Relato de reunião no CNS por Carlos DUARTE (FONAIDS)
Hoje(9/Agosto 2012) .na reunião do CNS, aproveitei para dar um relato sobre a situação do Departamento de Aids e Hepatites Virais, a manifetsçaõ dos ativistas na 19 º Conferencia Internacional de Aids de Washington, as críticas que o departamento vem recebendo em vários momentos inclusive no exterior, a avaliação da publicação da Fiocruz "Saude 2030" e também sobre a entrevista do Mário Scheffer no Blog da saúde sobre os retrocessos no Departamento. Inclusive citei o início da entrevista em que o Mário afirma que "A condução é conservadora. A criatividade, a ousadia e o diálogo permanente com a sociedade civil cederam lugar a arrogância"
Falei dos dados sobre incidencia de aids no Brasil que esta estacionada desde 2000, assim como a mortalidade por aids.Citei a situação preocupante da epidemia no RS com numeros muito superiores a média nacional, e a falta de ação do MS em entender o porque desta diferença. Questionei também se a epidemia no RS não seria uma epidemia generalizada diferente da concentrada nos outros estados. Em um momento de testagem rápida em Porto Alegre, com a realização de 153 testes, foram encontrados 8 testes positivos, o que dá quase 6%. Sabemos que este numero pode esconder muitas coisas, mas em outros lugares do Brasil a positividade é de 0,03% e deve também esconder muitas outras coisas. Estes números devem ser bem avaliados pelo Departamento. Aquestão do descaso com as Hepatites virais também foi relatado.
O Plenário do CNS solicitou que após a reunião da CAPDA em agosto, seja pautada a questão da aids no CNS
Fizemos também um informe sobre a exigencia do teste de HIV em concurso público no Pará e o plenário deliberou por uma manifestçaõ em relação a esta questão.
Á tarde, com a divulgação da nota do Departamento sobre a questão do Pará, Jasiel Pontes, leu a nota no plenário e o CNS aprovou uma moção de apoio a nota do Departamento a ser encaminhada ao MS e também ao Governo do Pará.
Este é apenas um informe sobre nossos informes. Em outro momento relato outras situações epautas discutidas no CNS.
Abraços
Carlos Duarte
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Inclua algum cometário: