15/09/2010 - 10h30
Exposição já passou por São Paulo e chega ao Rio de Janeiro no dia 28 de setembro
"Descobri que minha mãe era portadora de HIV dois dias antes de sua morte."
Assim começa um dos dez depoimentos reunidos em "O Livro da Vida", obra editada pela Fundação Keith Haring que traz, além das histórias de pessoas reais que convivem com a aids, informações sobre a prevenção e o tratamento da doença.
Depois de ser distribuída na exposição "Selected Works" em São Paulo, entre 31 de julho a 5 de setembro, a obra bilíngue (em inglês e português) será distribuida gratuitamente no Rio de Janeiro.
O livro começa contando um pouco da história de Haring, artista gráfico americano que dá nome à fundação, e detalha a carreira de sucesso do ícone da cultura pop art dos anos 80, incluindo relatos de quando se descobriu portador do vírus. Ele morreu há 20 anos.
Sharon Battat, curadora da exposição no Brasil, disse à Folha de S.Paulo que teve a ideia de organizar o livro quando ouviu a história de um portador do vírus cujo depoimento também foi incluído no trabalho. "Nós buscávamos uma forma de conscientizar as pessoas que viessem à exposição sobre o estigma de quem carrega o vírus", comentou Battat. "Essa foi a forma mais impactante que encontramos de fazer isso".
Além dos depoimentos -três deles de brasileiros- o livro tem ilustrações feitas pelo artista e tira dúvidas sobre as formas de contágio. Há informações sobre o uso correto da camisinha e locais para fazer diagnóstico.
"É o tipo de ação social de que Keith certamente se orgulharia", completa Sharon.
A exposição chega ao Rio de Janeiro no dia 28 de setembro e fica em cartaz até 14 de novembro, na Caixa Cultural, al. Almirante Barroso, 25, tel. 0/xx/21 2544-4080. A entrada é franca.
Fonte: Folha de S.Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário