Páginas

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Infeção pelo HIV associada a um aumento de cirurgias às cataratas


GAPA - SC
GRUPO DE APOIO À PREVENÇÃO DA AIDS
CNPJ/MF 80.152.358/0001-79
Registro de Utilidade Pública Municipal - Lei 3.840/88
Registro de Utilidade Pública Estadual - Lei 7.361/88
Registro de Utilidade Pública Federal - Lei 1.117/92




Projeto Socializando Informação
Gapa-SC
Rua Felipe Schmidt, 882 Centro - Florianópolis -SC.
Tel.:3222-1510
E-mail: gapasc@hotmail.com/ronamotta@hotmail.com



catarata


Infeção pelo VIH associada a um aumento de cirurgias às cataratas Michael Carter Published: 28 November 2011 De acordo com um estudo dinamarquês, publicado no Clinical Infectious Diseases, os doentes seropositivos para a infeção pelo VIH têm significativamente mais hipóteses de ser submetidos a cirurgia para remoção de cataratas oculares.

Uma baixa contagem de células CD4, antes e depois do início da Terapêutica Antirretroviral (TAR) foi associada ao aparecimento de cataratas mas não houve nenhuma evidência de que algum medicamento antirretroviral estivesse individualmente associado a um risco mais elevado desta doença. As cataratas são opacidades que se desenvolvem no cristalino do olho, seja como resultado do envelhecimento, seja como consequência a longo prazo de infeções virais e inflamações oculares.

O tratamento a longo prazo com corticosteroides pode igualmente elevar o risco de desenvolvimento de catarata. Os investigadores sugerem que as cataratas pode ser uma das “doenças do envelhecimento” associadas ao VIH.

Acrescentam que os médicos devem estar cientes desta condição, “contudo, tendo em conta o nível do excesso de risco não parece haver indicação para exames oftalmológicos especiais ou alterações nos esquemas terapêuticos.” Os avanços no tratamento e nos cuidados resultaram em melhorias dramáticas na esperança de vida dos doentes com VIH.

No entanto, esta expectativa continua ser menor nos doentes seropositivos para a infeção pelo VIH do que na população em geral. Isto deve-se parcialmente ao facto de os doentes infetados com VIH terem um risco aumentado das chamadas doenças de envelhecimento, por exemplo doença cardiovascular, problemas renais e hepáticos, osteoporose e alguns tipos de cancro(CÂNCER). As razões exatas para isto são controversas, mas podem incluir supressão imunitária, os efeitos inflamatórios do VIH, coinfecções, fatores de estilo de vida e efeitos secundários de alguns medicamentos antirretrovirais.

As cataratas são bem reconhecidas como uma doença de uma idade mais avançada e os investigadores dinamarqueses quiseram verificar se ocorria com maior frequência nos doentes seropositivos do que na população geral. A amostra do estudo incluiu 5 315 doentes na coorte nacional de seropositivos da Dinamarca.

Cada doente foi comparado com 10 pessoas seronegativas, do mesmo sexo e da mesma faixa etária, entre a população dinamarquesa. Os investigadores compararam a incidência de cirurgias às cataratas entre a população seropositiva e seronegativa. Conduziram também uma série de análises para verificar se havia alguns fatores associados com a formação de cataratas nos doentes seropositivos.

Três quartos dos doentes seropositivos eram homens com idade média de 37 anos. As pessoas seropositivas contribuíram com um total de 44 561 pessoas/ano de seguimento e a população de controle contribuiu com 555 902 pessoas/ano.

As cirurgias às cataratas foram realizadas em 90 (1,7%) doentes seropositivos e 718 (1,4%) do grupo de controlo. A doença ocular que pode predispor uma pessoa às cataratas foi detetada em 252 (5%) dos doentes com infeção pelo VIH e 494 (1%) das pessoas seronegativas.

No geral, os investigadores encontraram um risco mais elevado de cirurgia às cataratas na população seropositiva comparada com os controlos (IRR = 1,87%; 95% CI, 1,50-2,33).

Uma contagem de células CD4 abaixo das 200/mm3 foi associada a um risco aumentado de cirurgia às cataratas tanto antes (IRR = 3,11; 95% CI, 1,26-7,63) como depois (IRR = 4,74; 95% CI, 2,60-8,62) de iniciar o tratamento.

A comparação com os controles seronegativos demostrou que as pessoas infetadas tratadas com medicamentos antirretrovirais e contagem de células CD4 abaixo das 200 cópias tinham também um risco significativamente aumentado de serem operadas às cataratas (IRR = 1,87; 95% CI, 1,46-2,39).

Contudo, não houve evidência de que algum medicamento antirretroviral aumentasse o risco de catarata.

 “Este estudo relacionou um risco mais elevado de cirurgia de cataratas em pessoas infetadas pelo VIH, comparadas com pessoas do mesmo sexo e idade na coorte de pessoas não infetadas, comentam os investigadores. “Embora o risco de doença ocular que predisponha ao aparecimento de cataratas seja mais elevado nas pessoas infetadas pelo VIH, concluímos que o risco de cirurgia às cataratas não se devia simplesmente à elevada ocorrência de tais eventos”.

Eles realçam que uma contagem de células CD4 abaixo das 200/mm3 parece estar associada a um risco especialmente aumentado de aparecimento de cataratas independentemente da utilização de medicação antirretroviral, acrescentando que não foi observado um excesso de risco significativo após o início de abacavir, tenofovir, Inibidores da Protease, ou INNTR.
O aparente risco aumentado era visível em todas as faixas etárias acima dos 35 anos de idade.
Os investigadores não têm certezas sobre as razões exatas pela qual a infeção pelo VH está associada com um aumento do risco de cataratas.
A doença ocular foi considerada como uma causa possível, bem como os efeitos secundários provocados pelos medicamentos antirretrovirais.

Contudo, eles acrescentam que a utilização da terapêutica antirretroviral “também pode ser indicador de uma população com um risco acrescido de desenvolvimento de uma doença mais do que a indicação de efeitos tóxicos a nível ocular induzidos pela Terapêutica Antirretroviral Altamente Eficaz (HAART, em inglês).”

Os investigadores concluem que a infecção pelo VIH tem sido associada a um aumento de risco de doença cardiovascular e outras doenças de envelhecimento, e o envelhecimento precoce na população infetada pelo VIH não pode ser excluído como uma das razões possíveis da explicação.

Referência: Rasmussen LD et al. Risk of cataract surgery in HIV-infected individuals: a Danish nationwide population-based cohort study. Clin Infect Dis, doi: 10.1093/cid/cir675, 2011 (clique aqui para aceder gratuitamente ao abstract).

O que é o complexo demencial da AIDS?

GAPA GRUPO DE APOIO À PREVENÇÃO DA AIDS


CNPJ/MF 80.152.358/0001-79
Registro de Utilidade Publica Municipal – Lei 3.840/88
Registro de Utilidade Pública. Estadual – Lei 7.361/88
Registro de Utilidade  Pública. Federal – Lei 1.117/92

Projeto Socializando Informação
Gapa-SC
Rua Felipe Schmidt, 882 Centro - Florianópolis -SC.
Tel.:3222-1510
E-mail: gapasc@hotmail.com/ronamotta@hotmail.com



O que é o complexo demencial da AIDS, quais suas manifestações e como melhor abordá-lo?


A demência associada à AIDS (DAA) - também denominada complexo demencial da AIDS ou encefalite subaguda - é causada pela infecção pelo HIV em nível de SNC, evidenciada por diferentes técnicas de detecção viral. As células mais freqüentemente infectadas são os macrófagos e as células multinucleadas derivadas dos macrófagos. É importante notar que os neurônios são pouco infectados pelo vírus. Estas células infectadas aparecem com mais freqüência em nível subcortical.
A patogênese da demência ainda é discutida mas a imunossupressão parece ser necessária para seu desenvolvimento. Provavelmente a lesão celular é devida a dois mecanismos: a ação citotóxica direta do HIV e a lesão indireta através de produtos liberados pelos macrófagos infectados pelo vírus.
A Prevalência da DAA é estimada pelo CDC em 7%. Em adultos, ela cresce com a idade. McArthur e col. encontraram uma incidência anual de 7% em homossexuais masculinos com AIDS. Fatores de risco para a DAA são: anemia, sintomas constitucionais, imunodeficiência e baixo peso, sugerindo que são os pacientes mais debilitados que vão desenvolver o quadro.
O aparecimento dos sintomas em geral é insidioso. As manifestações clínicas sugerem comprometimento predominantemente subcortical, pelo menos no início do quadro. Os sintomas são: prejuízo da memória e da concentração, lentificação, apatia, diminuição da iniciativa, tendência ao isolamento social. Depressão, irritabilidade, labilidade emocional e agitação ocorrem menos freqüentemente. Prejuízos na coordenação motora, diminuição de força nos membros, hipertonia e hiper-refiexia são os sintomas motores mais freqüentes.
O exame neurológico pode apresentar tremor, hiper-reflexia, sinais de liberação frontal e disartria.
Em estágios mais avançados, encontra-se em geral uma deterioração global das funções cognitivas e lentificação Psicomotora grave. O discurso é lento e monótono. O paciente pode não conseguir andar e apresentair incontinências urinária e fecal. Mioclonia e convulsões podem ocofrer. O paciente evolui para a morte em torno de seis meses.
Os exames neuropsicológicos demonstram prejuízos no controle motor fino, na resolução rápida e seqüencial de problemas visuoespaciais, fluência verbal e memória visual. Estes achados são consistentes com uma demência subcortical.
Radiologicamente, encontra-se atrofia cerebral nos exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética. Neste último pode-se encontrar alterações difusas na substância branca, que seriam parcialmente reversíveis com o uso do AZT. O PET (Positron Emission Tomography) revela um hiperbolismo relativo subcortical (tálamo e gânglios da base) nos estágios iniciais da demência, evoluindo para hipobolismo nos estágios posteriores.
O EEG é em geral normal, podendo mostrar uma identificação difusa ern estágios mais avançados.
O exame do liquor mostra aumento das proteínas totais e da fração lgG. Este exame é importante para excluir infecções oportunistas.
O exame anátomo-patológico revela atrofia cerebral, alargarnento dos sulcos e dilatação ventricular. As alterações microscópicas são mais proeminentes na substância branca e substância cinzenta profunda, corn relativa preservação do córtex.
O uso do AZT parece prevenir e tratar a demência. Com o uso, ern geral de doses altas (2.000mg/dia), observa-se melhora clínica e na performance nos testes neuropsicológicos. É importante atentar para os efeitos colaterais quando se usa estas doses de anti-retroviral. Aliado ao tratamento farmacológico da DAA deve-se tarnbém visar o controle dos sintomas (como agitação) e suporte psicossocial

A TUBERCULOSE É ANTIGA, MAS NÃO É PASSADO.

Nunca é demais lembrar:
A TUBERCULOSE É ANTIGA,
MAS NÃO É PASSADO.
-----------------------------------------------------------------------



 
 
 
Roberto Pereira
Coordenação Geral
Centro de Educação Sexual - CEDUS
Membro da Comissão Nacional de Aids - MS
Membro da Executiva do Fórum ONGs Tuberculose - RJ
Av. General Justo, 275 - bloco 1 - 203/ A - Castelo
20021-130 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
 
Cel: (55.21) 9429-4550



Nós pensamos muito e sentimos pouco. Mais do que máquinas, nós precisamos de humanidade. Mais do que inteligência, nós precisamos de carinho e bondade. Sem essas qualidade a vida será violenta, e tudo será perdido.
Discurso de Charlie Chaplin em "O grande ditador"

sábado, 21 de abril de 2012

Projeto obriga INSS a informar recolhimento de empresas

Projeto obriga INSS a informar recolhimento de empresas






Para conhecimento e acompanhamento de todos.
 
O trabalhador terá mais uma ferramenta para fiscalizar se suas contribuições retidas em seu pagamento, como já acontece com o FGTS, se as empresas estão recolhendo, como se deve, os valores aos cofres da Previdência.
 
Com isso evitará que muitos empresários inescrupulosos sonegem aquilo que é de direito do trabalhador, e promova uma fiscalização mais eficiente, já que a Previdência e a Receita Previdenciária, sempre demonstra sua total omissão e ineficiência no comprimento do seu papel que é de fiscalizar e cobrar o que devido da classe empresarial. Só fazem cobrar dos contribuintes individuais e pequenos empresários. Quem sabe agora os grandes empresários cumpram com suas responsabilidades.


Josimar Pereira da Costa
 Consultor Previdenciário
Diretor de Relações Externas do
Grupo Pela Vidda Niterói
Sócio Fundador da RNP+ Núcleo RJ
Ponto Focal RNP+ Niterói

19 abril 2012
Informação ao trabalhador

Projeto obriga INSS a informar recolhimento de empresas

A Comissão de Constituição e Justiça aprovou em caráter conclusivo o Projeto de Lei do Senado que obriga as empresas a informar mensalmente ao trabalhador o valor do recolhimento feito ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Pelo texto do projeto, o INSS será obrigado a encaminhar às empresas e aos segurados o extrato referente ao recolhimento das contribuições sempre que for solicitado.

Na justificativa da proposta, o autor, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), alega que a fragilidade da estrutura de fiscalização do INSS faz com que a Previdência registre alto índice de sonegação. Ele acredita que a futura lei vai permitir ao trabalhador controlar as contribuições quando necessário e ajudar a inibir a sonegação.

A legislação atual prevê somente o envio dos extratos das contribuições aos segurados individuais (trabalhador autônomo, por exemplo) e às empresas. O projeto ainda será encaminhado à sanção presidencial caso não haja recurso para que seja votado pelo Plenário da Câmara dos Deputados.

Com informações da Agência Brasil.
 
Revista Consultor Jurídico

Tubercusose virus resistente

Peste Branca’ Resistente aos Fármacos Espreita Entre Ricos e Pobres
Reuters (03.19.12)::Kate Kelland
A Organização Mundial de Saúde (OMS) reuniu recentemente para discutir a possível emergência de uma nova forma de tuberculose (TB) resistente a todos os fármacos conhecidos, também designada TB “totalmente resistente aos fármacos (TRF)”. Se esta definição for considerada como a de uma nova classe, a TB TRF acrescentaria uma nova categoria à evolução da TB ao longo dos anos, desde a TB normal à multirresistente (MR), e mais tarde à extensivamente resistente (ER).
Lucica Ditiu, da Parceria da OMS ‘Parem a TB’, disse que todas as formas de TB resistente “são doenças totalmente fabricadas pelo homem.” “Desenvolveram-se porque os doentes foram mal tratados – quer com medicamentos de baixa qualidade, quer sem a quantidade necessária de medicamentos, quer com insuficiente observação e acompanhamento que fizeram com que o doente não concluísse o curso do tratamento”, disse ela.
“Não faz muita diferença aos doentes que a TB seja MR, ER ou TRF”, disse Ditiu. “Um grande número deles ver-se-á confrontado com um destino muito, muito infeliz.”
As taxas de TB resistente estão a aumentar rapidamente na Ásia, África, e em algumas das cidades mais prósperas do mundo, incluindo Londres, atualmente considerada a “capital Europeia da TB”.
Em 2005, a advogada estagiária Londrina Anna Watterson foi diagnosticada com TB MR depois de meses de tratamento para TB normal. “Os meus amigos ficaram verdadeiramente chocados”, declarou Watterson. “A maior parte deles só conhecia a TB pelo que tinha lido em romances Vitorianos.”
Na altura, Watterson estava a viver na vila nordeste de Brent, lar de uma vasta comunidade imigrante com bolsos de pobreza. À semelhança de muitos em Londres, ela viajava diariamente através do sistema de metro. Tinha também viajado para a Índia alguns anos antes.
“Nós tornámo-nos demasiado complacentes com a TB, julgando-a erradicada. Mas a verdade é que, até que ela desapareça do mundo em desenvolvimento, não irá desaparecer de lado nenhum”, disse Watterson.

Justiça do Rio converte união estável homoafetiva em casamento

para  conhecimento

Justiça do Rio converte união estável homoafetiva em casamento


20 de abril de 2012 11h06

 
Os desembargadores da 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio decidiram - por unanimidade - converter em casamento a união estável de um casal homossexual que vive junto há oito anos. A decisão é inédita no Judiciário fluminense. Eles entraram com o pedido de conversão em outubro do ano passado, que foi indeferido pelo juízo da Vara de Registros Públicos da Capital.
De acordo com o relator do processo, o desembargador Luiz Felipe Francisco, o ordenamento jurídico não veda expressamente o casamento entre pessoas do mesmo sexo. "Portanto, ao se enxergar uma vedação implícita ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, estar-se-ia afrontando princípios consagrados na Constituição da República, quais sejam, os da igualdade, da dignidade da pessoa humana e do pluralismo."
O desembargador disse ainda que se a Constituição Federal determina que seja facilitada a conversão da união estável em casamento, e se o Supremo Tribunal Federal determinou que não fosse feita qualquer distinção entre uniões hétero e homoafetiva, "não há que se negar aos requerentes a conversão da união estável em casamento."
Para o presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), Toni Reis, esse é o sonho de todas as pessoas que querem se casar, que essa medida adotada pelo Judiciário fluminense seja seguida por outros tribunais do País. "Eu mesmo vivo com um companheiro há 22 anos e esse é um sonho nosso", disse. "Esperamos que os tribunais do País, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF), também acatem essa medida inédita tomada pela Justiça do Rio", completou.
fonte  http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5730318-EI8139,00.html

Conservadores aprovam rabinos gays em Israel

 
Pessoal   Judeus Conservadores aprovam rabinos gays em Israel (  vide abaixo)
Que estes   ares  da  igualdade no  Israel  cheguem  até o Congresso  Nacional e que aprovem a  criminalização  da  homofobia.  Que  os  parlamentares se espelhem  desta  linda  fala  "somos todos iguais. Para mim, trata-se de valores de muita importância - comemorou o rabino Mauricio Balter, presidente da Assembleia Rabínica do Movimento Conservador"
 
Que esta   decisão  também   faça  com  os (as)  tomadores (as)  decisão    tenham  programas   concretos e  efetivos  de  combate  à  homofobia  nas  escolas.
 
Estes  ares   já  chegaram  lindamente  ao  Supremo Tribunal Federal.
 
Shalom...   Shalom.
 
Toni Reis
Presidente  da  ABGLT 
 
 

Conservadores aprovam rabinos gays em Israel

JERUSALÉM - As discussões acaloradas sobre as três principais correntes do judaísmo - reformista, conservadora e ortodoxa - ganharam novas faíscas nesta sexta-feira quando o chamado Movimento Conservador de Israel decidiu aprovar a ordenação de rabinos homossexuais, endossando a posição desse movimento nos Estados Unidos, onde gays e lésbicas já podem participar de estudos visando ao rabinato há alguns anos.
- Vejo isso como um avanço muito importante da lei judaica. Foi a coisa certa a fazer. Somos todos feitos à imagem de Deus e, portanto, somos todos iguais. Para mim, trata-se de valores de muita importância - comemorou o rabino Mauricio Balter, presidente da Assembleia Rabínica do Movimento Conservador.
Ao contrário dos setores reformistas e liberais, nos quais homossexuais já podem ser ordenados rabinos, a decisão foi mais polêmica entre os conservadores - cumpridores da lei judaica, adotando costumes e práticas comuns à ortodoxia.
Na própria sexta-feira, o conceituado seminário rabínico Schechter, em Jerusalém, informou que vai admitir estudantes gays e lésbicas já no próximo ano letivo. Foi lá que ocorreu a votação sobre a ação de rabinos homossexuais, autorizados com uma quase unanimidade: 17 autoridades religiosas votaram a favor, e apenas um rabino se absteve.
A instituição - que tem filiais no exterior - acabou protagonizando nos últimos anos debates e embates sobre o tema. Em 2006, a entidade rachou. Duas escolas rabínicas afiliadas nos EUA aprovaram a ordenação homossexual, na contramão da postura adotada em Jerusalém e Buenos Aires. O debate ganhou contornos tão radicais que duas estudantes, rabinas, decidiram abandonar os estudos de dois anos no Instituto Shechter: uma a favor e outra contra a medida.
- Estou contente que tenha havido uma votação e que tenha terminado assim. Foi uma decisão democrática e correta, como mostra o resultado, ninguém foi contra - resumiu o rabino Balter.
O programa rabínico do Instituto Shechter é composto por dois anos equivalentes a um mestrado em estudos judaicos. Ao término do curso, os estudantes são testados por um conselho de rabinos que autoriza a ordenação.
A medida, porém, promete provocar a ira da ortodoxia, que, em Israel, monopoliza os serviços públicos ligados à religião, como casamentos (não existe união civil no país) e funerais. Para esse grupo, aliás, além da rejeição ao homossexualismo, existe ainda a total rejeição de mulheres no papel de líderes religiosas.
fonte http://br.noticias.yahoo.com/conservadores-aprovam-rabinos-gays-israel-023959013.html

domingo, 15 de abril de 2012

Abandono no Hospital Souza Aguiar, no Rio

Enquanto as autoridades municipais (RJ) insistem em "vender" uma realidade que não existe, inspirados em Unidades cenográficas que mascaram a realidade da saúde (??) na cidade, os fatos e as imagens falam por si. Só queria ver uma dessas autoridades precisando ser atendida nessas emergências, sem carteira de identidade e sem crachá, para eles saberem o que o povo dessa cidade passa.


12/04/2012 19h43 - Atualizado em 12/04/2012 21h28

Imagens revelam abandono no Hospital Souza Aguiar, no Rio

Secretaria abre sindicância para apurar relatos de médicos em e-mails.


Em fórum na internet, médicos falam que metal foi esquecido em paciente.

Do G1 RJ
Caso a imagem não abra em seu nevegador, acesse o link acima e assista a matéria completa em video com as imagens e reportagens originais. 
Após os problemas na saúde pública revelados numa troca de e-mails entre médicos do Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio, o RJTV entrou na unidade com uma câmera escondida e registrou imagens de abandono. A Secretaria municipal de Saúde informou que vai abrir sindicância para apurar o caso.

Na sala amarela do Hospital Souza Aguiar, onde ficam os pacientes de média gravidade, homens e mulheres dividem pouco espaço, em macas coladas umas às outras, sem qualquer conforto.

Mensagens na internet

A falta de estrutura e até erros médicos foram revelados em e-mails trocados pelos profissionais do hospital, que deveriam ser lidos apenas por um grupo de médicos, mas, por engano, ficaram acessíveis a todos na internet.


Em uma das mensagens, um profissional fala sobre "um guia metálico, esquecido na veia femural de um paciente". Em outro e-mail o assunto é a falta de enfermeiros no plantão. O médico diz que "o isolamento de uma paciente com doença contagiosa não é feito da forma adequada e há risco de contaminação".

Em outra mensagem, um médico lamenta "a morte de jovem de 14 anos e estranha o fato de o menino ter sofrido uma parada cardiorrespiratória".

Há ainda um e-mail, em que o responsável pelo CTI recomenda que as vagas sejam preenchidas rapidamente, "para evitar transferências externas, na maioria dos casos pacientes em estado grave e moribundos,removidos das UPAs".

Família de húngaro reclama de demora

As mensagens foram descobertas por uma equipe da Globo News, durante uma reportagem sobre a morte do fotógrafo húngaro Andreas Palluch, no Hospital Souza Aguiar. O estrangeiro levou uma gravata durante um assalto, mas ficou mais de um mês a espera de uma cirurgia e morreu no início de abril.

A família de Andreas Palluch acredita houve uma sucessão de erros por parte do hospital e agora quer ajuda do Ministério Público para que o caso seja investigado.
"Eu espero que ninguém, nem nenhuma família ou paciente, passe por isso. É muito doloroso", comentou a filha do húngaro, Andréa Palluch.

Sindicância

O secretário municipal de Saúde disse que os problemas descritos nas trocas de e-mails serão investigados, principalmente a orientação de não liberar vagas na UTI para pacientes de fora.

“Somos absolutamente contrários à não obediência do processo de regulação de leitos. Nós vamos abrir uma sindicância para apurar os fatos colocados nas reportagens que abordaram o fato e ver a veracidade de cada um deles e tomar as medidas competentes nesta direção”, disse o secretário Hans Dohmann.

Para a especialista em saúde pública, Lígia Bahia, a situação do Hospital Souza Aguiar é inadmissível.

“Essa troca de correspondência é assustadora porque é como se houvesse um costume, são profissionais que estão se acostumando com situações extremamente aviltantes de trabalho, situações extremamente degradantes no atendimento dos pacientes. É um retrato de guerra”, falou Lígia.

 
 
 
 
Roberto Pereira
Coordenação Geral
Centro de Educação Sexual - CEDUS
Membro da Comissão Nacional de Aids - MS
Membro da Executiva do Fórum ONGs Tuberculose - RJ
Av. General Justo, 275 - bloco 1 - 203/ A - Castelo
20021-130 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
 
Cel: (55.21) 9429-4550
Nós pensamos muito e sentimos pouco. Mais do que máquinas, nós precisamos de humanidade. Mais do que inteligência, nós precisamos de carinho e bondade. Sem essas qualidade a vida será violenta, e tudo será perdido.
Discurso de Charlie Chaplin em "O grande ditador"

 
 

quarta-feira, 11 de abril de 2012

UFRJ promove curso sobre diversidade sexual na escola

 
UFRJ promove curso sobre diversidade sexual na escola
 
Diversidade sexual é tema de curso gratuito da Universidade Federal do Rio
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está com inscrições abertas para seus cursos gratuitos de extensão para educadores e educadoras, realizados pelo seu projeto Diversidade Sexual na Escola. Em 2012 a instituição vai oferecer dois cursos: “Diversidade Sexual e de Gênero na Escola”, aberto a qualquer profissional de educação.
 
O segundo curso será “Diversidade na Escola” e, além do conteúdo do primeiro, agrega dois módulos adicionais: "Juventudes" e "Diversidade étnico-racial". Esta edição é desenvolvida em parceria com a Prefeitura do Rio, por meio do programa Rio Escola Sem Preconceito e voltado prioritariamente para profissionais da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro.
 
Inscrições e mais informações no site www.pr5.ufrj.br/diversidade ou pelos telefones (21) 2598-9266 ou pelo e-mail diversidade@pr5.ufrj.br.
 
Fonte: mix Brasil

Em Cine exibe "Delicada Atração"-Convite-UERJ-

divulgação

Roberto Pereira
Coordenação Geral
Centro de Educação Sexual - CEDUS
Membro da Comissão Nacional de Aids - MS
Membro da Executiva do Fórum ONGs Tuberculose - RJ
Av. General Justo, 275 - bloco 1 - 203/ A - Castelo
20021-130 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Cel: (55.21) 9429-4550
cedusrj@yahoo.com.br


“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas que já têm a forma do nosso corpo e esquecer nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia. Se não ousarmos faze-la, teremos sempre ficado à margem de nós mesmos.”     (Fernando Pessoa)

         




Em Cine - Ciclo de Debates
Exibição do filme:
Delicada Atração
(Reino Unido, 1996)
Tema:
Juventude e homossexualidade
Sinopse:
Ste (Scott Neal) mora com o irmão e o pai alcoólatra, que freqüentemente o espancam. Jamie (Glen Berry) mora
com a mãe, que sensibilizada com os maus tratos ao vizinho, convida-o para ficar em sua casa, no quarto do filho.
Aos poucos, a relação dos dois transforma-se num grande amor e, por isso, num explosivo escândalo. O filme mostra
um pouco dos medos enfrentados pelos adolescentes gays com relação à família e à sociedade.
Coordenação do debate:
Luan Cassal
Psicólogo, mestre em Psicologia pela UFRJ e coordenador adjunto do Projeto Diversidade Sexual na Escola da UFRJ
Data: 18 de abril de 2012 (4ª feira)
Horário: das 17:30 às 20:30
Local: UERJ, Rua São Francisco Xavier, 524, 10º andar,
Bloco D, sala 10.030, SPA - Maracanã
Inscrições no local
Informações: (21) 2334-0872 ou proadol@uerj.br
Conferimos declaração de participação
ENTRADA FRANCA - Classificação 18 anos
Realização:
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Instituto de Psicologia - IP
Programa de Formação em Direitos da Infância e da Juventude - Pró-Adolescente
 
Cartaz Delicada Atração - abril 2012.jpg




.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

O ESTADO É LAICO RESUMO Por JANAINA Sant ANNA: VIA FB

O debate “O Estado é Laico?” no IFCS foi excelente!
Encerramos por volta de 21:30, mas com muita vontade de permanecer.
Eu, Janaina Sant Anna abri o debate apresentando a PEC 99 e, na sequência, Professor Paulo Baía apresentou brilhantemente uma leitura das revoluções ocorridas no mundo destacando a laicidade de cada proposta. Identificamos em sua apresentação os diversos contextos laicos e não l...aicos das nações e discutimos a laicidade no Brasil.
Adailton Moreira deu continuidade ao debate apresentando o trabalho realizado na SUPERDIr-SEASDH, compartilhando conosco sua experiência e os diversos enfrentamentos e avanços do trabalho realizado.
Contamos com a apresentação acalorada de Nubio Revoredo que trouxe textos de diversos Projetos de Lei que afrontam a Constituição Federal e a laicidade Estatal e também com a Drª Heloísa Helena que apresentou a legislação vigente , destacando trechos da Constituição Federal e estimulando ainda mais a discussão.
O público brindava com os olhos as discussões, deixando claro em cada olhar atento e em cada intervenção a reflexão sobre as falas dos integrantes da mesa.
Agradeço a todas e todos que contribuíram e participaram do evento, sobretudo à Lidi de Oliveira, João Alfredo, Priscila Bastos , Fátima Baião, Ernesto Caxeiro, Rodolfo Lobato e Erzulie Doth Lavigne.
A vontade de permanecer, o envolvimento dos presentes, o teor das discussões, a necessidade de troca, a relevância da proposta ... tudo isso provocou uma demanda coletiva de que esse evento não se encerrasse em si mesmo e um eco surgiu na fala do público: nascia então a proposta de um fórum permanente para discutirmos e compartilharmos questões tão importantes e urgentes quanto esta.
Neste momento estamos construindo o grupo virtual e marcaremos o nosso próximo encontro para formalizarmos o desejado e imprescindível fórum que será aberto à sociedade para que possamos construir na coletividade um instrumento de relevância social e política.
http://cidadaniaigualitaria.blogspot.com.br/
Ver mais

PELO AMOR DO ESTADO LAICO!!!POR GUSTAVO MATTOS TRINDADE viaa FB

PELO AMOR DO ESTADO LAICO!!!

Hoje fiquei chocado com mais um atentado ao Estado Laico.

Vi no site da Câmara a Pec 99/11 que pretende dar às associações religiosas privilégio nos controles diretos de constitucionalidade e atos normativos do Supremo Tribunal Federal e outras instâncias. Segundo o relator da proposta, “os agentes estatais muitas vezes se arvoram em legislar ou expedir normas sobre ...assuntos que interferem direta ou indiretamente no sistema de liberdade religiosa ou de culto. Por isto é necessário garantir a todas as ASSOCIAÇÕES RELIGIOSAS DE CARÁTER NACIONAL o DIREITO SUBJETIVO DE PROMOVER AÇÕES PARA O CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE DE LEIS OU ATOS NORMATIVOS, na defesa racional e tolerante dos direitos primordiais”.
Atentem para os trechos grifados e lembrem que muitas crenças no Brasil são descentralizadas e não têm interesse em serem reconhecidas pelo Estado na forma de associação. Esta emenda constitucional é uma ARMA poderosa para que a bancada proponente, Frente Parlamentar Evangélica no Congresso Nacional, defenda seus interesses e abre caminho para outras intervenções no funcionamento do Estado.

Veja o texto da proposta aqui.

http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=524259

Procurem as petições online e votem contra. Ainda é uma proposta. Não deixem que vire Lei
Ver mais

I Fórum de Direitos Humanos de Cabo frio

  • quarta, 18 de Abril de 2012
  • 09:00
     
Grupo Iguais Cabo Frio e Câmara Municipal De Cabo Frio
A Câmara Municipal de Cabo frio sediará e organizará o I Fórum de Direitos Humanos do Município, que será realizado no próximo dia 18 de abril, quarta-feira, na Câmara Municipal de Cabo Frio. A organização do evento é do Legislativo Municipal, através de requerimento do V...ereador Dr. Taylor Junior e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cabo Frio e da organização Não governamental Grupo Iguais, que luta há 5 (cinco) anos pelo combate ao preconceito e pela inclusão social no município. O Fórum tem como tema Dignidade e Justiça para todos nós!

O objetivo do fórum é fortalecer a defesa dos direitos humanos em relação a assuntos estratégicos e fundamentais para o município – com temas atuais e fortemente discutidos pela sociedade como: a diversidade na educação, mecanismos de avaliação e implementação de Políticas Públicas dos Direitos Humanos.

PROGRAMAÇÃO

09:00h – Café da Manhã
10:00h – Abertura ( Presidente da Câmara Vereador Silas Rodrigues Bento)
10:30h – Pronunciamento do Vereador Taylor da Costa Jasmim Junior (autor da solicitação encaminhada ao executivo)
11:00h – Conversação Afirmativa ( Representantes Governamentais)
11:30h – Roda de Falas ( Representantes de Organizações Não-Governamentais)
12:00h – Plenária para Aprovação de Propostas
14:00h – Encerramento

Representantes Governamentais que estarão presentes:
Olívia Madalena Singh de Andrade Sá (Secretária Municipal de Assistência Social), Laura Porto Guimarães (Secretária Municipal de Educação), Andreia de Vasconcelos Gorito (Coordenadora Municipal de Comunicação Social), Dr. Roberto Barroso Pillar (Secretário Municipal de Saúde), Deodoro Azevedo Neto (Secretário Municipal de Administração), Hélcio Azevedo (Secretário Municipal de Governo), José Correia Baptista (Secretário Municipal de Cultura), Cel. Gilson da Costa (Secretário Municipal de Ordem Pública).

INFORMAÇÕES:
Escreva para: forumdireitoshumanoscabofrio@hotmail.com

DATA E LOCAL:
Data: 18 de abril de 2012
Endereço: Avenida Assunção 760 Cabo Frio RJ - Cep: 28906-200 – Câmara Municipal de Cabo Frio - RJ

Comissão Parlamentar da Verdade terá encontro com sociedade civil

04/04/12 - 16h4

Comissão Parlamentar da Verdade terá encontro com sociedade civil

A Comissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça vai se reunir com entidades da sociedade civil para levantar propostas de cooperação no resgate da memória histórica sobre as violações de direitos humanos com motivação política entre 1946 e 1988.

Este é o objetivo da audiência pública a ser realizada no dia 10 de abril, às 14h, no plenário 9 do Anexo II da Câmara dos Deputados.

A Comissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça é a denominação pública da subcomissão permanente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara, cuja missão é contribuir e fiscalizar os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, criada pela Lei 12.528/2011, no âmbito da Presidência da República. Preside a comissão de Direitos Humanos o deputado Domingos Dutra (PT-MA).

Estão sendo convidadas a participar do evento organizações e personalidades com trajetória de atuação na promoção dos direitos humanos, do resgate da verdade histórica sobre as mortes, torturas, desaparecimentos forçados e outros crimes cometidos por agentes públicos durante a ditadura de 1964 e também no período anterior previsto na referida lei.

"Já estão formados 16 comitês estaduais, e temos registro da existência de pelo menos 33 comitês populares em todo o país, todos mobilizados para ajudar na construção coletiva da nossa história", contabilizou a coordenadora da Comissão Parlamentar da Verdade, deputada Luiza Erundina (PSB-SP). Ela acredita que muitas outras organizações serão criadas em sindicatos, universidades, movimentos sociais etc.

Erundina explica que a cooperação do Legislativo com a sociedade civil visa a "somar forças para ajudar-nos mutuamente, seja encorajando novos testemunhos ou revelando documentos com valor histórico, seja no encaminhamento de acervos à Comissão Nacional da Verdade e ao Ministério Público para as providências cabíveis, dentro do estado democrático de direito".

Entre as entidades convidadas estão : Conselho Federal da OAB, Tortura Nunca Mais, CNBB, Comissão Justiça e Paz, centrais sindicais, UNE e UBES. Organizações do poder público como Arquivo Nacional, o IPEA, universidades, entre outras, também estão sendo convidadas.

(Assessoria da CDH)

------------------------------
----------------------------

Cordialmente,

HERLENI CAVALCANTE FARIAS
Desenvolvimento de Politica de Saúde Publica.
Trabalho Voluntario com Portadores de HIV e Aids do DF e Entorno.
http://herleni.webnode.com.br/

Cazu Barroz convida para campanha"Atitude contra a Aids"



Ministério da Saúde - Lança Campanha "Atitude contra a Aids"

 
Olá amigos e fas, estou aqui em mais uma campanha contra a aids. Estão comigo nesta campanha os artistas Scheila Carvalho, David Brazil, Luis Salém, Zezeh Barbosa, Gracyanne Barbosa, Isabelita dos Patins, e Nando Cunha
Assista a campanha

Curta a página no face


Saudações Bandeirantes

Cazu Barroz
Coordenador Comissão Nacional Programa Saúde do Jovem
Federação de Bandeirantes do Brasil

Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE!

Marta Suplicy? Agora relaxa e goza!!!


Parabéns ao Comandante... da Air France!
Talvez assim, aprenda.....
E ainda quer ser prefeita de São Paulo...
O povo não é besta....
Na AIR FRANCE, pelo menos no voo 455, todos são iguais perante a Lei!
Veja o que aconteceu para essa, arrogante, prepotente, no domingo de 9 de outubro de 2011quando ela e seu antigo ex-marido franco-argentino Favre,  há dias atrás,   estavam prestes a embarcar para  a China,  com escala em Paris,  pelo voo 455 da Air France.


Ao embarcar, o casal Marta Suplici e Luis Favre relaxaram edecidiram não passar pela revista de bagagem de mão feita por raios X e,  na maior cara de pau,   furaram a fila da Polícia Federal.
Vários passageiros se revoltaram. Marta respondeu que, no Brasil,  as autoridades não  estão obrigadas a cumprir as exigências que recaem sobre os brasileiros comuns.
Os passageiros "não relaxaram" com a explicação. Continuaram a reclamar, mesmo com todos já embarcados.
Deu-se, então, o inusitado: o comandante do Boeing 777,  um francês, que mais parecia  oficial da famosa e inesquecível "Legião Estrangeira",  daqueles soldados que ao cumprimentarem  batem os calcanhares das botas e se inclinam respeitosamente,  saiu da cabine do avião, chamou a segurança do aeroporto,  mandou abrir as portas da aeronave,  e avisou com voz solene,  em português mas com forte sotaque francês,  o seguinte: - Boa noite senhores passageiros.  Aqui quem fala é o Comandante. Comunico que o avião não irá decolar enquanto o casal,  um que se encontra na classe executiva e outro na primeira classe,  não sair dos seus assentos e,  levando duas bagagens de mão,  passarem pelos equipamentos de raios-X.  Os seguranças do aeroporto irão acompanhá-los até o local dos equipamentos.
Marta Suplicy deixou seu assento na primeira classe (Favre estava na executiva) e,  azul de raiva,  com a cara de bunda,  escoltada pelos seguranças  foi cumprir a ordem do comandante. Nesse instante, os passageiros 'relaxaram e gozaram', com grande alarido, e aplaudiram o comandante. A viagem transcorreu num clima de festa para os passageiros,  e de velório para a dupla de pobres de espírito.
Será que,  se o comandante fosse um Brasileiro, teria agido desta maneira?
Temos muito que aprender.








quarta-feira, 4 de abril de 2012

V Encontro Nacional de Tuberculose


Entre os dias 31 de maio e 02 de junho a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) vai realizar o V Encontro Nacional de Tuberculose e o II Fórum de Parceria Brasileira contra a Tuberculose, em Brasília.

Mais informações em: www.blog.saude.gov.br



 
 
 
Roberto Pereira
Coordenação Geral
Centro de Educação Sexual - CEDUS
Membro da Comissão Nacional de Aids - MS
Membro da Executiva do Fórum ONGs Tuberculose - RJ
Av. General Justo, 275 - bloco 1 - 203/ A - Castelo
20021-130 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
 
Cel: (55.21) 9429-4550
cedusrj@yahoo.com.br

“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas que já têm a forma do nosso corpo e esquecer nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia. Se não ousarmos faze-la, teremos sempre ficado à margem de nós mesmos.”     (Fernando Pessoa)

Concurso Público – obrigação de teste para HIV-MG


FYI - para   conhecimento, divulgação e  pedido  de  apoio.


Ofício PR 035/2012 (TR/dh)                                                                  Curitiba, 04 de abril de 2012







Ao:      Exmo. Sr. Antonio Augusto Junho Anastasia

            Governador do Estado de Minas Gerais

           

c.c.:     Drª. Nívia Mônica da Silva

Promotora de Justiça

Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos e de Apoio Comunitário

Ministério Público do Estado de Minas Gerais

caodh@mp.mg.gov.br
disquedireitoshumanos@sdh.gov.br
           

Dr. Dirceu Greco

            Diretor

            Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais

            Ministério da Saúde 





Assunto: Concurso Público – obrigação de teste para HIV





Senhor Governador, Senhora Promotora,





A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) – é uma entidade de abrangência nacional, fundada em 1995, que atualmente congrega 257 organizações congêneres e tem como objetivo a defesa e promoção da cidadania desses segmentos da população. A ABGLT também é atuante internacionalmente e tem status consultivo junto ao Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas.



Desde sua fundação em 1995, além de atuar na promoção e defesa dos direitos humanos, a ABGLT tem atuado em parceria com o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, no enfrentamento da epidemia do HIV/aids.



Por sua resposta à epidemia baseada no respeito aos direitos humanos, entre tantas outras considerações, o programa brasileiro tem sido reconhecido como exemplo para o mundo.



O conceito de direitos humanos no combate à epidemia da aids é amplo, indo desde a promoção da cidadania de populações historicamente marginalizadas, até a garantia dos direitos humanos de pessoas que vivem com HIV e/ou aids.



Um desses direitos é o de não ser submetido à testagem compulsória para o HIV, sendo uma garantia fundamental prevista na Constituição Federal (Art. 5º, X): “são invioláveis a intimidade, a vida privada ... das pessoas”.



Com base neste entendimento, a Portaria Interministerial nº 869, de 11 de agosto de 1992 (anexa), proíbe a testagem para detecção do HIV, nos exames pré-admissionais e periódicos de saúde dos servidores públicos federais.



O Parecer nº 05, de 18 de fevereiro de 1989, do Conselho Federal de Medicina (anexo), a respeito da obrigação de exame admissional para HIV, conclui que “a realização de testes sorológicos para AIDS em trabalhador nestas circunstâncias, é violação ao seu direito, fere a Consolidação das Leis do Trabalho além de contribuir, em caso positivo, para a sua marginalização enquanto cidadão.”



Da mesma forma, o Parecer nº 15, de 09 de abril de 1997, também do Conselho Federal de Medicina (anexo), dispõe sobre a realização de testes sorológicos para o HIV sem prévio consentimento do candidato a concursos civis ou militares, e sobre a incapacitação destes candidatos pelo fato de apresentarem tais exames sorológicos positivos, e determina que “a obrigatoriedade dos testes sorológicos constantes das normas do Ministério do Exército constitui violação aos Direitos Humanos, afronta a Constituição Federal e é antiética”.



Neste sentido, gostaríamos de solicitar que seja revista a obrigatoriedade do teste de HIV para candidatos no Concurso Público para admissão de soldados e oficiais na Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, conforme consta no link a seguir, no quesito “Exames Complementares de Saúde”, http://www.dsconto.com/768650-concurso-pmmg-2012-soldado-cfo-feminino-interior-e-mais/ “sangue: imunofluorescência para Trypanosoma Cruzi, hemograma completo, dosagem de glicose, anti-HIV, HBS Ag, anti-HCV, transaminaseglutâmico-pirúvico, gama glutamil- transferase e creatinina”, uma vez que o fato de ser HIV positivo por si só não significa a incapacidade de exercer a função. 



Salientamos que estamos abertos para o diálogo e ficamos no aguardo de suas respostas.





Respeitosamente




Toni Reis

Presidente 



4 anexos Examinar e baixar todos os anexos

ABGLT Presidência Oficio 035 2012.pdf
192K Exibir como HTML Examinar e baixar

CFM__PARECER_05_1989.pdf
33K Exibir como HTML Examinar e baixar

CFM_PARECER_15_1997.pdf
34K Exibir como HTML Examinar e baixar

PORTARIA_...pdf
30K Exibir como HTML Examinar e baixar