O Alfred Hospital em Melbourne foi um dos seis hospitais da Austrália e Nova Zelândia a experimentar uma combinação de fármacos para o VHC que não inclui o interferão. O tratamento oral combina um inibidor nucleosídico da polimerase (RG7128) com o danoprevir, um inibidor da protease NS3/4A. O ensaio, financiado pela Roche, contou com 88 doentes com hepatite C crónica distribuídos aleatoriamente pelo grupo de tratamento e grupo placebo.
Os resultados do ensaio com estudo da dose perspectivam um tratamento mais eficaz, com alguns doentes a eliminarem o vírus em apenas duas semanas.
De acordo com um dos investigadores, gastrenterologista no Alfred Hospital, a nova terapêutica poderá ter uma eficácia de 80 por cento. “O tratamento sem interferão…terá uma grande adesão dada a inexistência de efeitos secundários”, acrescenta o professor associado Stuart Roberts. “Também deverá aumentar o recurso a tratamento fora dos centros especializados localizados nos hospitais uma vez que existe uma menor necessidade de cuidados intensivos e de monitorização dos doentes.”
Ainda de acordo com Roberts, “A transformação desta terapêutica em terapêutica padrão ainda vai levar alguns anos mas este estudo fornece a prova de que pode ser eficaz. O tratamento, quando bem sucedido, não só pára a progressão da doença como reduz a sua gravidade enquanto o fígado se regenera.”
GAPA/SC - GRUPO DE APOIO À PREVENÇÃO DA AIDS
RUA: FELIPE SCHMIDT Nº 882 - FLORIANÓPOLIS/SC
CEP: 88010-002
FONE: (48) 3222-1510 - (48) 3225-4895 - FAX: 3225-4895
EMAIL: gapasc@hotmail.com; gapasc@terra.com.br
GAPA FAZ PARTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE,
CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE E
CONSELHO DO DIREITO DE PESSOA COM DEFICIENCIA
Acesse o Blog do GAPA:http://gapasc.blog.terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário