Peste Branca’ Resistente aos Fármacos Espreita Entre Ricos e Pobres
Reuters (03.19.12)::Kate Kelland
A Organização Mundial de Saúde (OMS) reuniu recentemente para discutir a possível emergência de uma nova forma de tuberculose (TB) resistente a todos os fármacos conhecidos, também designada TB “totalmente resistente aos fármacos (TRF)”. Se esta definição for considerada como a de uma nova classe, a TB TRF acrescentaria uma nova categoria à evolução da TB ao longo dos anos, desde a TB normal à multirresistente (MR), e mais tarde à extensivamente resistente (ER).
Lucica Ditiu, da Parceria da OMS ‘Parem a TB’, disse que todas as formas de TB resistente “são doenças totalmente fabricadas pelo homem.” “Desenvolveram-se porque os doentes foram mal tratados – quer com medicamentos de baixa qualidade, quer sem a quantidade necessária de medicamentos, quer com insuficiente observação e acompanhamento que fizeram com que o doente não concluísse o curso do tratamento”, disse ela.
“Não faz muita diferença aos doentes que a TB seja MR, ER ou TRF”, disse Ditiu. “Um grande número deles ver-se-á confrontado com um destino muito, muito infeliz.”
As taxas de TB resistente estão a aumentar rapidamente na Ásia, África, e em algumas das cidades mais prósperas do mundo, incluindo Londres, atualmente considerada a “capital Europeia da TB”.
Em 2005, a advogada estagiária Londrina Anna Watterson foi diagnosticada com TB MR depois de meses de tratamento para TB normal. “Os meus amigos ficaram verdadeiramente chocados”, declarou Watterson. “A maior parte deles só conhecia a TB pelo que tinha lido em romances Vitorianos.”
Na altura, Watterson estava a viver na vila nordeste de Brent, lar de uma vasta comunidade imigrante com bolsos de pobreza. À semelhança de muitos em Londres, ela viajava diariamente através do sistema de metro. Tinha também viajado para a Índia alguns anos antes.
“Nós tornámo-nos demasiado complacentes com a TB, julgando-a erradicada. Mas a verdade é que, até que ela desapareça do mundo em desenvolvimento, não irá desaparecer de lado nenhum”, disse Watterson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Inclua algum cometário: