O impedimento de transplantar órgãos de doentes infectados com VIH foi aprovado em 1988, quando a SIDA era considerada uma sentença de morte. Mas as pessoas com VIH/SIDA estão a viver tempo suficiente para desenvolver problemas renais e hepáticos, além de outros.
"Queremos ver ocorrer tantos transplantes seguros quanto o possível, e não há nenhuma razão para os receptores VIH-positivos não os terem e dadores VIH-positivos poderem ser usados," disse o Dr. Matthew Kuehnert, que lidera o CDC's Office of Blood, Organ and Other Tissue Safety.
Até há pouco tempo, doentes VIH-positivos não recebiam transplantes pois o vírus poderia destabilizar os órgãos transplantados ou os imunossupressores necessários poderiam tornar o VIH mais perigosos. Mas um grande ensaio clínico liderado pelo Dr. Peter Stock da University of California-San Francisco verificou que os resultados em receptores VIH-positivos são "tão bons como os de doentes VIH-negativos."
Os únicos transplantes conhecidos envolvendo dadores e receptores VIH-positivos foram realizados pelo Dr. Elmi Muller, um cirurgião da Cidade do Cabo, África do Sul. Apenas um dos dez transplantados de Muller teve problemas de rejeição.
O CDC e outras agências de saúde dos EUA estão a trabalhar em novas directrizes que requisitam investigação na área da transplantação de órgãos VIH-positivos em doentes VIH-positivos. O impedimento de transplante, no entanto, terá de ser levantado antes do trabalho poder começar.
Tradução / Edição: Inês Bártolo
GAPA/SC - GRUPO DE APOIO À PREVENÇÃO DA AIDS
RUA: FELIPE SCHMIDT Nº 882 - FLORIANÓPOLIS/SC
CEP: 88010-002
FONE: (48) 3222-1510 - (48) 3225-4895 - FAX: 3225-4895
EMAIL: gapasc@hotmail.com; gapasc@terra.com.br
GAPA FAZ PARTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE,
CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE E
CONSELHO DO DIREITO DE PESSOA COM DEFICIENCIA
Acesse o Blog do GAPA:http://gapasc.blog.terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário