A Polícia Federal cumpriu nessa quarta-feira (01), 23 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, em dependências da RECEITA FEDERAL e da CASA DA MOEDA, na sede da empresa SICPA BRASIL INDUSTRIA DE TINTAS E SISTEMAS LTDA e em residências e escritórios de investigados.
As diligências ocorrem no bojo da OPERAÇÃO VÍCIOS, da Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros e Desvio de Recursos Públicos do Rio de Janeiro, que há quase dois anos vem investigando fraudes em um contrato de prestação de serviços cujo faturamento nos últimos seis anos ultrapassou a cifra de 6 bilhões de reais.
A investigação iniciou-se quando a Presidência da Casa da Moeda informou à Polícia Federal sobre a suspeita de que empregados da entidade estariam tentando direcionar procedimento licitatório para a recontratação da empresa SICPA.
A implantação do SICOBE iniciou-se no ano de 2008, durante o governo Lula, através de contrato firmado por inexigibilidade de licitação, mas as investigações levantaram indícios de que essa contratação foi fraudulentamente direcionada à empresa SICPA. Foram ainda colhidas evidências de que o novo processo licitatório para o SICOBE, realizado entre 2014 e 2015, durante o governo Dilma, também foi fraudado para beneficiar a mesma empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário