|
15. Brasil recebe um dos descobridores da AIDS |
| |
Integrante da equipe que descobriu, há 30 anos, o vírus HIV, o médico Willy Rozenbaum está no Rio de Janeiro para palestrar sobre as descobertas e perspectivas na área de 1981 até os dias atuais.
O especialista preside, desde 2003, o Conselho Nacional de Aids da França e atua no departamento de doenças infecciosas do Hospital de S. Louis, em Paris. Em 2008, a conquista do prêmio Nobel pelo feito contemplou os pesquisadores Françoise Barré-Sinoussi e Luc Montagnier, que trabalharam junto a Willi, e causou polêmica por não incluir o nome do cientista.
Hoje, às 20h, o pesquisador faz uma conferência aberta ao público no Teatro da Maison de France, no âmbito do programa 'Ciência à la carte', promovido pelo Serviço de Cooperação Científica do Consulado da França. O evento será aberto pelo Cônsul geral da França e terá também a exibição do filme "Clara e eu", sobre HIV, do diretor Arnaud Viard.
Amanhã (24), às 10h, o professor participa dos Seminários de Imunologia, no Centro Estudos do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), ministrando a palestra HIV e AIDS 1981-2011: pesquisas, descobertas e perspectivas, com os comentários dos professores Bernardo Galvão e Valéria Rolla.
Biografia - Willy Rozenbaum é um médico francês que se dedicou à luta contra as doenças infecciosas. Junto com Jean-Claude Chermann, ele fazia parte do grupo dos pesquisadores liderado pelo professor Luc Montagnier que descobriu o vírus do HIV em 1983. Rozenbaum foi chefe do serviço das doenças infecciosas e tropicais no Hospital Rothschild (1989-2002) e no Hospital Tenon (2002-2005) em Paris. Desde 2005, o codescobridor do HIV exerce no Hospital Saint-Louis em Paris e é professor de doenças infecciosas e tropicais na Faculdade de Medicina Pierre e Marie Curie desde 1989. Também é membro da Sociedade de patologias infecciosas de línguas francesas, da Sociedade francesa de patologia exótica, da Aids International Society e da American Society for Microbiology. Rozenbaum recebeu as condecorações de Officier de La Légion d'Honneur, da Ordre National du Mérite e também o prêmio para a Promoção da Ciência europeia.
(Informações Consulado da França no Brasil e Ascom da Fiocruz)
fonte: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=77658
Nota pessoal: Hoje 24/05/2011 Estive no Grupo Pela Vidda Rio, em cerimonia de comemoração aos 22 anosde luta, solidariedade, direitos humanos e cidadania das PVHAS. Tive o prazer de estar presente em uma roda de conversa sobre a situação envolvendo políticas publicas e todos os temas envolvendo os PVhas. Marcio explicou a nossa situação meio que mal parada no tocante ao "melhor programa de aids do mundo" e das nossas dificuldades envolvendo sustentabilidade das ongs e falta de ativismo dos envolvidos. Mas o que o Sr Drt Willy RosenBaum disse que lá não está muito diferente apenas na questão do ativismo apenas na questão financeira é que está ok. Nilo Geronimo Borgna Ativismocontraaidstb.blogspot.com |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Inclua algum cometário: