Abaixo e em anexo uma carta (em portugues, espanhol e ingles) que sera enviada ao Ministro Guido Mantega solicitando apoio do Brasil para a implementacao de uma taxa mundial sobre transacoes financeiras para financiar saude e desenvolvimento em geral no mundo.
---------------------------
Reunião financeira do G20:
Em 14 e 15 de Abril, o ministro da Fazenda brasileiro, Guido Mantega, participará da reunião financeira do G20, em Washington. A Presidência do G20 pediu (1) às maiores economias do mundo, inclusive ao Brasil, que formassem uma coalizão de países pioneiros que irão implementar a primeira taxa solidária internacional sobre operações financeiras do mundo ("a TTF”). Até agora, entre o G20, África do Sul, Alemanha, Espanha e França sinalizaram disposição em participar dessa coalizão, e mais países estão inclinados a tomar a mesma decisão. O Brasil ainda não disse nada. A Sociedade Civil apela ao Ministro Guido Mantega que anuncie na reunião de financeira do G20 que o Brasil está se unirá à coalizão de países pioneiros da taxa solidária sobre as transações financeiras internacionais.
Na Cúpula das Nações Unidas em setembro passado, o Brasil co-assinou uma declaração de apoio a esta taxa (2). O Brasil também é co-fundador da UNITAID, primeira experiência do mundo em taxas solidárias internacionais. A UNITAID é hospedada pela Organização Mundial de Saúde em Genebra e usa os recursos gerados pela taxa para a compra de medicamentos para tratar pessoas vivendo com HIV, tuberculose e malária (3).
É fácil para o Brasil apoiar a TTF, já que o Brasil é o país do mundo com a maior variedade de taxas sobre as transacções financeiras, de acordo com o FMI (4). O Brasil tem a expertise técnica para mostrar à França e à Alemanha como recolher taxas sobre transações financeiras atualmente. Quando o Brasil confirmar ao G20 que está ingressando na TTF, ele será capaz de manter suas receitas provenientes de TTFs existentes para o seu próprio orçamento nacional. Apenas o excedente proveniente da ampla TTF internacional irá para a solidariedade internacional.
O apoio do Brasil aos países do G20 é fundamental para firmar um acordo sobre TTF. Apelamos para que o Brasil participe da "coalizão de países pioneiros", para transformar a TTF em realidade. O tempo está se esgotando para milhões de pessoas com HIV, aguardando a promessa de acesso universal tornar-se realidade. Em 14 e 15 de Abril, na reunião fianceira do G20 em Washington, o Sr. Guido Mantega, deve escolher seu lado: o lado do povo.
(1) Convite da Presidência do G20 para uma coalizão de países pioneiros da TTF:
(2) Declaração da ONU sobre TTF assinada pelo Brasil:
(3) A UNITAID, primeira experiência do mundo em taxas solidárias internacionais:
(4) Relatório do FMI sobre as TTF dos países do G20 hoje, ver tabela da página 8:
Nenhum comentário:
Postar um comentário