Informações: http://www.mulheresaxe.
Representantes de movimentos LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) vão se reunir no dia 19 de fevereiro, um sábado, para dois eventos na avenida Paulista.
À s 14h, eles irão se concentrar no vão livre do Masp para comemorar a ampliação do Disque 100, serviço telefônico que passará a receber também denúncias contra casos de homofobia. O evento terá a presença de Maria do Rosário, ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
Em seguida, às 15h, os militantes se concentrarão na Praça do Ciclista, no início da avenida Paulista, para saírem em marcha, às 16h. Organizado pelo grupo Ato Anti-Homofobia, o protesto vai defender a aprovação do projeto de lei 122/06, que criminaliza a homofobia e deve voltar a tramitar no Senado após arquivamento.
A marcha tem o apoio da Frente Paulista Contra a Homofobia, criada em 22 de dezembro e que conta com movimentos sociais e representantes da OAB, da prefeitura e do governo de São Paulo.
No sábado dia 12, às 15h, militantes participam também do Piquenique pelo Mesmo Amor, no parque Ibirapuera (zona sul). Já realizado em outras cidades do mundo, é a primeira vez que o evento ocorrerá em São Paulo
MARÇO
II Seminário Educação, Sexualidade, Gênero e Diversidade
De: 30 de março a 04 de abril na UFRJ
A Universidade Federal do Rio de Janeiro, através do Projeto Diversidade Sexual na Escola, vinculado ao Programa Papo Cabeça, realiza, nos dias 30 e 31 de março e 01 de abril de 2011, a segunda edição do Seminário Educação, Sexualidade Gênero e Diversidade. Desta vez o evento será voltado exclusivamente a representantes de secretarias de educação, de programas e projetos governamentais e membros de organizações da sociedade civil que trabalham no campo da diversidade, direitos humanos, direitos sexuais, sexualidade e gênero. A idéia do evento é articular o setor público e a sociedade civil organizada para reforçar e construir políticas públicas e ações sociais que promovam o reconhecimento da diversidade, da igualdade e da diferença no que diz respeito à sexualidade e ao gênero. O objetivo é que seminário se torne um espaço de troca e de aprendizado, tanto para as organizações sociais e para os gestores públicos, quanto para a própria universidade. A programação vai contar com espaços de formação, debate e articulação, onde serão discutidos temas como discriminação, violência, sexismo e heteronormatividade, currículo e práticas pedagógicas, legislação e políticas públicas.
Inscrições até 21 de fevereiro de 2011 no endereço:
http://www.diversidade.
A Revista Brasileira de Ciência Política está aceitando artigos sobre “Mídia, Política e Democracia” e “Aborto”. Mais informações: http://www.rbcp.unb.br/index.
México - V ENCUENTRO NACIONAL DE INVESTIGACIONES SOBRE MUJERES Y PERSPECTIVA DE GÉNERO
Evento que se realizará los días 24 y 25 de Marzo del 2011 en la ciudad de Zacatecas, Zac. La inscripción de ponencias quedará abierta desde el jueves 4 de noviembre del 2010 hasta el viernes 18 de Febrero del 2011 a las 5:00 p.m.
http://www.
ENAMB 2011 - A Articulação de Mulheres Brasileiras realizará em Brasília, no Centro Comunitário da UnB seu próximo Encontro Nacional - entre 31 de março e 3 de abril de 2011.Para fortalecer os debates preparatórios, a Comissão de Metodologia divulga Documento de Mobilização. Baixe aqui | Veja no blog do Enamb as atividades nos Estados
Inscrições para o Prêmio Simone Borges Felipe: Abraçando o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Inscrições até 18 de março de 2011
Concurso promovido pela Secretaria Nacional de Justiça, do Ministério da Justiça, em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) - O Prêmio Simone Borges tem como objetivo estimular a reflexão e a pesquisa, bem como divulgar conhecimento e experiências exitosas sobre o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Quem pode participar:
- Núcleos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Postos Avançados de Recepção a Brasileiros (as) Deportados (as) e Não Admitidos (as). Podem participar pessoas físicas, brasileiras ou estrangeiras, que trabalhem nos respectivos núcleos e postos;
- Serviços Públicos de Atendimento às Vítimas de Tráfico de Pessoas. Podem participar pessoas físicas, brasileiras ou estrangeiras, que trabalhem nos respectivos serviços; e
- “Organizações da Sociedade Civil” com atuação específica na área do enfrentamento ao tráfico de pessoas. Podem participar pessoas físicas, brasileiras ou estrangeiras, que demonstrem seu vínculo por meio de certificado expedido pela organização, especificando as funções exercidas. Para mais informações, acesse www.mj.gov.br/traficodepessoas
II Prêmio Libertas: Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
O Prêmio, que está em sua 2ª edição, tem por finalidade promover uma reflexão no meio acadêmico sobre as diversas finalidades do tráfico de pessoas, estimulando a realização de pesquisas a fim de incorporá-las como subsídios para a elaboração de políticas públicas efetivas e condizentes com a realidade do tráfico de pessoas no Brasil. Visando proteger os direitos humanos por meio da prevenção e repressão ao tráfico de pessoas, responsabilização dos autores e atenção às vítimas, a Secretaria Nacional de Justiça, do Ministério da Justiça, em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), criou o Prêmio Libertas: Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Quem pode participar:
Estudantes de Graduação, Graduados e População em Geral. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de março de 2011. Para mais informações, acesse www.mj.gov.br/traficodepessoas
Congresso Nacional de Direito Homoafetivo
promovido pela OAB/RJ, ocorrerá no Rio de Janeiro nos dias 23, 24 e 25 de março.
