Páginas

sexta-feira, 12 de março de 2010

Pesquisa com 46 mil mulheres durante 40 anos mostra que pílula anticoncepcional diminui risco de câncer e doenças do coração

Pesquisa com 46 mil mulheres durante 40 anos mostra que pílula anticoncepcional diminui risco de câncer e doenças do coração

12/03/2010

O Globo

RIO - Não pare de tomar a pílula! Um dos maiores estudos já feitos sobre o método contraceptivo, divulgado nesta sexta-feira, mostrou que as mulheres que usam regularmente pílula anticoncepcional têm menos risco de morrer de qualquer doença, incluindo todos os tipos de câncer e ataques do coração. A pesquisa, do Royal College of General Practitioners, foi feita com 46 mil mulheres durante 40 anos.

As mulheres mais jovens, com menos de 45 anos, apresentaram um risco ligeiramente maior para estas doenças, mas este dado foi compensado pelo menor risco entre as mais velhas. Além disso, o risco maior entre as mais novas desapareceu à medida que elas envelheceram: 10 anos depois de pararem a pílula, por não precisarem mais do método contraceptivo, a diferença não existia mais.

O estudo mostrou que houve 52 mortes a menos a cada 100 mil mulheres-anos (um cálculo que leva em conta o número de mulheres e seu tempo de vida) entre as que usavam pílula comparadas as que nunca tomaram. Os índices mais altos foram entre as mulheres mais jovens, com menos de 30 anos, com 20 mortes a mais entre as que não usavam pílula a cada 100 mil mulheres-anos. E quatro mais mortes a cada 100 mil mulheres-ano entre aquelas de 30 a 39 anos. Entre 50 e 59 anos houve 86 mortes a menos entre as usuárias da pílula; e acima de 70 anos, 308 mortes a menos. Para o professor Richard Anderson, da Universidade de Edinburgh, os resultados são animadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua algum cometário: