Clipping | DST.AIDS HEPATITES VIRAIS |
PANTANALNEWS | SAÚDE
AIDS | DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS
25/03/2010
25/03/2010 - Identificar gestantes com HIV é importante para a prevenção do feto
Em 2015, o mundo pode alcançar a erradicação virtual da infecção pelo vírus da AIDS na chamada transmissão vertical, ou seja, período de gestação, parto ou aleitamento. A informação foi divulgada este mês pelo Fundo Global de Luta Contra a AIDS.
O fato da erradicação virtual acontece quando os índices de contaminação são menores que 1%. No entanto, o Ministério da Saúde diante da atual realidade que é 6,8% de contaminação, não acredita essa possibilidade para o país.
Pelo menos 10.194 crianças com idade de cinco anos foram infectadas pela forma vertical no Brasil. Totalizando mulheres diagnosticadas e não diagnosticadas com o vírus, a avaliação é que 12 mil grávidas de uma quantia de 2,5 milhões por ano apresentem o HIV.
Segundo o assessor técnico do DEPARTAMENTO DE DST, AIDS e Hepatites Virais, Marcelo Freitas, o maior problema brasileiro na erradicação da transmissão está na questão do diagnóstico. Ele revela que mais de 90% das mulheres atendidas na rede de atenção básica chegam a fazer o pré-natal, mas 40% delas não passam pela testagem que identifica o vírus.
Para a fisioterapeuta e tutora do Portal Educação, Tatiana Leme, detectar o HIV em gestantes é muito importante para prevenir a infecção do feto durante o período gestacional. "Os trabalhos devem ser intensificados para que possamos fazer parte das previsões feitas pelo Fundo Global de Luta Contra a AIDS", diz a tutora.
Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Inclua algum cometário: