Páginas

sábado, 7 de julho de 2012

Sociedade Civil pede mais transparência na LDO 2012

Sociedade Civil pede mais transparência na elaboração da LOA 2013

Organizações da sociedade civil, entre elas o Inesc, participaram, nesta segunda-feira, 02/05, de reunião com a Secretaria Geral da Presidência da República e com Secretaria de Orçamento Federal (SOF). As entidades debateram com o governo as mudanças que serão aplicadas no orçamento 2013.

Sociedade Civil pede mais transparência na elaboração da LOA 2013As entidades estão insatisfeitas com medidas recentemente adotadas pelo governo federal para modificar a estrutura de elaboração do projeto de Lei Orçamentária para 2013. As mudança ajudarão a diminuir a transparência e dificultarão o monitoramento da execução orçamentária.

Por este motivo, elas se uniram para elaborar uma carta em prol da democratização do processo orçamentário. O documento foi assinado por mais de 100 organizações e entregue para Paulo Pimenta, deputado federal e presidente da Comissão Mista de Orçamento. O deputado foi o responsável pela articulação do encontro.
Durante a reunião, a SOF apresentou a proposta de revisão do Cadastro de Ações para o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2013 com o objetivo de esclarecer os seguintes pontos: as mudanças na estrutura do Cadastro de ações orçamentárias, os conceitos que embassam a modificação, o que se pretende alterar na programação dos Órgãos e as ações inovadoras no orçamento federal.
Algumas das reivindicações apresentadas pela sociedade civil foram a busca por mais transparência e a publicação das modificações feitas no orçamento, com objetivo de torná-lo acessível para sociedade.
Ao final do encontro, ficou acordado que as entidades enviarão propostas concretas para a SOF até sexta-feira, 06/07. Na próxima semana a SOF comunicará as organizações quais as propostas foram incorporadas.
Nathalie Beghin, coordenadora da assessoria política do Inesc, e Eliana Graça, assessora política do Inesc, estiveram no evento. Alexandre Ciconello, assessor político do Inesc, representou a Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong).



Pesquisa e Edição:

Carlos Basília
Fórum ONGs Tuberculose RJ
Observatório Tuberculose Brasil
Instituto Brasileiro de Inovações em saúde Social - IBISS

Conheça nosso trabalho de Advocacy, Comunicação e Mobilização Social

Frente Parlamentar Nacional de Tuberculose (Congresso Nacional)

Campanhas de tuberculose:

Notícia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua algum cometário: