ARTICULAÇÃO BRASILEIRA DE GAYS – ARTGAY
NOTA OFICIAL – 5/04/2011
A Articulação Brasileira de Gays – ArtGay – vem a público manifestar seu repúdio e seu protesto contra a homofobia sofrida pelo atleta brasileiro Michael, da equipe Vôlei do Futuro, durante o primeiro jogo pelas semifinais da Superliga Masculina entre as equipes do Cruzeiro e Vôlei Futuro.
A ArtGay espera que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) tomem todas as devidas providências para coibir fatos deploráveis e repugnantes como este. O comportamento preconceituoso da torcida gerou protesto veemente por parte do jogador, gay assumido, que defende que seu desempenho em quadra foi prejudicado. O ginásio estava superlotado e todos o chamaram de “bicha”, “gay”, “veado” e outros termos pejorativos, ofendendo e constrangendo moralmente o atleta.
A ArtGay lamenta o fato e condena este show de condutas antidesportivas e homofóbicas. Segundo informações, o coro de insultos homofóbicos aconteceu de forma organizada, tendo a participação de crianças, homens e mulheres se juntaram para desrespeitar e atacar a conduta moral do atleta Michael.
A ArtGay alerta que a absurda homofobia manifestada pela intolerância de centenas de pessoas compromete a boa e sadia formação e a educação de crianças, adolescentes e adultos que participaram da barbárie ou puderam testemunhá-la através da televisão.
A ArtGay espera que as autoridades competentes tomem as devidas providências, de forma isenta e enérgica, para evitar que o vírus da homofobia contamine meio desportivo brasileiro e causem danos irreversíveis aos atletas e à sociedade em geral. A ArtGay ressalta que o esporte, em suas inúmeras modalidades, é um agente estimulador da inclusão social, e assim tem que ser cada vez mais.
Este é o pensamento e o posicionamento oficial da Articulação Brasileira de Gays – ArtGay.
Goiânia (GO), 3 de abril de 2011.
TERRY MARCOS DOURADO
Secretário de Comunicação "Pró Tempore" da ArtGay
Postado por:
Bel. Terry Marcos DouradoPresidente da ACDHRioJornalista, Radialista e Bacharel em Direito Secretário de Comunicação da Aliança LGBT do Estado de Goiás (ALGBT-GO)
Coordenador da Articulação Brasileira de Gays (ArtGay) no Estado de Goiás (interior)
Membro do Idaho-Brasil - Comitê Brasileiro do Dia Mundial de Luta Contra a Homofobia e a Lesbofobia
Primeiro Suplente da ABGLT no GT LGBT do Ministério do Trabalho e do Emprego
Fone: (64) 9997 3415 (VIVO)
Associação por Cidadania e Direitos Humanos LGBT
de Rio Verde/GO e Região
Organização fundada em 13/03/2010 e registrada no CRTDPJ sob o nº. 680/11.
Área de Abrangência da Base Regional de Rio Verde: 40 cidades de GO e divisa com MT.
Um comentário:
Ação democrática legitima (a de afirmar que os homossexuais são perseguidos) de pessoas de grande habilidade de Mídia; a qual cito no Blog que vou sugerir no seguimento para conhecimento e avaliação.
Quando digo grande habilidade no saber como tratar Notícias e Informações; isto decorre do fato da maneira ruidosa e coerente como conseguem transformar um fato (lamentável é claro) em um factóide (fato maximizado, ampliado acima da sua real razão de ser) de grande repercussão, como é feito diversas vezes que ocorre algum tipo de agressão a homossexuais; cujos números estão muito aquém das agressões contra a mulher e as mútuas entre torcedores, pelo fato fútil de serem torcedores de Times diferentes... Comento isto aqui como elogio à forma inteligente como os homossexuais trabalham os Meios de Comunicação, reproduzindo aqui e ali elementos de Merchandising para aprovar o PLC 122.
É estranho e difícil para eu entender como os homossexuais e a Mídia que têm dentro da sua comunidade ─ hoje e no decorrer da história ─ pessoas inteligentes semelhantes aos filósofos gregos homossexuais: o grande retórico Lísias e o inteligentíssimo Aristófanes, autor do Mito do Andrógino, ver, obra O Banquete da Platão ─; também artistas, intelectuais, pessoas de várias formações acadêmicas e principalmente as da área das Letras; não atentem para o que chamo de estupidez lingüística, que é o chavão acusativo HOMOFÓBICO (de homo-fobia), sabendo-se que homo (latim, homem), homo (grego; igual, semelhante; que é usado em homofobia) e fobia (grego, φόβος ─ medo com decorrente ação retro-ativa de fugir). Do que se conclui que: ao chamarmos alguém de homofóbico estaremos dizendo exatamente ser aquele que tem o sentimento de medo (fobia) a vítima desse (o criminoso no exato entendimento do termo) que lhe infunde medo.
Não tenho nada absolutamente nada contra os reais direitos dos homossexuais; entretanto tenho tudo contra O PLC 122 OU A DITA LEI HOMOFÓBICA (este é o título do meu Blog), cujo endereço é www.verdaderespeitoejustica.blogspot.com , no qual, demonstro ser esta lei, não aquilo que defende os direitos dos homossexuais e sim, um odioso instrumento de Censura; como também está de maneira sintética (sinopse) em outro Blog meu, endereço www.sinteserespeitoejustica.blogspot.com .
P.S.: Apenas para reforçar como lembrete e gerar interesse ou curiosidade com relação ao Blog citado. CLAUSTRO + FOBIA, FOTO + FOBIA e algumas outras fobias têm plena assertiva nas suas construções, pelo fato óbvio de que quem está enclausurado ou diante de uma forte luz, desesperadamente busca fugir. O que aconteceu com as pessoas que têm conhecimento lingüístico? E o bom senso, o que foi feito dele (no não haver cuidado com o que se escreve e veicula), quando se mantêm o absurdo chavão chamado HOMOFOBIA, que é exatamente contra aquilo que se quer defender?.. Obrigado e parabéns pela dignidade democrática de respeitar opiniões.
Atenciosamente JORGE VIDAL
Postar um comentário