Notícias e comentários sobre combate,HIV AIDS TB. Novidades sobre temas referentes ao ativismo social e político, política, políticas públicas e ações de prevenção.Incrementando o Ativismo,e despertando solidariedade. Minha intenção é promover o debate em torno da prevenção. Criando formas de combate e troca de experiências entre familiares e pessoas vivendo ou convivendo com este tema.
Páginas
▼
segunda-feira, 26 de janeiro de 2015
No Rio de 2 a 3 meses primeira consulta - Curitiba - Diagnóstico e Prevenção - "O objetivo do 'A Hora é Agora' é vincular 90% dos gays testados aos serviços de saúde"
Regina, perfeita sua reflexão.
No programa tem a pessoa que chamamos de linkador. Responsável para acompanhar a vinculação no serviço de saúde das pessoas com teste positivo. Além disso, na Secretaria de Saúde tem uma pessoa responsável por monitorar o sistema e verificar se de fato a consulta ocorreu.
Todas as consultas e exames são matriciados.
Não pode últrapassar 30 dias para primeira consulta. A não ser quando a pessoa usuária quer escolher o profissional médico e este não tem agenda disponível.
Queremos um SUS que atenda às necessidades das pessoas envolvidas de forma descentralizada e com controle social.
Um abraço.
Toni Reis
----- Original Message -----
From: 'Regina Bueno' rcobueno@terra.com.br [fonaids]
To: fonaids@yahoogrupos.com.br ; espacoparanaensensedadiversidadelgbt@yahoogrupos.com.br ; aliancanacionallgbt@yahoogrupos.com.br ; abgltafiliadas@yahoogrupos.com.br
Cc: ungass_brasil@yahoogrupos.com.br ; FONAIDS ; gaylawyers@yahoogrupos.com.br
Sent: Sunday, January 25, 2015 10:14 AM
Subject: [fonaids] Curitiba - Diagnóstico e Prevenção - "O objetivo do 'A Hora é Agora' é vincular 90% dos gays testados aos serviços de saúde"
Companheir@s : bom dia e bom domingo a tod@s.
Salvo melhor juízo, TESTAR é nota dez, mas TRATAR não tem preço e posso lhes garantir que não é só o remédio ofertado que garante a adesão posithiva. O que realmente mata é a FALTA de adesão posteriormente.
Ser POSITIVO para o HIV ainda é um GRANDE PROBLEMA SOCIAL e de VULNERABILIDADES, ainda não trabalhada adequadamente com foco em RESULTADOS por políticas constituídas, por quem dele é acometid@. A morte social é uma realidade desde os anos 80. O PRECONCEITO , A DISCRIMINAÇÃO e O ESTIGMA continuam interferindo diretamente a quem é acomedido pelo diagnóstico de REAGENTE para o HIV/Aids (quando já diagnosticado com a doença).
Pessoas que vem se testando aqui no RJ estão levando cerca de 2 a 3 meses para a primeira consulta. O que está acontecendo?? Estamos juntos e tentando dialogar com a tal “descentralização” nas bases. Nestes casos o poder Central não fornece muito apoio para que as coisas aconteçam e mudem... já que são gestões governamentais diferentes. Cada um no seu “quadrado”.
O novo PROTOCOLO “TESTAR E TRATAR” só se consumará com resultados claros e objetivos (90/90/90% até 2020) se nos preocuparmos com o TRATAR de forma como determina o princípio do SUS e da Constituição Federal para a Saúde de INTEGRALIDADE DO CUIDAR... que vai além dos medicamentos... tratar é não ter autopreconceito, fortalecer autoestima, entender as fragilidades humanas que vem a todo o vapor quando do diagnóstico (todas as culpas vem como uma avalanche na vida de quem passa por esta situação), perdas de pais, amigos e de muitas fases da vida, como no caso dos jovens de transmissão vertical e muitos dos nossos jovens, que sequer tem um especialista – hebiatra – para esta fase tão importante da vida (público-chave mais infectado) e por aí vai...
Quem frequenta os grupos de apoio e de vivência sabem do que estou falando. Aqui no RJ, por exemplo, esta intergovernabilidade NÃO existe. Sempre a “culpa” é do Município e/ou do Estado que tem as obrigações da descentralização e sendo que, nesta fase, é o momento que as coisas mais acontecem no TRATAR... enfim... grandes desafios para um ano de grandes discussões políticas e de construção de políticas públicas nos encontros do ativismo em HIV/Aids e Conferências de Saúde.
Sem adesão controlada e monitorada com acolhimento e mudança de cultura sobre sexualidade, sexo, afetos, tesão, gênero, etnias, etc... seja pela sociedade e por profissionais de saúde... dificilmente veremos tudo acontecer em 2020!! Depois de 34 anos a epidemia mudou. Quanto aos remédios, agora precisamos lutar por aqueles moderníssimos que os países desenvolvidos já tomam e no tratar precisamos caminhar muito... pq com a descentralização e a falta de grana carimbada, para nossa pasta, a “vontade política” ficará ainda mais forte na assistência.
Vamos que vamos...
Meu respeito a boa reflexão, Regina Bueno.
From: mailto:fonaids@yahoogrupos.com.br
Sent: Saturday, January 24, 2015 12:43 PM
To: espacoparanaensensedadiversidadelgbt@yahoogrupos.com.br ; aliancanacionallgbt@yahoogrupos.com.br ; abgltafiliadas@yahoogrupos.com.br
Cc: ungass_brasil@yahoogrupos.com.br ; FONAIDS ; gaylawyers@yahoogrupos.com.br
Subject: [fonaids] Curitiba - Diagnóstico e Prevenção - "O objetivo do 'A Hora é Agora' é vincular 90% dos gays testados aos serviços de saúde"
Pessoal, o Grupo Dignidade está participando ativamente na parceria do programa ‘A Hora é Agora'. Tudo está sendo discutido e acompanhado.
Ontem mesmo fui visitar o trailer na Praça Osório. Fiquei impressionado com tantos gays e população em geral procurando o trailer para fazer o teste, com o devido pré e pós aconselhamento e sigilo.
Com o acompanhamento de 4 educadores e 5 profissionais de saúde. Tudo dentro da ética.
Os usuários dos serviços com resultado positivo serão encaminhados de imediato aos serviços especializados do Sistema Único de Saúde (SUS), para acompanhamento.
A ideia é sempre disponibilizar a testagem e prevenção para que todos tenham o diagnóstico precoce. É direito de todos e todas saberem sua sorologia. O programa leva o serviço até a população, com o objetivo de reduzir as barreiras à testagem.
O programa está sendo executado com várias parcerias. Conheça mais e curta facebook
https://www.facebook.com/pages/A-Hora-%C3%A9-Agora/347093478792496
O trailer funciona na Praça Osório das 18 horas até 21 horas. O trailer que integra o programa do Consultório na Rua também começará a ficar em alguns pontos de Curitiba ofertando o exame para os moradores em situação de rua.
Além da testagem por fluido oral e a confirmação, quando necessário, por punção digital em trailers, o programa prevê a criação de uma plataforma virtual (e-Testing), que permitirá aos interessados receber em casa o teste de fluido oral. Assim, a pessoa poderá fazer o autoteste, cujo resultado também será lido em 20 minutos. Esta nova tecnologia deve entrar em funcionamento em breve.
Depois do carnaval, a testagem rápida do HIV também poderá ser realizada no Centro de Orientação e Aconselhamento (COA)(Rua do Rosário, 144, 6º andar), de segunda a sexta, em horário comercial e no Grupo Dignidade (Avenida Marechal Floriano, 366. Conj. 46, 4º andar, Centro), terças e quintas, das 16h às 20h.
Toni Reis
Autoteste de HIV será distribuído em Curitiba a partir de fevereiro
Diagnóstico e Prevenção
Retirada poderá ser feita em terminais nos Correios, farmácias populares operadas pela Fiocruz ou ainda via recebimento por Sedex
O diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais (DDAHV), Fábio Mesquita, recebeu nessa quarta-feira (22), integrantes do Centers for Disease Control and Prevention do Departamento de Saúde dos Estados Unidos (CDC) e da embaixada americana.
O encontro teve como objetivo mostrar o andamento do projeto “A Hora é Agora”, lançado em novembro em Curitiba (PR), que vai distribui autotestes de HIV para a população.
Nena Lentini, vice-diretora de programas do CDC, e Aristides Barbosa Júnior, representante do CDC no Brasil, afirmaram que o autoteste começará a ser distribuído em fevereiro na capital paranaense por meio de registro pelo site a ser divulgado posteriormente. A retirada do teste poderá ser feita em terminais de autoatendimento nos Correios, em farmácias populares operadas pela Fiocruz ou ainda via recebimento por Sedex.
O público-alvo do projeto são jovens gays e homens que fazem sexo com homens (HSH). Outra ação prevista no projeto é a testagem móvel, na qual um trailer percorrerá pontos estratégicos da cidade. “O objetivo do ‘A Hora é Agora’ é vincular 90% dos gays testados aos serviços de saúde”, afirmou a vice-diretora do CDC. Além disso, o projeto acompanhará os jovens soropositivos para o tratamento.
Também participaram da reunião o adido de saúde do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, Abraham Miranda; a analista de Saúde Pública da mesma instituição, Dailani Carrijo; e a vice-diretora de Ciência do CDC, Raquel Miranda. Miranda destacou a vinda de alguns pesquisadores norte-americanos expoentes nas áreas de DST, AIDS e Hepatites Virais a eventos programados para 2015 no Brasil.
Fonte:
Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais
fonte http://www.brasil.gov.br/saude/2015/01/autoteste-de-hiv-sera-distribuido-em-curitiba-a-partir-de-fevereiro
fonte http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/programa-a-hora-e-agora-realiza-300-testes-rapidos-de-hiv-em-quatro-dias/35156
Este email foi escaneado pelo Avast antivírus.
www.avast.com
__._,_.___
Enviado por: "Toni Reis - GMail"
Responder através da web • • através de email • Adicionar um novo tópico • Mensagens neste tópico (1)
VISITE SEU GRUPO
• Privacidade • Sair do grupo • Termos de uso
.
__,_._,___
Prezado Toni e companheir@s de ativismo: boa tarde!!
Obrigado pelo retorno.
Torço que realmente alcance os objetivos do TRATAR INTEGRAL com esta ação e que, após o tempo do projeto, possa nos transmitir/compartilhar os seus resultados, bem como providenciar uma pesquisa de “cliente oculto” com os usuários (participantes do projeto) que avaliarão desde a testagem até o tratamento que tiveram e estão tendo (integralidade do cuidar = tratar!! Não é só medicamento!!), na busca de aperfeiçoar incongruências que muitas das vezes passam “batidas” pelo crivo do “impacto social” que intervenções, desta magnitude, trazem. Caso contrário, salvo melhor juízo, estaremos longe da meta 90/90/90.
Fazer a ação e saber como foi a percepção do público-alvo (inclusive as pessoas que trabalharam direta e/ou indiretamente no projeto) nela engajado, até o TRATAR depois de algum tempo (sugiro uns 6 meses depois de passar pela instituição) é FUNDAMENTAL para atingimento de transformação e mudanças importantes que precisam ser feitas na cultura do HIV/Aids na sociedade. O PRECONCEITO é insuportável a quem o vive. Esta é a pior doença no HIV hj (a adesão posithiva é a primeira a ser maculada), com todo o respeito aos que pensam diferente.
Se puder compartilhar depois seus RESULTADOS na dimensão acima, humildemente sugerida, será um aprendizado a tod@s . Se der certo mesmo... quem sabe poder-se-á implementar em todo o país levando em consideração suas culturas e vivências regionais e de público??
Boa sorte a vcs. Abs. Regina Bueno.
em tempo: aqui no RJ a luta ainda é muito grande... estamos longe deste tipo de experiência no TRATAR, infelizmente. Ainda precisamos de muito controle social messsssssssssssssssssssssssmo por aki.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
From: mailto:fonaids@yahoogrupos.com.br
Sent: Sunday, January 25, 2015 11:01 AM
To: fonaids@yahoogrupos.com.br
Cc: gaylawyers@yahoogrupos.com.br ; FONAIDS ; ungass_brasil@yahoogrupos.com.br
Subject: [fonaids] No Rio de 2 a 3 meses primeira consulta - Curitiba - Diagnóstico e Prevenção - "O objetivo do 'A Hora é Agora' é vincular 90% dos gays testados aos serviços de saúde"
Regina, perfeita sua reflexão.
No programa tem a pessoa que chamamos de linkador. Responsável para acompanhar a vinculação no serviço de saúde das pessoas com teste positivo. Além disso, na Secretaria de Saúde tem uma pessoa responsável por monitorar o sistema e verificar se de fato a consulta ocorreu.
Todas as consultas e exames são matriciados.
Não pode últrapassar 30 dias para primeira consulta. A não ser quando a pessoa usuária quer escolher o profissional médico e este não tem agenda disponível.
Queremos um SUS que atenda às necessidades das pessoas envolvidas de forma descentralizada e com controle social.
Um abraço.
Toni Reis
▶ Mostrar texto das mensagens anteriores
▶ Mostrar texto das mensagens anteriores
__._,_.___
Enviado por: "Regina Bueno"
Responder através da web • • através de email • Adicionar um novo tópico • Mensagens neste tópico (2)
VISITE SEU GRUPO
• Privacidade • Sair do grupo • Termos de uso
.
__,_._,___
Toni todo sucesso a vocês nesta ação abraços
Enviada do meu iPhone
Em 25/01/2015, às 11:01, "Toni Reis - GMail" escreveu:
▶ Mostrar texto das mensagens anteriores
__._,_.___
Enviado por: Eduardo Barbosa
Responder através da web • • através de email • Adicionar um novo tópico • Mensagens neste tópico (2)
VISITE SEU GRUPO
• Privacidade • Sair do grupo • Termos de uso
.
__,_._,___
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Inclua algum cometário: