Abaixo-assinado Em defesa da Educação de Surdos no INES
Para:Ministro da Educação e Presidente da República Federativa do Brasil
Ao Ministro da Educação Fernando Haddad e à Presidente da República Dilma Rousseff,Nós, abaixo-assinados, surdos e ouvintes, após sabermos de que há interesse por parte do Ministério da Educação (MEC) em fazer modificação no funcionamento da Educação Básica no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), localizado no Rio de Janeiro, viemos expor nossas opiniões e reivindicações.
O INES é considerado pela Comunidade Surda Brasileira como um marco histórico e local de resistência da Língua de Sinais e da Cultura Surda. Queremos que essa instituição sempre permaneça sendo um espaço destinado à educação, em todos os níveis, (do infantil ao superior) das pessoas surdas! Não aceitaremos o seu fechamento e/ou encerramento de um ou mais níveis de ensino, seja total ou parcial!
Solicitamos a criação de uma comissão com participação garantida de pelo menos 2 (dois) mestres e/ou doutores surdos professores de Universidades Federais e/ou Estaduais, para avaliar a atual situação do INES e, elaborar propostas para a melhoria dos serviços prestados. Mais em: http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=LutaINES
Abaixo-assinado O IBC NÃO PODE FECHAR!
Para:Minstro da Educação Fernando Haddad e Presidente da república do Brasil, Dilma Roussef
Ao Ministro da Educação Fernando Haddad e à Presidente da República Dilma Rousseff,Nós, abaixo-assinados, cegos e videntes, após sabermos que há interesse por parte do Ministério da Educação (MEC) em fazer modificações no funcionamento da Educação Básica no Instituto Benjamim Constant - IBC, localizado no Rio de Janeiro, vimos expor nossas opiniões e reivindicações.
O Instituto Benjamin Constant foi criado pelo Imperador D.Pedro II através do Decreto Imperial n.º 1.428, de 12 de setembro de 1854, tendo sido inaugurado, solenemente, no dia 17 de setembro do mesmo ano, na presença do Imperador, da Imperatriz e de todo o Ministério, com o nome de Imperial Instituto dos Meninos Cegos. Este foi o primeiro passo concreto no Brasil para garantir ao cego o direito à cidadania.
Estruturando-se de acordo com os objetivos a alcançar, o Imperial Instituto dos Meninos Cegos foi pouco-a-pouco derrubando preconceitos e fez ver que a educação das pessoas cegas não era utopia, bem como a sua profissionalização.
Em 1891, o instituto recebeu o nome que tem hoje: Instituto Benjamin Constant (IBC), em homenagem ao seu terceiro diretor. Em setembro de 1945 criou seu curso ginasial, que veio a ser equiparado ao do Colégio Pedro II em junho de 1946. Foi proporcionado, assim, o ingresso nas escolas secundárias e nas universidades.
Atualmente, o Instituto Benjamin Constant vê seus objetivos redirecionados e redimensionados. É um Centro de Referência, a nível nacional, para questões da deficiência visual. Possui uma escola regular que atende desde a Estimulação precoce até o Segundo Segmento do Ensino Fundamental, capacita profissionais da área da deficiência visual, assessora escolas e instituições, realiza consultas oftamológicas à população, reabilita jovens e adultos, produz material especializado, impressos em Braille e publicações científicas.
Queremos que essa instituição sempre permaneça sendo um espaço destinado à educação em todos os níveis, do infantil ao superior, das pessoas cegas! Não aceitaremos o seu fechamento e/ou encerramento de um ou mais níveis de ensino, seja total ou parcial! (Mais em:
http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N8365
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