O documento final da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, possui oito artigos que tratam especificamente de saúde. O texto destaca como metas o combate a aids, tuberculose, gripe e doenças crônicas.
Os mais de 100 chefes de Estado presentes no evento registraram no documento o seu compromisso em redobrar esforços para alcançar o acesso universal à prevenção, tratamento, cuidado e apoio para o HIV e para eliminar a transmissão vertical do vírus.
De acordo com o diretor executivo do Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV e Aids (Unaids), Michel Sidibé, a “resposta global à aids serviu como um guia e como um ponto inicial para o crescimento inclusivo, justiça social e a restauração da dignidade humana. O movimento de aids demonstra que, através de parcerias estratégicas, mesmo barreiras complexas e duradouras para o desenvolvimento podem ser efetivamente transpostas”, completou.
O Rio+20 terminou na última sexta-feira, 22 de junho, com o documento O Futuro Que Queremos, que possui mais de 200 artigos e é resultado dos dez dias de discussão.
Redação da Agência de Notícias da Aids
Nenhum comentário:
Postar um comentário