CLIPPING
Saúde, Sexualidade & Afins
07/10/2013
Outubro Rosa - Alerte
sobre a prevenção e o diagnóstico precoce
do câncer de mama.
Perspicácia contra o câncer de mama
Correio Braziliense
Médicos e cientistas defendem que a batalha contra a doença ganhe uma
faceta estratégica. Segundo eles, é mais importante investir na prevenção e na
diferenciação dos tumores do que na precisão dos rastreamentos
A detecção
precoce de tumores na mama é a melhor estratégia para evitar a mortalidade pela
doença e a realização de procedimentos invasivos. Em alguns casos, também
preserva o paciente das debilitantes sessões de químio e radioterapia. O tema
esteve no foco de diversas pesquisas divulgadas, neste mês, no Congresso
Europeu de Câncer, em Amsterdã, na Holanda, e movimentou a comunidade médica e
científica. Novas técnicas para rastreamento genético ou por imagem são
avaliadas como promessa de exames mais precisos e precoces. Mas especialistas
reforçam que a tradicional mamografia a partir dos 40 anos ainda é o melhor
plano preventivo contra a doença.
O diretor da
Sociedade Brasileira de Mastologia, Guilherme Novita, pondera que o estudo
ainda é muito preliminar para ser avaliado como superior aos exames existentes
hoje. "Sim, é interessante um exame
que melhore o rastreamento, que detecte todos os cânceres. Mas o mais
interessante para o câncer de mama hoje não é isso." Segundo Novita,
são detectados 210 mil cânceres por ano nos Estados Unidos, sendo que 40 mil
culminam na morte dos pacientes. No Brasil, os número são, em média, 50 mil e
10 mil, respectivamente. "Qual é a moral da história? Tem casos que são
curados, casos que são incuráveis e outros que nunca matariam a pessoa
independentemente de ela ter descoberto ou não. A pessoa teria que viver 300
anos para morrer desse tumor."
Risco genético - Uma segunda forma de prevenção é reservada a
apenas 15% dos casos de câncer de mama: o rastreamento genético. O procedimento
ficou famoso após o relato da atriz hollywoodiana Angelina Jolie, que, em
junho, anunciou ter se submetido a uma dupla mastectomia (retirada de ambos os
seios) ao ter a confirmação da herança genética de mutações com altíssimo risco
para o desenvolvimento do mal. "Todo
câncer de mama é de origem genética. Tem que haver um dano genético para que
ele comece e efetivamente cresça, o que é diferente de ser hereditário",
explica Rodrigo Pepe, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia e
chefe do Serviço de Mastologia do Hospital de Base de Brasília.
Campanha internacional - O movimento popular Outubro Rosa é internacional. Em qualquer lugar do mundo, a
iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina. O
rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 40
anos, a mamografia. O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres.
Somente em 2011, a doença fez 13.225 vítimas no Brasil.
Caminhar reduz o risco de câncer de mama
BBC Brasil
Mulheres na pós-menopausa que andam uma hora por
dia podem reduzir significamente o risco de sofrerem de câncer de mama, segundo
um estudo. O relatório, que acompanhou 73.000 mulheres por 17 anos descobriu
que andar sete horas durante uma semana diminui os riscos de contrair a doença.
A equipe da Sociedade Americana do Câncer afirmou
que essa foi a primeira vez que a redução de riscos foi especificamente ligada
à caminhada. Especialistas britânicos disseram que o estudo é uma evidência de
que o estilo de vida influencia o risco para o câncer.
Uma pesquisa recente da organização beneficente
Ramblers mostrou que um quarto dos adultos anda mais de uma hora por semana.
Manter uma rotina de atividades físicas é um fator conhecido na redução do
risco de se contrair diversos tipos de câncer. Este estudo, publicado na
revista científica Cancer Epidemiology,
Biomarkers & Prevention, acompanhou 73.614 mulheres com idades entre 50
e 74 anos recrutadas pela Sociedade
Americana do Câncer entre 1992 e 1993 para monitorar a incidência do
câncer.
Elas responderam questionários sobre sua saúde e a respeito de quanto
tempo permaneciam ativas e participando de atividades como caminhar, nadar e
fazer exercícios aeróbicos. Elas também registraram quanto tempo ficavam
sentadas assistindo televisão ou lendo.
A baronesa Delyth Morgan, executive-chefe da
Campanha Contra o Câncer de Mama afirmou: 'Este estudo adiciona mais evidências
de que nossas escolhas de estilo de vida podem influenciar o risco de câncer de
mama e mostra que mesmo mudanças pequenas incorporadas às nossas atividades
cotidianas podem fazer a diferença.' 'O desafio agora é saber como
transformamos essas descobertas em ação e como identificamos outras mudanças de
estilo de vida sustentáveis que nos ajudarão a prevenir o câncer de mama.'
Atendimento de câncer muda por causa de prazo
Correio Braziliense
Lei que determina que o tratamento da doença tem de começar em até 60
dias após o diagnóstico faz ministério alterar regras. Especialistas temem
retrocessos na assistência
Para tentar cumprir a lei que estabeleceu prazo
máximo de 60 dias entre o diagnóstico de câncer e o início do tratamento, o
Ministério da Saúde modificará as regras que organizam o sistema de
atendimento, estabelecidas na Portaria 741, de 2005. O texto com as alterações,
elaborado discretamente por um grupo de trabalho da pasta, pegou especialistas
da área de surpresa, ao ser publicado no Diário Oficial da União em agosto
passado. Com o prazo para apresentar sugestões finalizado no último dia 13,
profissionais de oncologia estão apreensivos com a redação final que o ministro
Alexandre Padilha publicará em breve. O risco, segundo eles, é de grave
retrocesso na assistência prestada ao paciente do Sistema Único da Saúde (SUS).
Uma das críticas veio da Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC). A
entidade se posicionou contra dispositivo do texto apresentado pelo governo
federal que dispensa o cirurgião oncológico da equipe das Unidades de
Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons) — hospitais menos completos que os Centros de Assistência de Alta
Complexidade em Oncologia (Cacons). Juntos, Cacons e Unacons formam a rede de
atendimento no país. "Não podemos entender porque colocar essa modificação
no momento em que todas as grandes instituições de câncer no mundo mostram que,
depois do estágio da doença, o segundo fator prognóstico é o cancerologista
cirúrgico. Uma cirurgia bem feita implica em maior chance de cura e menor
necessidade de tratamentos mais caros", indigna-se Robson Freitas de
Moura, presidente da SBC.
Presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia
Clínica, Anderson Silvestrini concorda. E aponta outra preocupação. Segundo
ele, as modificações propostas pelo ministério farão com que o acesso a exames de imagem fundamentais
para o tratamento se tornem mais restrito. "Abre de forma mais
enfática a possibilidade de unidades de grande porte, como Cacons, não terem
determinados equipamentos, de poderem terceirizar alguns serviços, como
endoscopoias, anatomia patológica, imunologia geral. Isso compromete o
atendimento. Muitas vezes o médico precisa dos resultados para escolher a base
do tratamento, qual medicamento, em que dosagem", afirma o especialista.
Ele acredita que as alterações também poderão acarretar prejuízos para o
desenvolvimento da pesquisa e da formação na área da oncologia no país. "Quanto mais você trata, mais
conhece da doença. Se pulveriza muito o serviço, pode não ter um atendimento
tão bom." Ao comparar o texto sugerido pelo Ministério da Saúde com a
portaria que será modificada, implementada na época do ministro José Gomes
Temporão, Silvestrini lamenta tanto em termos de conteúdo quanto de processo.
"A redação de 2005 é resultado de uma ampla discussão. Os especialistas
foram chamados para contribuir, deram seu posicionamento. A portaria ficou
muito equilibrada. Dessa vez, o prazo para discussão foi muito curto. Será que
precisa realmente mudar o texto em vigor ou precisa melhorar a estrutura e o
financiamento da saúde?", questiona o oncologista. Moura, presidente da
SBC, é ainda mais enfático na crítica. "Esse
ministro tem mania de fazer tudo caladinho e depois apresentar a surpresa. É
lamentável. Vamos oferecer ao paciente do SUS medicina de segunda categoria,
sob o lema de que é melhor atender mal do que não atender?", pergunta.
384 mil Quantidade de novos casos em
2013, exceto câncer de pele
179 mil Média anual
de mortes por câncer
518 mil Internações
por câncer em 2012
Mal-estar no Inca
Correio Braziliense
O conselho consultivo do Instituto Nacional do
Câncer (Inca) — formado por profissionais do órgão que é referência na política
oncológica do país e por representantes das sociedades médicas — também não
ficou satisfeito com as mudanças propostas pelo Ministério da Saúde na rede de
atenção oncológica. Como o instituto
está ligado à pasta, nenhum integrante é autorizado a falar sobre o assunto.
Informalmente, porém, afirmam que pouco ou quase nada das sugestões
encaminhadas ao Ministério da Saúde, ainda no ano passado, foi adotado no
documento colocado recentemente em consulta pública.
Carla Macedo, que é membro do conselho do Inca como
representante da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica, confirma o
descontentamento. Trabalhamos muito nisso, fizemos um dossiê com as sugestões,
mas as mudanças apresentadas ficaram aquém do que havia sido aconselhado.
Reescrevemos e mandamos de novo, quando se abriu a consulta ao texto",
destaca. O Ministério da Saúde informou,
por meio" da assessoria de imprensa, que não se manifestaria sobre
as" mudanças na portaria, uma vez que o grupo de trabalho que elabora o novo texto ainda não finalizou a
tarefa.”
Um modelo ainda mal utilizado
Carta Capital
A passos
lentos. Os resultados das PPPs ainda são modestos, diz Aurélio, da PUC-SP.
Cristiana Fortini, da UFMG, destacou a experiência da prefeitura de BH
Debate. Para
Ciro Gomes, secretário de Saúde do Ceará, o setor é o principal problema do
País. O ministro Alexandre Padilha, defende um uso mais eficiente do poder de
compra do Estado brasileiro
Recursos. Da saúde às rodovias, as PPPs têm um longo
caminho pela frente
O gargalo na
área da saúde não está na falta de recursos financeiros, mas na incapacidade
dos municípios de sugerir e formatar projetos. Quem garante é o ministro da
Saúde, Alexandre Padilha, um dos painelistas do 1º Fórum Nacional de Direito e
Infraestrutura. Padilha afirma que os investimentos no setor quase duplicaram,
entre 2003 e 2012, passando de 244,8 bilhões de reais para 407,1 bilhões de
reais.
"A
saúde é uma atividade econômica fundamental para um país que quer ser
rico", diz. "Cerca de 30% do esforço de inovação em pesquisa e
desenvolvimento, no Brasil, estão nessa área." O uso de parcerias
público-privadas (PPPs) para viabilizar projetos de interesse do governo na
saúde e em outros setores estratégicos do País também foi discutido no evento.
Segundo
Padilha, a maior "obra" do segmento no Brasil, o Sistema Único de
Saúde (SUS), tem números generosos, mas ainda está em construção. Considerado
uma das maiores redes públicas do mundo, com mais de 530 milhões de consultas
médicas ao ano, o programado governo conseguiu índices importantes, como 32,8
milhões de procedimentos oncológicos entre 2010 e 2012, e colou no País o selo
de referência mundial em transplantes - 95% das cirurgias do gênero são realizadas
pelo SUS.
Mas, para o ministro, falta
profissionalização na gestão do cuidado básico.
"Não é
possível exigir o mesmo grau de competências e metas a serem cumpridas em todos
os estados em um país tão desigual", diz. "Precisamos de um controle
inspirado na lei de responsabilidade fiscal." Para ele, a norma permitiria
maior profissionalização do SUS com a definição de metas e a responsabilização
dos agentes públicos, caso os planos não fossem cumpridos.
Outra
questão a ser resolvida é o "déficit comercial" do SUS, estimado em
mais de 12 bilhões de dólares. "O Brasil é o segundo país que mais compra
equipamentos hospitalares no mundo, de itens que vão do leito às máquinas de
tomografia." A saída, segundo Padilha, é investir na inovação e em
produção local.
O programa
de Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), criado há quatro anos entre
laboratórios farmacêuticos públicos e privados, começa a apontar resultados. A
partir de mudanças na Lei 8.666, que estabelece critérios para compras governamentais,
o projeto entrega uma economia anual de 3 bilhões de reais no Orçamento
federal. Há 88 contratos de PDP em vigor, envolvendo 70 laboratórios, sendo 17
públicos e 53 privados. Os acordos permitem a transferência de tecnologia na
fabricação de 64 medicamentos e mais seis vacinas usados no SUS.
Para Ciro
Gomes, secretário de Saúde do estado do Ceará, a saúde pública continua sendo o
principal problema nacional. "Há um colapso nas áreas de emergência dos
hospitais", diz Gomes. "Também devemos combater a corrupção
generalizada na área."
Um dos
planos do governo cearense para minimizar problemas no setor é investir em PPPs.
Está em finalização projeto para um novo hospital, com 600 leitos, na Região
Metropolitana de Fortaleza, com investimentos estimados em400 milhões de reais,
e mais 7 milhões de reais ao mês, durante a operação.
Segundo
Cristiana Fortini, professora de Direito da Universidade Federal de Minas
Gerais (UFMG) e controladora-geral do município de Belo Horizonte, cidade
considerada um exemplo no desenvolvimento de PPPs, é preciso levar equilíbrio
financeiro aos contratos mistos. "Esse modelo de negócio nasceu por causa
da necessidade de atrair capital privado para projetos do governo", diz.
"Mas a administração pública não precisa salvaguardar as empresas de todos
os possíveis prejuízos das obras. É possível repartir os riscos entre as
partes." Cristiana afirma que o governo pode se responsabilizar por
atrasos na expedição de licenças e nas desapropriações de terrenos, enquanto as
empreiteiras tomam conta de tarefas como greve de empregados, custo de
equipamentos ou questões relacionadas à fundação das obras. Com a divisão do
ônus, é possível que as licitações sejam mais concorridas. "Uma licitação
deserta é igual à noiva esperando, sozinha, no altar", compara.
As formas de
remuneração e o retorno financeiro dos contratos também devem ser justos para
os dois lados, segundo Christian Fernandes Gomes da Rosa, especialista em
direito econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). "Deve-se favorecer a
atratividade para todos os parceiros do negócio", diz. "E a relação
entre as condições de ganho e os riscos financeiros de um empreendimento que
vai definir o interesse por uma PPP."
Em Minas
Gerais, o governo estadual finaliza uma PPP para a concessão do Aeroporto
Regional da Zona da Mata, na região de Ju iz de Fora. O projeto está em
consulta pública e o edital da licitação é estimado em 188,9 milhões de reais.
Como o terminal é de porte menor, foi criado um modelo de compartilhamento de
risco para atrair investidores. Caso a projeção de demanda pensada no edital
caia ao longo do contrato, o estado entrará com um valor maior de
contrapartida. Mas, se a demanda for maior, o governo também receberá mais
dinheiro.
Para Bruno
Aurélio, mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
(PUC/SP), apesar de existirem há dez anos, as PPPs ainda não tiveram seus
resultados devidamente comprovados. Entre 2011 e 2013, chegaram ao mercado 80
Procedimentos de Manifestação de Interesse (PMI), documentos em que as empresas
demonstram intenção de participar de uma PPP, por meio da elaboração de estudos
de viabilidade. "Do total, 20 tornaram-se consultas públicas, nove viraram
licitações e somente quatro foram realmente assinados", diz.
"Há um colapso nas áreas de
emergência dos hospitais", diz Ciro Gomes. E a corrupção "é
generalizada."
Remédio aqui (Felipe Patury)
O acordo de
união tarifária que o Brasil negocia com a União Europeia previa a abertura
total dos mercados de saúde público e privado. O Ministério da Saúde vetou o
trecho que incluía a área pública. Caso contrário, perderiam o sentido os
acordos feitos pelo governo com laboratórios estrangeiros para transferir
tecnologia e produzir no Brasil medicamentos novos e mais caros.
Com mais força (Radar)
Alexandre Padilha está trabalhando para que a
Agência Nacional de Saúde Suplementar amplie o escopo de sua atuação. Assim,
além de fiscalizar os planos de saúde, a agência controlará toda a cadeia de
saúde privada (hospitais, medicina diagnóstica etc.)
Ricardo Boechat:
Política -
Língua solta
Enquanto
espera um novo julgamento por formação de quadrilha no STF, José Dirceu olha a
cena política e diz a petistas que vê mudanças no horizonte. Segundo o
ex-ministro de Lula, o eleitor vai escolher candidatos a governador em 2014
compromissados com causas específicas como Educação, Segurança Pública e Saúde.
Para ele, ao contrário do passado, o culto à personalidade não terá reflexo nas
urnas.
Bancos -
Silêncio total
Iniciadas em
junho, as manifestações de rua já resultaram em diversos atos de vandalismo
contra agências bancárias. Contudo, HSBC, Itaú-Unibanco, Bradesco, Santander,
Banco do Brasil, Caixa Econômica e a própria Febraban evitam informar o total
do prejuízo. Qual a razão? A que o leitor imaginar.
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