Na mesma oportunidade, será lançada a obra coletiva Diversidade Sexual e Direito Homoafetivo.
www.direitohomoafetivo.com.br
ABRIL
9º Congresso Internacional de Direito Constitucional em Natal - RN
Informações: http://www.congressosebec.com.
V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde http://www.
O V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde será realizado de 17 e 20 de abril de 2011, no Campus da Cidade Universitária da Universidade de São Paulo e terá como tema central “O lugar das Ciências Sociais e Humanas no campo da Saúde Coletiva”. O evento pretende reunir pesquisadores, docentes e estudantes de pós-graduação e graduação nas áreas de ciências humanas e sociais voltadas para a saúde, incentivando o debate, a reflexão e o enfrentamento dos desafios teóricos e práticos colocados para esta área no contexto contemporâneo. Realizado pela ABRASCO, o Congresso conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).
Nesse encontro serão articuladas as atividades:
GT 13 - Masculinidade, Saúde e Produção de Cuidado
Coordenadores: Márcia Thereza Couto Falcão - Universidade de São Paulo; Russell Parry Scott - UFPE; Wagner dos Santos Figueiredo - UFSCar e a mesa redonda intitulada Masculinidades na perspectiva de gênero: tensões, desafios e possibilidades e, irá contar com a participação de: Romeu Gomes (IFF/RJ), Margareth Arilha (NEPO-UNICAMP; CCR) e Jorge Lyra (Instituto Papai) – palestrante e debatedor
MAIO
Workshop Internacional com Jean Malpas
13 e 14 de maio de 2011 no Rio de Janeiro
Realização: Instituto Noos
http://www.noos.org.br/cursos/
JUNHO
I Congreso Internacional Universitario: Géneros, Feminismos y Diversidades (GEFEDI)
Em Costa Rica entre os dias 20 a 24 de junho. Inscrições até o dia 30 de abril
Informações: http://www.gefedi.una.ac.cr/
JULHO
IX Reunião de Antropologia do Mercosul, "Culturas, Encontros e Desigualdades", em Curitiba, no campus da Universidade Federal do Paraná, entre os dias 10 e 13 de julho de 2011.
Informações: http://www.ram2011.org/
GT na Reunião de Antropologia do Mercosul (RAM) que ocorrerá na UFPR, em Curitiba, de 10 a 13 de julho de 2011.
GT02 - Aborto: práticas, discursos e significados
Rozeli Maria Porto (UFRN)
Flavia de Mattos Motta (UDESC)
Susana Rostagnol (Universidad de la República - Uruguay)
O aborto, tema cuja discussão envolve aspectos éticos, jurídicos, morais e religiosos, ocupa, neste momento, posição de destaque nas agendas políticas dos países do MERCOSUL. Na academia, o tema tem sido objeto de investigação de vários campos disciplinares, notadamente nos estudos contemporâneos sobre relações de gênero e feminismo. A antropologia tem abordado a temática do aborto desde múltiplas dimensões. Nosso objetivo é propor uma agenda de discussão sobre aborto, considerando os avanços e os desafios a serem enfrentados, articulando dimensões do fenômeno nos mais diversos eixos temáticos: saúde e direitos reprodutivos; Tecnologias Reprodutivas; Aspectos jurídicos, religiosos e bioéticos, campo político, violência sexual, anomalias graves, perspectivas masculinas, estado laico.
AGOSTO
Seminários: Corpo, Gênero e Sexualidade
25 a 27 de agosto na FURG - Rio Grande - RS
Informações: http://www.
NOVEMBRO
54º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia
Em Curitiba, Paraná, de 12 a 15 de novembro
Informações: http://www.febrasgo.org.br/
XII Encuentro Feminista latinoamericano y del Caribe
Bogotá, noviembre 23-26 de 2011
Informações: http://12encuentrofeminista.
DEZEMBRO
III Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres 12 a 15 de dezembro, com a participação de três mil mulheres
Informações: http://www.sepm.gov.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário