Prezad@s,
No momento que o Brasil e o mundo acompanham a ocupação da comunidade da Rocinha pelas forças de segurança do estado, é preciso ressaltar, que depois da ocupação é necessário saneamento básico, saúde e educação.
Tuberculose na Rocinha é maior que a média brasileira. Os índices de contaminação estão muito acima da média brasileira de 37,99 casos por 100 mil habitantes. “O Rio de Janeiro já tem quase três vezes isso, e a Rocinha já tem mais de três vezes a média do Rio de Janeiro que é semelhante a países como Bangladesh, Paquistão, e algumas áreas da Índia.
Doenças da Pobreza - Fantástico Rede Globo Televisão
Em recente reunião com o vice-governador Luiz Fernando Pezão, a presidente Dilma Rousseff pediu ao governo do estado que desenvolva projetos para a ampliação dos espaços entre o mobiliário da Rocinha. A presidente quer que as intervenções sigam o modelo da Rua Quatro, que foi alargada em 7,5 vezes.— Abriremos espaço, vamos oxigenar a comunidade e derrubar os altos índices de tuberculose. Em janeiro, vamos licitar outros R$ 60 milhões em obras de saneamento e diversas ações de conclusão do PAC-1 — diz Pezão. (13/11/2011 - O Globo)
A favela da Rocinha, localizada na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, tem o maior número de casos de tuberculose do Estado. São 300 pessoas com a doença para cada 100 mil habitantes, número superior à média registrada no Brasil, em torno de 37,99 pessoas para cada 100 mil, segundo dados do Ministério da Saúde.
A média de casos da doença no Rio de Janeiro, de acordo com o ministério, é a maior do Brasil. O Estado lidera o número da incidência de tuberculose, com 68,64 doentes por 100 mil habitantes.
Para Lísia Freitas, gerente do Programa de Pneumologia Sanitária da Secretaria de Saúde, o grande número de comunidades pobres facilita a transmissão da doença.
"Na cidade do Rio temos muitas favelas, com isso as pessoas vivem na pobreza e a miséria facilita a transmissão da tuberculose, pois elas não se alimentam direito e acabam ficando com a imunidade baixa", disse.
Segundo Lísia, o Programa de Pneumologia Sanitária conta apenas com três hospitais especializados para o tratamento de pessoas com tuberculose no Estado.
Atualmente, o Brasil ocupa o 19º lugar no ranking dos 22 países que concentram 80% dos casos em todo o mundo.
Em 2010, foram notificados 71 mil casos de tuberculose no Brasil, ocorrem 4,5 mil mortes por ano, o Brasil é 19º país em número de casos; tuberculose é a 3ª causa de mortes por doenças infecciosas e a 1ª causa de mortes dos pacientes com Aids.
Fontes:
Tuberculose na Rocinha/ENSP/Fiocruz
Campanha educativa sobre a tuberculose realizada na favela da Rocinha
Tuberculose mata 5 mil por ano. Rocinha permanece no topo
Veja fotos da ocupação na Rocinha
Número real de casos de tuberculose em todo país deve chegar a 100 mil
Tuberculose na Rocinha é maior que a média brasileira
Carlos Basília
Fórum ONGs Tuberculose - RJ
Observatório Tuberculose Brasil
Instituto Brasileiro de Inovações em Saúde Social-IBISS
Conheça nosso trabalho de Advocacy, Comunicação e Mobilização Social
Campanhas de tuberculose:
Nota pessoal:
Muito desse índice tem referência com o fato dos "Ocupantes e marginais" Não deixarem o estado fazer ações de prevenção lá.
Sem contar nos que se disseram HIV positivo e foram expulsos da comunidade.
Isso soube por quem lá morava.
Nilo Borgna
Ativismocontraaidstb.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário