Explicação sobre o blog "Ativismocontraaidstb"


Aproveito para afirmar que este blog NÃO ESTÁ CONTRA OS ATIVISTAS, PELO CONTRÁRIO.

Sou uma pessoa vivendo com HIV AIDS e HOMOSSEXUAL. Logo não posso ser contra o ativismo seja ele de qualquer forma.

QUERO SIM AGREGAR(ME JUNTAR A TODOS OS ATIVISTAS)PARA JUNTOS FORMARMOS UMA força de pessoas conscientes que reivindicam seus direitos e não se escondam e muito menos se deixem reprimir.

Se por aí dizem isso, foi porque eles não se deram ao trabalho de ler o enunciado no cabeçalho(Em cima do blog em Rosa)do blog.

Espero com isso aclarar os ânimos e entendimentos de todos.

Conto com sua atenção e se quiser, sua divulgação.

Obrigado, desculpe o transtorno!

NADA A COMEMORAR

NADA A COMEMORAR
NADA A COMEMORAR dN@dILM@!

#CONVITE #ATOpUBLICO DE #DESAGRAVO AO FECHAMENTO DAS #EAT´S

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

#CONVITE #ATOpUBLICO DE #DESAGRAVO AO FECHAMENTO DAS #EAT´S

SEGUNDA-FEIRA 10:00hS
EAT Luis Carlos Ripper - Rua Visconde de Niterói, 1364 - Bairro Mangueira.
Caro Companheiro (a), Venha participar, com sua presença, dia 18 de fevereiro, às 10hrs da manhã de um "abraço" ao prédio da nossa querida EAT - Escola das Artes Técnicas Luis Carlos Ripper que, junto com a EAT Paulo Falcão ( Nova Iguaçu) foi fechada por uma arbitraria decisão governamental. Participe deste ato de desagravo ao fechamento de duas escolas públicas, reconhecidas e premiadas internacionalmente que, há dez anos, levam educação de excelência ao povo. ... Compartilhe este convite com todos aqueles que, como você esta comprometidos com a educação verdadeiramente de qualidade. >> Assine a petição para não deixar o governo do estado acabar com duas escolas de excelência!! << http://www.avaaz.org/po/petition/Pelo_manutencao_das_EATS_e_de_sua_Metodologia/?cqMRZdb Saiba mais: http://sujeitopolitico.blogspot.com.br/

ESTE BLOG ESTA COMEMORANDO!!!

ESTE BLOG ESTA COMEMORANDO!!!
3 anos de existência com vocês...

Ativismo Contra Aids/TB

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Tuberculose tem cura: SUS pra valer!"

Assunto: "Tuberculose tem cura: SUS pra valer!"




Prezados (as),
 
 
No dia 02 de fevereiro próximo, às 14 horas, estará sendo inaugurada, no Estação Carioca do Metrô Rio, a Exposiçaõ interativa Tuberculose tem cura: SUS pra valer!", uma realização do Projeto Fundo Global Tuberculose Brasil que tem como objetivos, sensibilizar mobilizar a população da região metropolitana do Rio de Janeiro em relação ao impacto que esta doença ainda tem sobre nós nos dias atuais e as estratégias para o seu controle.
 
Na expectativa de podermos contar com sua colaboração na divulgação dessa atividade, referenciamos abaixo alguns contatos importantes, tanto para mais detalhes sobre as ações programadas, como para entrevistas e informações sobre como a questão da tuberculose vem sendo enfrentada no Estado do Rio de Janeiro.
 
Segue também abaixo, um release da ação.

Contatos:
 
Fundo Global/ FIOTEC:
Cristina Ruas (assesoria comunicação):
 
Fundo Global/ FIOTEC:
Cristina Boaretto (21.7617-8302)
 
Fundo Global/Fundação Ataulpho de Paiva
Dr. Alexandre Millagres
alexandremilagres@yahoo.com.br
 
Observatório Tuberculose - Brasil
Carlos Basilia
 
Forum ONGs Tuberculose RJ
Wanda Guimarães
 
Mais contatos, para as informações sobre ações comunitárias, no corpo do release abaixo.

 
Tuberculose é tema de exposição no metrô do Rio
 
 “Tuberculose tem cura: SUS pra valer!" Este é o tema da exposição interativa que será montada na Estação do Metrô no Largo da Carioca. A mostra será aberta ao público, ás 14 horas do dia 02 de fevereiro e seguirá até o dia 11 (sexta-feira). 
 
A exposição criada pelo Projeto Fundo Global Tuberculose-Brasil, conta com instalações que simulam um posto de saúde cenográfico, onde monitores orientarão o público sobre os fatores de risco, prevenção, tratamento, diagnóstico e estratégias de controle da doença. Na abertura da exposição, 02/02, ás 14 h., será inaugurada a Mostra “Tecnologias sociais comunitárias na prevenção da tuberculose”, que são experiências criativas sobre Tuberculose, realizadas por organizações comunitárias das regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Salvador, Belém e Porto Alegre, e que podem ser adaptadas e reproduzidas na Atenção Primária brasileira.  
 
O Brasil permanece na lista de 22 países que concentram 80% dos casos de tuberculose do mundo. Anualmente, são notificados aproximadamente 72 mil casos novos e 4,7 mil mortes em decorrência da doença. Estima-se ainda que 57 milhões de pessoas estejam infectadas pelo bacilo da tuberculose (mycobacterium tuberculosis) em todo o País. O Rio de Janeiro é o estado de maior incidência da doença.
 
Apesar de ser uma doença antiga, considerada emergência global pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a falta de informação é ainda um dos principais desafios enfrentados para o seu controle. O objetivo da exposição é difundir hábitos saudáveis para a população e ajudar a diminuir o estigma que ainda persiste de que essa é uma doença que só afeta aos pobres.
 
Para a coordenadora do Projeto Fundo Global TB - Brasil, Cristina Boaretto, a expectativa é propagar o conhecimento sobre a tuberculose, promovendo o controle social da doença. Para isso, nada melhor que uma mostra como essa que trará para um local de fácil acesso ao grande público uma proposta inovadora que aborda a saúde com uma linguagem lúdica, dinâmica e muito educativa. 
 
Dividida em cinco seções, a mostra contará com uma série de jogos didáticos, como o “PEGA OU NÃO PEGA”. Em outra seção, um painel convida o público a descobrir que parte da figura mover para impedir o contágio. Várias partes poderão ser movidas, até o visitante encontrar o gesto ‘correto’, como por exemplo, a mão na boca na hora da tosse. Haverá ainda um jogo eletrônico que a se prevenir, se tratar e, finalmente, se curar.

Durante a exposição, serão recolhidas “opiniões, manifestações e assinaturas” dos visitantes para selar um compromisso de apoio ao controle da doença, que será entregue num envelope gigante, pelos integrantes dos Comitês Metropolitanos que representam os dez estados com maior incidência da doença, ao Ministro da Saúde Alexandra Padilha.
 
Esta iniciativa tem o apoio do Metrô Rio e dos parceiros: Fundação Ataulpho de PaivaFórum ONGS TB/RJ e Fórum de ONGS AIDS/RJ, Secretarias Estadual e Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Rede TB, Centro de Referência Professor Hélio Fraga Liga Científica de Tuberculose.

Fontes para entrevista:  
 
Além da coordenadora do projeto, Cristina Boaretto (21.76178302) sugiro  alguns representantes das comunidades com as maiores taxas de incidência da doença no Rio, como a Rocinha, e que têm ajudado a melhorar os números e a mudar essa realidade com trabalhos educativos e de mobilização social nestas comunidades:

Rocinha – Mobilização - União de forças para realização de eventos na própria comunidade, que garantam a disseminação da informação sobre Tuberculose. Rita de Cássia Vieira Smith / 3092-2752 / 9626-2179 / rita­_smith@yahoo.com.br
 
 
Morro do Urubu - Parceria com o SUS - Fortalecimento da relação entre organização comunitária e Unidade Básica de Saúde para promover avanços no encaminhamento de sintomáticos respiratórios e no acolhimento dos profissionais de Saúde ao trabalho comunitário. Sônia Regina Silva/ Morro do Urubu/ 8883-2022 / 9551-1818/ amamudigital@hotmail.com
 
Projeto de População de Rua de Tuberculose – Atendimento a população em situação de rua no PSF sem domicílio, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Agente comunitária de saúde Heloisa Eneida Vargas  / 92760417 / heloisa.vargas@ig.com.br

Rio das Pedras: Comunicação: Música,  mídia eletrônica, CD personalizado  e muita criatividade para trabalhar a prevenção da Tuberculose e estimular a adesão ao tratamento. Cláudia da Silva Moraes (Kakau) / Rio das Pedras/8296-4888 / 4141-0969 /dotscomunitariorp@hotmail.com

Mesquita - Identificação Positiva  - Um adesivo símbolo para destacar cada moradia na qual seus habitantes possuem  informação de qualidade e atualizada sobre Tuberculose. Leila / 78746999 / centrosocialfusao@bol.com.br  
 
Vila Rosário – Monitoramento: Software para  agilizar os trabalhos de visita domiciliar e facilitar a orientação para realização de exames e  acompanhamento de pessoas em tratamento. Claudio Neto / Duque de Caxias / 3135-5406  
 
Centro do Rio de Janeiro – arte e cultura: Música, teatro e brincadeiras para levar  informação sobre a Tuberculose e transformar hábitos da população que vive nas ruas. Flávia Bittar / Centro /2544-7784 / 8458-8144 (Flávia) / 8812-3007 (Dayse) /childhope@childhope.org.br.
 
São Gonçalo - integração das ações: Abordagens sobre a Tuberculose  diferenciadas e adequadas às características dos campos e segmentos populacionais trabalhados pela organização comunitária. Esther Alcântara / São Gonçalo /2606-7263 / 2606-5003 / 2606-7263 e 9615-4166 / esaaesther@gmail.com /mulheresmmsg@ig.com.br

Serviço:

Exposição: "TUBERCULOSE TEM CURA: SUS PRÁ VALER!”
Data/hora: de 02 a 11 de fevereiro, de 8h às 18h
Local: Estação do Metrô no Largo da Carioca, centro do Rio de Janeiro.
 
ENTRADA FRANCA
 

Fundação Ataulpho de Paiva 
Projeto Fundo Global TB - Brasil
Av. Almirante Barroso, 54 - 15º andar
20031-000 Rio de Janeiro - RJ
Tel.: +55 21 2544-6795
Visite-nos: http://www.fundoglobaltb.org.br
TRADIÇÃO SE CONQUISTA COM O TEMPO
FUNDAÇÃO ATAULPHO DE PAIVA
110 anos desenvolvendo ações de promoção da saúde

Nenhum comentário: