Discurso - 28/02/2011 12h26
Jean Wyllys afirma que vai defender justiça social e direitos humanos
Saulo Cruz
"Os homossexuais têm que ter todos os direitos civis garantidos, inclusive ao casamento civil", disse
Jean Wyllys também disse que trabalha para a reestruturação da Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBT, além de ter apresentado uma proposta de emenda constitucional que assegura o direito dos homossexuais ao casamento civil.
"Se o Estado é laico e se os homossexuais têm todos os deveres civis, então, por uma questão de justiça, os homossexuais têm que ter todos os direitos civis garantidos, inclusive ao casamento civil", observou o deputado.
Recursos
Jean Wyllys disse ser o primeiro homossexual assumido, "sem homofobia internalizada e ligado ao movimento LGBT", a se eleger deputado federal.
No entanto, o parlamentar explicou que não vai fazer um discurso romântico ou abstrato em relação à justiça social e aos direitos humanos, mas que tratará da ausência de recursos para as áreas sociais; a elevada tributação indireta e demais distorções do modelo tributário, que retira recursos das camadas mais pobres e garante privilégios aos mais ricos.
Para chegar a essas fontes de injustiças e de violações dos direitos humanos, o parlamentar informou que escolheu integrar a Comissão de Finanças e Tributação e ocupar uma vaga de suplente na Comissão de Direitos Humanos e Minorias.
Em sua avaliação, a injustiça fiscal aprofunda a injustiça social e aniquila a garantia dos direitos humanos. "Durante esta Legislatura, vou cobrar da presidenta Dilma a defesa intransigente dos direitos humanos, prometida em seu discurso de posse e quando da entrega de sua mensagem ao Congresso Nacional", disse.
Rio de Janeiro
Jean Wyllys disse ainda que vai defender a população do Rio de Janeiro que, como os outros habitantes do País, tem pagado um alto preço em virtude da ausência de recursos para as áreas sociais, como o caso da recente tragédia que eliminou centenas de vidas na região serrana do estado.
"Absurdos como esses não vão continuar, nem começar, sem que eu os denuncie aqui. Porém, não pretendo me restringir à fiscalização do governo nem às denúncias de seus erros. Também vou apresentar projetos, exercer todas as atribuições pertinentes à função legislativa para exigir, implacavelmente, a adoção de medidas necessárias para o cumprimento da Constituição e do respeito aos direitos humanos."
Leia a íntegra do discurso
Mais:
Pesquisa de íntegras de todos os discursos em Plenário
Reportagem - Jornal da Câmara
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura 'Jornal da Câmara')
Jornal da Câmara
Tel. (61) 3216.1660/3216.1651
Fax. (61) 3216.1653
E-mail:jornal@camara.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Inclua algum cometário: