Prezados(as),
Hoje à tarde tomei conhecimento da situação insólita abaixo copiada e tentei recorrer, ainda sem sucesso, à famosa "rede de amigos" na expectativa, senão de resolver, pelo menos dar algum encaminhamento à situação em pauta.
Lamentavelmente, para nossa tristeza e decepção, por mais assustador que se apresente, esse é "apenas mais um" caso de desleixo, falta de respeito e descaso entre centenas de outros que, diariamente, acontecem pelo Brasil a fora.
Enquanto as autoridades públicas se esmeram em explicar o inexplicável e contar histórinhas de sucesso nos programas de governo, essa é a dura realidade que o cidadão comum enfrenta na árdua tarefa de tentar sobreviver com um mínimo de dignidade.
Sinceramente, não dá mais para ficar calado diante dessa afronta aos mais básicos direitos de cidadania. Precisamos dar início a uma grande mobilização em defesa da vida.
Roberto Pereira
Coordenação Geral
Centro de Educação Sexual - CEDUS
Membro Titular da Comissão Nacional de Aids - MS
Membro da Executiva do Fórum ONGs Tuberculose = RJ
Paciente com Toxolasmose
sofre com o descaso no Hospital do Andaraí
Desde o dia 10/01/2011, pode ser vista no Hospital do Andaraí(que é Federal) uma senhora, bem vestida, sentada em uma cadeira aguardando atendimento.
Sim, desde o dia 10/01(Segunda - feira). É uma cena cada vez mais frequente em nossos hospitais da Rede Pública. A paciente em questão é a Sra. D (omiti o nome) , que sofre de Toxoplamose e necessita de cuidados especiais além de uma avaliação clínica feita por um Neurologista. Infelizmente até hoje a mesma não foi sequer admitida no hospital.
O Hospital se nega a internar a Sra. D., alegando que a mesma deve
procurar uma outra unidade que possa atendê-la, mas não explica o porquê de não poder dar o devido atendimento à mesma.
Enquanto isso a paciente fica sentada em uma cadeira de rodas e só não
morreu de fome porque a família a acompanha e se recusa a removê-la do
local. "É obrigação do hospital atender ela, já que ela está aqui desde
segunda." Disse emocionada uma pessoa da família.
Onde está o melhor programa de Aids do mundo? "Se nem temos um leito na hora que adoecemos, isso é viver com dignidade?" É a pergunta que faz Rene Júnior, Diretor do Grupo Pela Vidda - RJ.
Cida Lemos do Movimento Nacional de Cidadãs Posithivas (MNCP-RJ) Apela para o Movimento Social, para que o mesmo não se cale diante desse descaso. "O problema é sempre o mesmo, fala-se muito, mas as pessoas soropositivas ainda não tem sequer onde se internar numa hora dessas. É um absurdo!" Diz Cida Lemos.
Precisamos cobrar do Ministério da Saúde um olhar sobre a atual epidemia para que a Aids não venha a ser considerada apenas uma "doença crônica".
Tivemos grande ganho com o advento dos Antiretrovirais, mas para se viver dignamente não é necessário apenas remédio. É necessário que as pessoas tenham tratamento decente, e possam também ser absorvidas pelo mercado de trabalho para poder viver dignamente, já que atualmente a política do INSS é dar alta de forma indiscriminada às pessoas portadoras de HIV, estando bem de saúde ou não.
Quanto aos gestores do Hospital do Andaraí, só temos a lamentar que um caso como esse tenha que se tornar praticamente um caso de polícia, mas esse exemplo não é um caso isolado. Ele reflete a realidade da saúde pública em todo nosso País.
Para voce D., fica nossa solidariedade pois amanhã podemos estar na mesma situação já que não há mesmo vontade política de se melhorar isso. Infelizmente.
Rio, 14/01/2011 Rene Júnior - GPV/RJ
Roberto Pereira
Coordenação Geral
Centro de Educação Sexual - CEDUS
Membro Titular da Comissão Nacional de Aids - MS
Membro da Executiva do Fórum ONGs Tuberculose = RJ
Av. General Justo, 275 - bloco 1 - 203/ A - Castelo
20021-130 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel: (55.21) 2544-2866 Telefax: (55.21) 2517-3293
Cel: (55.21) 9429-4550
“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas que já têm a forma do nosso corpo e esquecer nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia. Se não ousarmos faze-la, teremos sempre ficado à margem de nós mesmos.” (Fernando Pessoa)
Nota Pessoal: Mais um caso dentre tantos, e ainda mais com esse secretário relapso,
que foge do movimento social, ainda pior
covarde pois tenta fazer da mentira uma verdade!
Todos sabem e digo e repito tenho um Oficio contra ele desde Dezembro
de 2009, que ele não se dignou a responder.
Devemos enviar esse texto a todos os órgãos de comunicação e a
ouvidoria da saúde.
Matérias correlatas via Google:
Deputado Humberto Bosaipo (sem partido) propôs no Legislativo o projeto de lei que autoriza a criação da Delegacia de Crimes contra a Saúde Pública. ...
www.al.mt.gov.br/V2008/ViewConteudo.asp?no... -
Em cache -
Similares Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Saúde Pública Endereço: Rua Silvino Montenegro, nº 01 - Gamboa Telefone(s): (21) 3399-3248 / 3399-3695 / 3399- ...
rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,9118,00.html -
Em cache -
Similares RIO - Dezoito equipes da Delegacia de Repressão a crimes contra a Saúde ...oglobo.globo.com/.../policiais-da-delegacia-de-repressao-crimes-contra-saude-publica-fazem-operacao-em-clinicas-do-rio-923256549.as... -
Em cache Gamboa Rio de Janeiro RJ Silvino Montenegro 1 TeleListas.net.drccsp-delegacia-repr-crimes-contra-saud.br.telelistas.net/.../delegacias.../152450833.htm - Em cache 15 abr. 2010 ... Policiais civis da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Saúde Pública cumprem nesta quinta-feira 15 mandados de busca e apreensão nas ...
notasedestaques.blogspot.com/.../policiais-civis-da-delegacia-de.html -
Em cache 30 set. 2009 ... A Divisão de Crimes contra a Fazenda Pública atuará em delitos praticados por ... da Divisão de Infrações contra a Saúde Pública do DPPC. ...
www.ssp.sp.gov.br/acoes/acoes_DPPC.aspx -
Em cache -
Similares Jurisprudência, legislação e doutrina sobre Crime contra a Saúde Pública. ... 18 de dezembro de 1993, e a delegacia de repressão aos crimes contra a saúde ...
www.jusbrasil.com.br/.../crime-contra-a-saude-publica -
Em cache -
Similares 11 dez. 2009 ... Denúncia a DRCCSP (Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Saúde Pública). Conforme deliberação da AGE de 09/12/09, orientamos aos ...
www.sinfaerj.org.br/artigos/materia.aspx?id_materia=64 -
Em cache de A Latina - Artigos relacionados
Serviço de Apoio Psicológico da instituição de saúde. Encaminhamentos externos: Delegacia Especializada de Crimes Contra a Mulher; ...
www.datasus.gov.br/.../violencia_contra_mulher.htm -
Em cache -
Similares 20 jul. 2005 ... Agora o estado do Paraná conta com uma delegacia especializada no combate aos crimes contra a saúde e acidentes de trabalho, ...
www.conjur.com.br/.../pr_cria_delegacia_combate_crime_saude -
Similares
2 comentários:
Para todos divulgarem ao máximo
Quando casos como esse acontece Alguns "advogados" pedem que se vá
registrar uma queix a em DP.
Em minha pesquisa descobri que nenhuma DP registra queixa contra seu
"Patrão"( que pode ser o Estado ,município ou União) A única delegacia
que poder registrar queixa comntra as tres esferas é a DELEGACIA DE
CRIMES CONTRAA SAÚDE, que no Rio está situada em:
Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Saúde Pública Endereço: Rua
Silvino Montenegro, nº 01 - Gamboa Telefone(s): (21) 3399-3248 /
3399-3695 / 3399- ...
rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,9118,00.html - Em cache - Similares
(outro estados procurem via Gogloe)
Depois com esse registro fica mais fácil abrir e gerar processo para
os competentes Advocacy.
NGB
ativismocontraaidstb.blogspot.com
Prezados Gestores e instâncias de Controle Social do SUS.
Estamos vivenciando há uma semana a falta de resolutividade da equipe do Hospital Federal do Andaraí no Rio de Janeiro.
Há uma semana (desde 10/01) a voluntária do GPV-RJ Darli Oliveira Pires vem sofrendo com o descaso e a falta de atendimento do mesmo, ficou em uma cadeira de rodas até sexta feira passada aguardando atendimento??? por intervenção da Gerência Municipal de DST/Aids do Rio foi encaminhada no final de semana para o repouso, mas continua sem diagnóstico (para a familia é reincidência de neurotoxoplasmose) e sem posição será internada ou transferida???
A familia está indignada pela falta de interesse da equipe do Hospital e pretende acionar juridicamente o Hospital tendo em vista o estado físico e emocional da usuária (uma humilhação para tentar conseguir atendimento). Ver e-mails abaixo.
É lamentável em mais um verão ver o nosso estado e a cidade maravilhosa diante de casos vergonhosos como este e que com certeza inviabilizam a viabilidade e a efetividade do SUS.
Esperamos com este e-mail convidar a todos para uma ampla reflexão sobre a Saúde que temos e a que deveríamos ter em nosso estado: Cade a central de regualção? cade a humanização e o acolhimento por parte da equipe de saúde? cade a produção de cuidado? cade o cumprimento com a Carta do usuário dos SUS? cade o cumprimento com os Direitos fundámentais das pessoas com o vírus da Aids?
LAMENTÁVEL FATOS COMO ESTE CONTINUAREM.
Marcio Villard
Coordenador do GPV-RJ
Postar um comentário