Explicação sobre o blog "Ativismocontraaidstb"


Aproveito para afirmar que este blog NÃO ESTÁ CONTRA OS ATIVISTAS, PELO CONTRÁRIO.

Sou uma pessoa vivendo com HIV AIDS e HOMOSSEXUAL. Logo não posso ser contra o ativismo seja ele de qualquer forma.

QUERO SIM AGREGAR(ME JUNTAR A TODOS OS ATIVISTAS)PARA JUNTOS FORMARMOS UMA força de pessoas conscientes que reivindicam seus direitos e não se escondam e muito menos se deixem reprimir.

Se por aí dizem isso, foi porque eles não se deram ao trabalho de ler o enunciado no cabeçalho(Em cima do blog em Rosa)do blog.

Espero com isso aclarar os ânimos e entendimentos de todos.

Conto com sua atenção e se quiser, sua divulgação.

Obrigado, desculpe o transtorno!

NADA A COMEMORAR

NADA A COMEMORAR
NADA A COMEMORAR dN@dILM@!

#CONVITE #ATOpUBLICO DE #DESAGRAVO AO FECHAMENTO DAS #EAT´S

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

#CONVITE #ATOpUBLICO DE #DESAGRAVO AO FECHAMENTO DAS #EAT´S

SEGUNDA-FEIRA 10:00hS
EAT Luis Carlos Ripper - Rua Visconde de Niterói, 1364 - Bairro Mangueira.
Caro Companheiro (a), Venha participar, com sua presença, dia 18 de fevereiro, às 10hrs da manhã de um "abraço" ao prédio da nossa querida EAT - Escola das Artes Técnicas Luis Carlos Ripper que, junto com a EAT Paulo Falcão ( Nova Iguaçu) foi fechada por uma arbitraria decisão governamental. Participe deste ato de desagravo ao fechamento de duas escolas públicas, reconhecidas e premiadas internacionalmente que, há dez anos, levam educação de excelência ao povo. ... Compartilhe este convite com todos aqueles que, como você esta comprometidos com a educação verdadeiramente de qualidade. >> Assine a petição para não deixar o governo do estado acabar com duas escolas de excelência!! << http://www.avaaz.org/po/petition/Pelo_manutencao_das_EATS_e_de_sua_Metodologia/?cqMRZdb Saiba mais: http://sujeitopolitico.blogspot.com.br/

ESTE BLOG ESTA COMEMORANDO!!!

ESTE BLOG ESTA COMEMORANDO!!!
3 anos de existência com vocês...

Ativismo Contra Aids/TB

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

"A Vida Não Termina Quando Você se Descobre HIV Positivo"

"A Vida Não Termina Quando Você se Descobre HIV Positivo" - 26.11.2011| 15:00
Sempre existe a possibilidade do recomeço. Conheça a história da mulher que, após o HIV, não deixou de ter amores, cuida da família e quer fazer faculdade. E do homem que transformou os sonhos pessoais em sonhos coletivos.
 
 (DEIVYSON TEIXEIRA)
 
O olhar vivo e o conversar tranquilo apresentam a fortaleza que é Credileuda Costa de Azevedo, de 41 anos. A mulher que brinca com o nome complicado, de memória esperta e sorriso fácil, há 18 anos poderia ter deixado o destino (ou, mais exatamente, o HIV) levar embora toda a alegria. E a vontade de viver intensamente. Mas não. Credileuda preferiu fazer diferente. Mesmo quando o medo de morrer de aids era ainda mais presente, ela não se deixou abater. E se valeu de quem podia. Primeiramente, de Deus, da família, dos médicos. Depois dos medicamentos, ainda raros.

“Sempre me cuidei. Nunca fui resistente. Nesses 18 anos, só faltei a uma consulta”, diz, com o orgulho de quem se cuida. O encontro com o HIV, como ela mesma se refere, veio depois que o marido usou drogas injetáveis em uma viagem. “Ele já sabia que estava com o vírus e não me contou”. Fazendo exames de rotina junto com a irmã, descobriu. Não se desesperou nem se preocupou com o preconceito. “No começo, a gente chora muito, mas depois sabe que tem que se cuidar. Minha família sempre me ajudou. Meus pais, meus filhos, meus amigos”. Foi um recomeço. “A vida não termina quando você se descobre HIV positivo”.

Aprendeu a prestar mais atenção aos sinais do corpo. Reduziu a quantidade de álcool e de fritura que ingeria. Diminuiu as farras e começou a se amar mais. Não teve medo de ter sua “princesa”, a filha mais nova. Fez tudo o que era preciso para livrá-la do HIV. Deu certo. O marido se recusou a fazer o tratamento e, em 1997, não resistiu. Teve complicações após uma pneumonia e uma tuberculose.
 
Depois do luto, vieram os novos amores. “Toda vida fui namoradeira”, brinca. Hoje, tem um comércio, cuida dos pais, dos filhos, dos netos e do namorado. E ainda encontra tempo para ajudar outros que vivem com HIV.

Também gosta de sair, beber “um pouquinho” e assistir ao futebol. Concluiu o ensino médio há pouco e ainda pensa em fazer faculdade – Administração ou Serviço Social. Credileuda não tem medo de ficar debilitada. Tem fé na Medicina. “Eles já conseguiram avançar tanto”. Mas a estética, como é comum a muitas mulheres, ainda é um calo. A Síndrome da Lipodistrofia assusta: “Murcha tudo. Perna, bumbum, rosto. E com a idade, então”. Para amenizar, faz promessas de entrar na academia e caminhar. Para ela, viver com HIV é assim: é perder o preconceito e aderir ao tratamento. “E ter cabeça boa. Se concentrar naquilo que você quer”, completa.

Sonhos Coletivos

Otávio de Vasconcelos, 51, também é outro que luta para contar uma história diferente, de esperança. O hoje coordenador adjunto da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids – Ceará (RNP – Ceará) se descobriu soropositivo em 2000. Passou por momentos de sofrimento. No início, o HIV deixou Otávio debilitado. Perdeu peso e fez do hospital a casa durante três meses. “Achei que ia morrer, mas o meu corpo respondeu aos antirretrovirais”. A partir de então, começou a se cuidar. Só não contava com a depressão que passou a se fazer presente, diariamente. “Teve períodos que eu vivi praticamente para tomar remédio e dormir”.

Hoje, a vida é outra. Viúvo, após perder a esposa por causa de um acidente vascular cerebral (AVC), em 2006, voltou a morar com os pais e a cuidar deles. Apegou-se ao voluntariado na RNP e ajuda a aliviar a dor de outros que vivem com HIV. É esse trabalho diário que faz Otávio ter forças.

Em alguns momentos parece até ter mais medo da idade que avança do que do vírus. Já quis se “jornalista ou artista”. Hoje os sonhos são outros. Como ele diz, coletivos. “Sonho ajudar sempre as pessoas que passam pelo meu problema. E sonho que essas pessoas possam ter respeito”. (Gabriela Meneses)

Saiba Mais

Convivência não transmite HIV
Aperto de mão, abraços, beijo, conversa ou partilha de copos, talheres, pratos, roupas não transmitem o HIV. Para evitar a doença, é fundamental o preservativo nas relações sexuais e não compartilhar seringa, agulha e outro objeto cortante. A camisinha pode ser obtida, gratuitamente, na rede pública de saúde.

Relção sexual entre soropositivos
Mesmo a relação sexual de duas pessoas com HIV deve ser protegida pelo uso da camisinha. De acordo com os médicos, a quantidade de vírus e o tipo são diferentes. Além disso, existe a possibilidade de transmitirem outra doença para o outro, o que poderia acelerar a infecção pelo HIV.

Gravidez e aids
Atualmente, o risco de mulheres que têm o vírus HIV transmitirem a doença para o bebê durante a gestação é mínimo. Conforme o Ministério da Saúde, com o uso dos medicamentos indicados e um acompanhamento médico, as chances de infecção para o bebê ficam em torno de 1%. Se a gestante não tomar as medicações, o risco sobe para 25%.

Serviço

RNP (Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/aids – Ceará)
Rua Dom Lino, 1001. Parquelândia.
Fone: (85) 3283 6724

RSP (Rede de Solidariedade Positiva)
Rua Castro Silva, 121. Sala: 310. Centro. Fone: (85) 3253 4159
Grupo de Apoio Girassol
Funciona dentro do Hospital São José. Rua Nestor Barbosa, 315. Parquelândia. Fone: (85) 3492 2939
http://www.opovo.com.br/app/opovo/cienciaesaude/2011/11/26/noticiacienciaesaudejornal,2342306/a-vida-nao-termina-quando-voce-se-descobre-hiv-positivo.shtml

A Missão de Quem Trabalha Para Amenizar a Dor do Outro - 26.11.2011| 15:00
Existem pessoas que nasceram para aliviar as dores alheias. Há outras que compartilham a própria dor cuidando do sofrimento do próximo. Nas instituições que apoiam pessoas vivendo com HIV/aids na Capital, os dois tipos se congregam. O propósito é único: apoiar, amar, respeitar. E trazer de volta a autoestima.

Há 13 anos, a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/aids – Ceará (RNP – Ceará) está em Fortaleza, bem próximo ao Hospital São José. São 220 soropositivos que dividem dificuldades e sofrimentos. Também comemoram juntos os avanços. E lutam por conquistas políticas. “É uma rede de ajuda mútua”, atesta o atual coordenador Vando Oliveira, 40, que vive há 13 anos com HIV.

Nas reuniões, realizadas regularmente, conversas sobre tratamento, dificuldades e preconceito os unem. É o momento também de se organizar para cobrar políticas públicas para aqueles que vivem com HIV/aids. “É bom saber que tem um lugar onde você pode conversar abertamente sobre tudo isso e saber que as pessoas partilham do mesmo problema”, reflete Vando Oliveira.

Na Rede de Solidariedade Positiva (RSP), há espaço para quem vive e quem convive. Nos dois encontros por mês, pessoas que lutam contra o HIV/aids, familiares e amigos se reúnem. A ideia é trazer de volta a autoestima. “Damos um estímulo. Mostramos que, se a pessoa aderir ao tratamento, é possível viver bem”, assegura o presidente da RSP, Luciano Silva.

Girassol
Quando o corpo não suporta e o vírus toma conta, os cuidados precisam ser ainda mais intensos. Os dias no hospital se tornam inevitáveis. E aí entra a participação do Grupo de Apoio Girassol do Hospital São José. Há 15 anos, mais de 50 “girassóis”, nos três turnos, iluminam a vida daqueles que sofrem com os efeitos do HIV. “Estamos aqui para ouvir os medos, dar um banho”. O relato é da coordenadora do grupo, Mirtes Brígido Machado.

Apesar de conviver dia a dia com o sofrimento de muitos, a voluntária comemora a mudança de perspectiva no tratamento de aids. Se no início o grupo estava junto das “pessoas morrendo”, agora a equipe trabalha com a visão do futuro. “O tratamento dá uma perspectiva de amanhã. E estamos nessa junto dos pacientes”.
http://www.opovo.com.br/app/opovo/cienciaesaude/2011/11/26/noticiacienciaesaudejornal,2342319/a-missao-de-quem-trabalha-para-amenizar-a-dor-do-outro.shtml

Nenhum comentário: