios. E absolvição de Gushiken
 
Fala FHC: como seria o Brasil em mãos tucanas?
Um grande banco de São Paulo reuniu nesta 3ª feira três vigas chamuscadas do incêndio neoliberal que ainda arde no planeta: Clinton, Blair e FHC. Que um banco tenha promovido um megaevento com esses personagens a essa altura do rescaldo diz o bastante sobre a natureza do setor e da ingenuidade dos que acreditam em cooptar o seu 'empenho' na travessia para um novo modelo de desenvolvimento. Passemos. - 28/08/2012

Colunistas
Gilberto Maringoni
Quem paga as campanhas milionárias?
Candidatos a vereador em São Paulo têm campanhas orçadas em até R$ 5 milhões. A pergunta a ser feita é não apenas de onde vêm os financiamentos, mas como serão pagos depois. Em quatro anos de mandato, um vereador recebe R$ 624 mil. Mesmo que não gaste um centavo, ele não tem como retribuir a gentileza. Como fechar a conta?
- 29/08/2012
Flávio Aguiar
Euro: sem lições do passado, não há futuro que aguente
Uma das lições do final do século XX foi a crise das dívidas dos países latino-americanos. O remédio então posto em prática foi apenas um balão de ensaio, perto do que está sendo feito agora com a crise européia. Até porque o alcance do desastre latino-americano foi menor, em comparação com o sismo mundial que a Europa em recessão está provocando. - 29/08/2012

Da euforia à depressão capitalista
A euforia capitalista dos anos 1990 levou à teoria da “new economics”. O capitalismo, marcado por suas crises cíclicas, deixaria de sofrê-las, para passar a uma fase sem crises. Essa festança acabou logo, com a crise de 2000, que desmentiu as teses e fez com que os teóricos da “new economics” partissem para outra moda. - 24/08/2012

Opinião
Jacques Gruman
Caindo na real
Por onde andará Júlio Verne ? O visionário que incendiou a imaginação de tanta gente anda meio esquecido. O clássico 20.000 Léguas Submarinas, por exemplo, conserva uma atualidade desconcertante. Escrito em 1870, abre tantas janelas que fica difícil saber por onde começar. - 28/08/2012
Maria Carolina Bissoto
Os 33 anos da Lei de Anistia
A Lei de Anistia não anistiou os torturadores em momento algum. Querer fazer algo não é uma previsão legal. Os legisladores do regime militar podiam até querer anistiá-los, mas se não o fizeram, não cabe aos seus intérpretes fazê-lo. Se os torturadores não cometeram crimes políticos e nem conexos, não foram anistiados pela lei. - 27/08/2012

Em Destaque

Maioria das categorias em greve decide aceitar acordo do governo
É o caso de 17 das 18 categorias representadas pela Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) e dos servidores do IBGE, que assinarão o acordo proposto pelo Ministério do Planejamento nesta quarta (29). Mas apesar do prazo final para o governo incluir os reajustes na proposta orçamentária para 2013 terminar na sexta (31), pelo menos seis categorias mantêm a paralisação. - 28/08/2012

 


Você está recebendo este e-mail porque se cadastrou ou tem relacionamento com Carta Maior através do seu e-mail