Páginas

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Ativistas vão às ruas criticar o `pouco caso` do governo

Quinta-feira, 30 de Agosto de 2012, 14:02

 
Ativistas vão às ruas criticar o `pouco caso` do governo com a epidemia de aids no País
APOIO






 


30/08/2012-13h45

Ativistas e representantes de pessoas que vivem com HIV e aids reunidos em São Paulo para os Congressos e Fóruns de Prevenção em DST, Aids e Hepatites Virais foram às ruas nesta quinta feira, 30 de agosto, para denunciar o que eles definem como "pouco caso" dos governantes com a epidemia de aids no País.

Na praça do Patriarca, no centro de São Paulo, eles exibiram cartazes criticando a falta de medicamentos, as unidades lotadas que não recebem mais novos pacientes com HIV, o sucateamento de alguns serviços de saúde e falta de conselhos gestores nos hospitais do governo de São Paulo.

O presidente do Fórum de ONGs/Aids do estado de São Paulo, Rodrigo Pinheiro, afirmou que o principal objetivo da ação é sensibilizar a população e o governo quanto ao declínio da resposta à aids no Brasil. “Não estamos deitados em berços esplêndidos”, afirmou.

Jorge Beloqui, professor e integrante do GIV (Grupo de Incentivo à Vida), destacou a ameaça de fechamento de leitos do CRT (Centro de Referência de Aids) e a rejeição do governo de discutir o tratamento como prevenção do HIV. Além disso, afirmou que os profissionais de saúde que são afastados por aposentadoria não são substituídos, o que faz com que falte médicos e enfermeiros para o atendimento.

A preocupação com o retrocesso dos tratamentos da América latina foi exposta por uma representante do Movimento Latino-americano e do Caribe de Mulheres Positivas. Segundo ela, o declínio da resposta brasileira pode acabar prejudicando e influenciando a dos países vizinhos. “A saúde não é comércio. É um direito humano”, afirmou.

Representantes de Minas Gerais e Pernambuco também estavam no ato representando o movimento social dos seus estados.

O protesto integra uma série de manifestações que vêm ocorrendo desde o início desta semana para reforçar os retrocessos nacionais contra a epidemia.

Ana Alkmim

3 comentários:

  1. Boa noite companheiros de luta

    Os Congressos e Fóruns de Prevenção que estão acontecendo em SP, vieram em um momento crucial para o fortalecimento do Movimento de Luta contra a AIDS, assim como estampar para o Governo que não somos um movimento desarticulado e fragilizado. Somos um movimento de princípios e valores, com foco na cidadania e igualdade das PVHAS - respeitando as diversidades e especificidades de cada individuo - junto a sociedade.

    Além das atividades pontuais dos eventos, estão acontecendo também diversas reuniões presenciais da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/AIDS, da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS, do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas, do Fórum Minas de ONG AIDS, do Fórum de ONG AIDS de São Paulo, assim como de diversos outros movimento que atuam na defesa dos direitos das pessoas vivendo com HIV/AIDS.


    Que toda a articulação desenvolvida aqui em SP, possa desenvolver uma repercussões em todas as esferas de nosso ativismo - Municipal, Estadual, Regional e Nacional - sempre com o foco em nossas bases, e principalmente nas pessoas que vivem com HIV/AIDS, cuja qualidade de vida não depende apenas do fornecimento de medicamento, mas de politicas publicas eficazes e bem elaboras, assim como do cumprimento das mesmas.

    Que venhamos continuar fortes, unidos e cada vez mais empoderados, para nosso ativismo seja fortalecidos.

    Forte abraço a todos que estão presentes em SP, assim como a todos que estão nos acompanhando.


    Cordialmente.

    Thiago Perco

    Comissão Organizadora
    I ENCONTRO ESTADUAL DAS TRÊS REDES - MG

    Educador Social - Grupo Vhiver
    Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/AIDS
    Rede Estadual de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS - MG
    RNP+ Brasil - Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS

    ResponderExcluir
  2. ESTOU COM INVEJA E TRISTE POR NÃO ESTAR AI GRITANDO A PLENO PULMÃO A
    MALDADE QUE ESTÃO COMETENDO COMTRA NOS OS PVHAS!!!!
    PARABENS PELA MANIFESTAÇÂO!!!!!
    NGB
    ATIVISMOCONTRAAIDSTB

    ResponderExcluir
  3. Ola Nilo e demais companheiros

    Boa noite

    Aos que estão em SP, parabéns pelo maravilhoso ativismo...
    o Brasil social, democrático e igualitário só será realidade com o empenho de pessoas como visão e proposito.

    Aos que não se encontram em SP em presença física, sintam-se presentes em espirito, pois toda manifestação, articulação e debates, são feitos em prol de um coletivo, e pelo maravilhoso trabalho que este coletivo vem desenvolvendo no Brasil.

    Nossa voz, é a voz de todos vocês...
    nossas demandas, são de a de um coletivo...
    nossa luta e por todas as PVHAs do Brasil.

    Forte abraço

    Thiago Perco

    ResponderExcluir

Inclua algum cometário: