Páginas

sábado, 14 de agosto de 2010

Alunas tomam vacina anti-HPV em Barretos

http://www.linearclipping.com.br/imagens/cliente/dst_left.jpg

http://www.linearclipping.com.br/imagens/cliente/dst_right.jpg

FOLHA DE S. PAULO - SP | SAÚDE

CAMISINHA | DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS | HPV

14/08/2010

Alunas tomam vacina anti-HPV em Barretos

Imunização contra o vírus será feita antes do início da vida sexual para ser mais eficaz

JULIANA COISSI

DE RIBEIRÃO PRETO

O Hospital de Câncer de Barretos (423 km de SP) vai vacinar de graça 2.000 alunas de 12 anos em escolas públicas e particulares contra o HPV. O vírus sexualmente transmissível é um dos principais responsáveis pelo câncer do colo de útero.

Hoje, o remédio só está disponível na rede privada. O custo varia de R$ 300 a R$ 400 por dose -são necessárias três doses.

A vacinação em Barretos é parte de uma pesquisa que começa em setembro e envolverá, nesta primeira etapa, duas escolas municipais e seis particulares. A rede estadual será imunizada a partir de março de 2011.

A vacina contra HPV é recomendada para mulheres de 9 a 26 anos. A eficácia é maior se ela for aplicada antes do início da vida sexual.

Segundo o coordenador do departamento de ginecologia oncológica do HC, José Humberto Tavares Guerreiro Fregnani, o estudo vai avaliar se o foco na escola é uma boa estratégia para a imunização e como será a aceitação de pais e alunas.

O grupo quer, ainda, avaliar a evolução do organismo das meninas, quando se tornarem sexualmente ativas.

A vacina protege contra os vírus 6, 11, 16 e 18. Os dois primeiros causam as verrugas genitais. Os demais são associados ao câncer no colo do útero, vagina e vulva.

O médico lembra que, mesmo imunizadas, as adolescentes devem usar CAMISINHA para se proteger de outros tipos de HPV e das demais doenças sexualmente transmissíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua algum cometário: