Nilo, a você um agradecimento
especial. Este é o texto que enviei para todos os amigos que
foram solidários comigo. Ficou grande para facebook, mas eu
achei importante colocar as lições aprendidas.
Bjs
Ana (email recebido em: 20 de dezembro de 2012 23:53)
Amigos, agradeço a atenção,
palavras de apoio
sugestões e incentivo, manifestado por vocês quando da
minha aflição na
busca de atendimento para minha tia Lozinda. Informo que hoje
dia 20 ela retornou
ao tratamento quimioterápico. Como toda dificuldade é seguida de
um
aprendizado, informo como procedi e aprendi.
Após enviar mensagem
aos amigos utilizando facebook e email, reuni algumas das
sugestões e saí em
campo. Enviei carta para o Globo (coluna de leitores) mas não
publicara (talvez
tenha enviado para a coluna errada). Liguei para a ANS
08007019656 onde solicitaram
a data da assinatura do plano com a UNIMED o que eu não soube
informar e
disseram que não fiscalizam operadora de saúde. Reclamei junto à
ouvidoria da
UNIMED através do site, sem retorno. Solicitei à central da
UNIMED 38613861 informação
sobre a liberação e fui informada que solicitações dos
tratamentos a serem
realizados nas unidades da operadora não são registrados no call
center,
devendo o contato ser feito na própria unidade onde o paciente
receberá o
medicamento. Ontem dia 19/12 às 8:05h escrevi para a referida
unidade da UNIMED
chamada Espaço para Viver Melhor informando que, tendo em vista
a demora na
liberação do atendimento estaria dando início a uma ação
judicial e comuniquei
também por telefone.
O plantão judiciário
funciona no Forum Central – Av Erasmo Braga 115 por 24h.
Entretanto das 18h às
11h, a entrada é pela rua D Manuel s/n nos fundo do prédio.
Ao entrar neste prédio
às 9:05h recebi um telefonema de uma funcionária da UNIMED
informando que a
autorização havia sido dada. Hoje fui levar Lozinda para ser
administrado o
medicamento no EPVM rua Pinheiro Guimarães 66 Botafogo.
Atendimento cuidadoso,
profissionais educados, horário respeitado, um bom acolhimento,
o que não
justifica a ausência do olhar atento da família.
Aprendi tb que, todo o
atendimento através da defensoria pública é gratuito desde que a
pessoa não
possua renda financeira para arcar com a ação judicial.
Entretanto para ter liminar para atendimento de urgência na área da saúde, é fundamental
apresentar
documentos que comprovem a renda do interessado e os custos com
cuidadores,
fisioterapeuta, plano de saúde e custo do medicamento
quimioterápico, o que nem
sempre é fácil porque as clínicas não fornecem por escrito. Tem
que pesquisar
no site do laboratório. Declaração do médico informando a
urgência na
administração do medicamento e da dificuldade de locomoção do
solicitante.
Descobri tb que o
Núcleo de Atendimento ao Idoso da Defensoria Pública funciona
agora na rua
Humberto de Campos 315- Leblon e o atendimento tem de ser
marcado pelo telefone
23326342 ou 23326343. Entra em recesso amanhã retornando dia 7
de janeiro de
2013. Não atende urgências.
Fica o meu aprendizado
e as informações para os amigos, pois sempre temos alguém para
atender.
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