Grupo Otimismo de Apoio ao Portador de Hepatite
ONG - Registro n°.: 176.655 - RCPJ-RJ - CNPJ: 06.294.240/0001-22 - Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro (21) 4063.4567 - São Paulo (11) 3522.3154 (das 11.00 às 15.00 horas)
Agência de Notícias das Hepatites
Notícias nas Hepatites – 13/12/2010
O texto completo das notícias se encontra na página web www.hepato.com
Vacina da Hepatite A vetada pelo Presidente
O Projeto de Lei aprovado no Congresso, pelo qual passavam a ser disponibilizadas cinco vacinas gratuitamente, entre elas a da Hepatite A, foi vetado pelo Presidente Lula.
No último dia 30 de novembro as ONGs participantes do ENONG 2010 receberam Oficio do Diretor do Departamento DST/AIDS/Hepatites informando que “As Hepatites Virais são prioridade para o Ministério da Saúde como dito e reforçado pelos diretores e técnicos deste departamento presentes no respectivo evento”.
Passadas duas semanas, o Presidente Lula, por solicitação do Ministério da Saúde veta a introdução da vacina para prevenção da Hepatite A, uma velha reivindicação da sociedade civil com inúmeras promessas de que seriam implementadas, promessas pelo visto que se sabia não seria atendida.
Mais uma vez o ministério prefere tratar a doença e não a saúde, evitando que a doença se instale.
Assim, a prioridade do governo nas hepatites pode ser entendida “quando mais, melhor”, isto é, o sucesso das ações será medido pelo aumento no número de infectados.
Uma triste notícia!
O que influi na possibilidade de sucesso no tratamento da hepatite C?
Existem fatores condicionantes em cada indivíduo que podem aumentar ou reduzir a possibilidade de sucesso no tratamento da hepatite C utilizando o interferon peguilado e a ribavirina.
Cirrose e varizes no esôfago
As varizes esofágicas se formam como conseqüência da hipertensão portal (uma complicação progressiva da cirrose). A ruptura e o sangrado das varizes esofágicas são complicações graves da hipertensão portal e se não tratadas corretamente podem apresentar alta taxa de mortalidade.
O uso de fatores de crescimento consegue evitar a maioria das interrupções no tratamento da hepatite C
Um número significante de pacientes em tratamento da hepatite C interrompe o tratamento prematuramente. Os fatores que ocasionam as interrupções do tratamento do genótipo 1 antes de completar as 48 semanas são diferentes conforme o período em que acontece a interrupção.
Último apelo humanitário das associações de pacientes
Dr. Raymundo Paraná e Dr. Marcelo Simão Ferreira,
A hepatite C é uma doença muito perigosa por ser silenciosa.
Ficará mais perigosa ainda se as sociedades medicas de infectologia (SBI) e de hepatologia (SBH) continuarem a ficar silenciosas ante o absurdo da pretendida compra de somente um interferon peguilado pelo Departamento DST/AIDS/Hepatites e do fim de um responsável técnico de um programa especifico para hepatite C.
Caso as sociedades médicas não ofereçam seu apoio e solidariedade num momento crucial ante a autoritária atitude do Ministério da Saúde, os pacientes ficarão ainda mais vulneráveis e com menores chances de cura, praticamente abandonados a sua própria sorte. Fica registrado publicamente nosso último apelo humanitário.
Oficio protocolado na data de hoje no Departamento DST/AIDS e Hepatites Virais
Divulgação do Oficio protocolado no Departamento DST/AIDS e Hepatites Virais, assinado pelas organizações da sociedade civil, cobrando explicações claras e diretas do Dr. Dirceu Greco em relação ao fim do Programa de Hepatites e da pretendida compra de somente um interferon peguilado.
Medidas que estão sendo impostas de forma antidemocrática, sem discussão ou dialogo com todos os envolvidos e, que se concretizadas estarão prejudicando o atendimento dos infectados com as hepatites B e C.
Carlos Varaldo
hepato@hepato.com
www.hepato.com
IMPORTANTE ! Colabore com o Grupo Otimismo |
Sua contribuição é necessária para poder manter a divulgação de notícias. Colabore com aquilo que estiver a seu alcance.
O texto completo das notícias se encontra na página web www.hepato.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário