Explicação sobre o blog "Ativismocontraaidstb"


Aproveito para afirmar que este blog NÃO ESTÁ CONTRA OS ATIVISTAS, PELO CONTRÁRIO.

Sou uma pessoa vivendo com HIV AIDS e HOMOSSEXUAL. Logo não posso ser contra o ativismo seja ele de qualquer forma.

QUERO SIM AGREGAR(ME JUNTAR A TODOS OS ATIVISTAS)PARA JUNTOS FORMARMOS UMA força de pessoas conscientes que reivindicam seus direitos e não se escondam e muito menos se deixem reprimir.

Se por aí dizem isso, foi porque eles não se deram ao trabalho de ler o enunciado no cabeçalho(Em cima do blog em Rosa)do blog.

Espero com isso aclarar os ânimos e entendimentos de todos.

Conto com sua atenção e se quiser, sua divulgação.

Obrigado, desculpe o transtorno!

NADA A COMEMORAR

NADA A COMEMORAR
NADA A COMEMORAR dN@dILM@!

#CONVITE #ATOpUBLICO DE #DESAGRAVO AO FECHAMENTO DAS #EAT´S

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

#CONVITE #ATOpUBLICO DE #DESAGRAVO AO FECHAMENTO DAS #EAT´S

SEGUNDA-FEIRA 10:00hS
EAT Luis Carlos Ripper - Rua Visconde de Niterói, 1364 - Bairro Mangueira.
Caro Companheiro (a), Venha participar, com sua presença, dia 18 de fevereiro, às 10hrs da manhã de um "abraço" ao prédio da nossa querida EAT - Escola das Artes Técnicas Luis Carlos Ripper que, junto com a EAT Paulo Falcão ( Nova Iguaçu) foi fechada por uma arbitraria decisão governamental. Participe deste ato de desagravo ao fechamento de duas escolas públicas, reconhecidas e premiadas internacionalmente que, há dez anos, levam educação de excelência ao povo. ... Compartilhe este convite com todos aqueles que, como você esta comprometidos com a educação verdadeiramente de qualidade. >> Assine a petição para não deixar o governo do estado acabar com duas escolas de excelência!! << http://www.avaaz.org/po/petition/Pelo_manutencao_das_EATS_e_de_sua_Metodologia/?cqMRZdb Saiba mais: http://sujeitopolitico.blogspot.com.br/

ESTE BLOG ESTA COMEMORANDO!!!

ESTE BLOG ESTA COMEMORANDO!!!
3 anos de existência com vocês...

Ativismo Contra Aids/TB

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Rio de Janeiro 1 de março 446 anos


Rio de Janeiro
1 de março
446 anos
_________________
 
 
 
E assim a cidade foi fundada por Estácio de Sá:
 
A região que ocupa atualmente a cidade do Rio de Janeiro, foi descoberta no dia 1 º de janeiro de 1502 por uma expedição portuguesa comandada por Gaspar de Lemos, que acreditou ter chegado à desembocadura de um grande rio, assim, batizou a baía com o nome de Rio de Janeiro.
Contudo, os franceses foram um primeiro que se estabelecerem na região e competiam com os portugueses no comércio madeireiro do pau-brasil e madeiras nobres.
 
Em resposta a ameaça da presença portuguesa, os colonos franceses vieram para habitar e explorar o lugar, em 1555.
 
Depois de anos de luta os franceses foram expulsos.
Como resposta às intenções francesas, no dia 1 º de março de 1565, Estácio de Sá funda a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.  A expulsão definitiva dos franceses ocorreu em 1567. Estácio de Sá, morreu em 20 de fevereiro de 1567, um mês depois de expulsar os franceses, em conseqüência de uma infecção causada rosto por uma flecha envenenada, que o feriu durante os combates.
 
Devido a posição estratégica da cidade na Baía de Guanabara, desenvolveu-se ali uma zona Portuária e Comercial, desta forma, a população também aumentou. Em 1660, a população da cidade contava com 6.000 índios, 750 portugueses e 100 negros.
 
Ocupando posição estratégica no litoral sul da colônia, na Baía de Guanabara, a povoação cresce como região portuária e comercial. No século XVIII, com o desenvolvimento da mineração, o Porto do Rio de Janeiro torna-se o principal centro exportador e importador para as vilas de Minas Gerais, por onde saem ouro e diamantes e entram escravos e manufaturados, entre outros produtos. Em 1763 a cidade transforma-se na sede do Governo Geral, em substituição a Salvador.
 
Em 1808, com a chegada da família real, o Rio torna-se a sede do governo português. Após a independência, a cidade continua como capital, enquanto a província enriquece com a agricultura canavieira da região de Campos e, principalmente, com o novo cultivo do café no Vale do Paraíba. Para separar a província e a capital do Império, a cidade converte-se, em 1834, em município neutro e a província do Rio de Janeiro passa a ter como capital Niterói.
Como centro político do país, o Rio concentra a vida político-partidária do Império e os movimentos abolicionista e republicano. Durante a República Velha, com a decadência de suas áreas cafeeiras, o estado perde a força política para São Paulo e Minas Gerais.
 
No final do século XVIII, a cidade foi abalada por uma crise econômica, as minas já não produziam tanto e havia outros países sul-americanos que competiam com o Brasil na produção de cana-de-açúcar. Contudo, o cultivo do café, a chegada da família real, em 1808, e o conseqüente translado do governo português para a colônia deram um novo alento à economia da cidade. Nesta época, uma realeza construiu igrejas e palácios que até hoje fazem parte do centro histórico da cidade. Na segunda metade, do século XIX instalação de vias férreas trouxe um novo impulso à produção agrícola e de café, começavam uma aparecer um Primeiras Indústrias.
 
A cidade do Rio de Janeiro, conheceu seu maior esplendor entre 1920 e 1950, quando pessoas do mundo inteiro vinham atraídas pela sua imagem romântica, seus cassinos e suas belezas naturais. Em 1960, deixou de ser capital do país.
 
Situada em um meio uma paisagem privilegiada pela natureza, entre o mar e as montanhas, a cidade do Rio de Janeiro é uma das mais belas do mundo o que lhe valeu o título de Cidade Maravilhosa criado por Coelho Neto, escritor escritor, jornalista, professor e membro fundador da Academia Brasileira de Letras, criou este sinônimo para o Rio de Janeiro em 1908, nas páginas do jornal “A Notícia”.
Em 1934, o compositor baiano André Filho lança, para o carnaval uma das músicas brasileiras mais famosas de todos os tempos, em Transformada Hino do Rio de Janeiro: Cidade Maravilhosa (cheia de encantos mil Cidade Maravilhosa, coração do meu Brasil).
 
 
Curiosidades:
 
1 – A população do Rio de Janeiro, nascida na capital, é chamada de Carioca que significa Casa de Branco.
 
2 – A origem do nome favela vem da Guerra de Canudos. No povoado de Canudos,  foi construído perto de um morro chamado Favela, que era o nome de uma planta da região.
 
3 – O bairro de Santa Tereza nasceu nos arredores de um convento no Morro do Desterro, no século XVIII, sendo que os bondinhos que circulam pelo bairro são os únicos ainda em atividade no Brasil.
 
4 – O Cristo Redentor foi inaugurado no dia de Nossa Senhra Aparecida, 12 de Outubro de 1931.
 
5 – O Viaduto Engenheiro Oscar Brito, na Avenida Brasil – principal via de acesso à cidade,  é conhecido como Viaduto dos Cabritos. Afinal, Oscar Brito sendo proferido de forma ligeira, chega-se a Cabritos. Deu para entender?
 
6 – O Quinto Alqueire virou Valqueire (bairro do Rio). É que Quinto, na grafia romana, é V. Ou seja, V mais Alqueire se tornou Valqueire". Outro exemplo de adaptação linguistica. V Aqueire – Valqueire.
 
7 – O bairro da Piedade, no suburbio do Rio de Janeiro, antes se chamava Parada de Gambá. Mas o moradores não gostavam desse nome e eles escreveram uma petição para o prefeito do Distrito Federal para "por piedade mudar o nome da Parada de "Gambá". Achando muita graça sobre os argumentos dos moradores que ao saltar do trem sempre ouviam toda uma variedade de deboches dos passageiros que seguiam viagem, deu o seguinte despacho direto para sua assessoria: "Cumpra-se conforme o solicitado". O burocrata expediu a ordem direta – “Troquem o nome da parada de trem por PIEDADE". Assim foi feito e o bairro ganhou seu atual nome, Piedade.
 
8 – Não é feriado na data de fundação da cidade, mas é feriado no dia 20 de janeiro – feriado do padroeiro da cidade – São Sebastião.
 
9 – Tiradentes, o martir da inconfidência, não foi enforcado onde hoje é a Praça Tiradentes. Possivelmente seu enforcamento se deu no entrocamento da Senhor dos Passos com Avenida Passos.
 
10 – No bairro do Castelo, no centro da cidade, onde hoje ficam o forúm, a Alerj, havia o morro do castelo que foi “destruido” nos anos 30 durante a grande urbanização da cidade feita pelo Prefeito Pereira Passos. A sua terra foi utilizada na construção do Aterro do Flamengo. Mas ao lado da Igreja Nossa Senhora de Bonsucesso que fica ao lado da Santa Casa de Misericórdia, ainda há uma pequena ladeira que dava acesso ao Morro do Castelo.
 
11 – O incicio da construção da ponte Rio-Niteroi foi em 1969 e inaugurada em 1974. Mas simbolicamente iniciou-se em 1968 durante a visita da Rainha Elizabeth II ao Rio de Janeiro. Oficialmente morrerram 5 operários durante a construção, mas dizem que foram muito mais.
 
É isso…um pouquinho da história dessa cidade encantadora, chamada Rio de Janeiro.
 
 
VEJA TAMBÉM O VÍDEO ABAIXO
 

 
 
 
Roberto Pereira
Coordenação Geral
Centro de Educação Sexual - CEDUS
Membro Suplente da Comissão Nacional de Aids - MS
Membro da Executiva do Fórum ONGs Tuberculose - RJ
Av. General Justo, 275 - bloco 1 - 203/ A - Castelo
20021-130 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel: (55.21) 2544-2866 Telefax: (55.21) 2517-3293
Cel: (55.21) 9429-4550

 
 

 
__._,_.___
Anexo(s) de CEDUS
1 de 1 arquivo(s)

Nenhum comentário: