Páginas

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Destaques do Site da Comissão de Cidadania e Reprodução - CCR

 
Destaques do Site
24 de fevereiro de 2012
 

Editorial

MP 557: benefício de R$ 50 somente com adesão do município ao Rede Cegonha
De acordo com o Ministério da Saúde, o auxílio de R$ 50 para deslocamento das grávidas ao hospital para exames de pré-natal e parto só poderá ser recebido por mulheres que vivem em municípios que aderirem ao Rede-Cegonha. Você sabia? (17/2/2012)
 
 
 

Jogo Rápido

Dilma com Dilma (24/2/2012)
Eliane Cantanhêde | Colunista da Folha e da Folha.com, é colaboradora do jornal Em Pauta da Globonews e comentarista da rádio Metrópole da Bahia.
Um gesto pode dizer mais do que mil palavras, sobretudo palavras jogadas ao vento em palanques eleitorais. Dilma sabia exatamente o gesto que estava fazendo ao nomear a velha companheira de lutas e de prisão Eleonora Menicucci para a Secretaria de...
 
Urnas reveladoras
Fátima Jordão e Paula Cabrini
O tema do aborto como tática eleitoral em 2010 não deu nem tirou votos, mas mostrou que há espaço para um debate mais iluminista. Assunto de saúde pública, bandeira de religiosos e um dos focos do feminismo, a polêmica sobre o aborto já foi pelo menos... (19/2/2012)
 
ONU/CEDAW: Brasil, Aborto e o Misoprostol
Margareth Arilha
Não há dúvidas de que desta vez o Brasil e as brasileiras parecem ter finalmente levado a sério o significado da presença de um país no comitê da CEDAW. Silvia Pimentel,duas vezes representante do Brasil na CEDAW, presidente do Comitê, é membro do... (18/2/2012)
 
 
 

Frases da Semana

 
“Quando o Brasil pensou em planejamento familiar, pensou em diversidade de métodos. Mas a parte educativa, o aconselhamento ainda não chega às mulheres. Falta orientação, o que leva muitas vezes ao aborto inseguro e a um outro problema: a mulher que aborta e vai ao SUS é, muitas vezes, punida pelos profissionais de saúde. É como se ela merecesse sofrer por ter abortado, além de sair da rede sem ser orientada para não engravidar de novo. O planejamento só vai ser universalizado quando for feito também no pós-parto e no pós-aborto.”
Paula Viana | Coordenadora do Grupo Curumim
Aborto em Debate (21/2/2012)
 
 
  “A questão dos abortos inseguros nos preocupa. Morrem 200 ao ano e 200 mil vai aos hospitais, e muitas com efeitos físicos, emocionais por uma gestação não desejada. Consequência do código penal, já tratado em 2007 nas observações finais, que orientou acelerar a legislação para suprimir as punições contra as mulheres que se submetem aos abortos. Lamentavelmente não vimos progressos neste sentido e se houve, pedimos para aclarar, inclusive em caso de anencefalia. O código penal é restritivo, apenas dois casos, nos casos de estupro se dispensou a autorização, mas os médicos se negam a faze-lo só com a palavra da mulher. Muitas mulheres não denunciam, com medo ou desinformação ou medo que a polícia as trate mal.”
Patrícia Schulz | Perita Suíça
Aborto em Debate (21/2/2012)
 
 
 



Vídeos

A CCR disponibiliza agora para você seu "Banco de Clips". Acesse os novos vídeos.

 

Siga a CCR - Faça parte, siga nossos perfis na rede

RSS Feed
 
 
Leia as matérias na íntegra


Se você não deseja mais receber nossos e-mails


R E P A S S A N D O
 
 
 
Roberto Pereira
Coordenação Geral
Centro de Educação Sexual - CEDUS
Membro da Comissão Nacional de Aids - MS
Membro da Executiva do Fórum ONGs Tuberculose - RJ
Membro da Executiva do Fórum ONG Aids RJ
Av. General Justo, 275 - bloco 1 - 203/ A - Castelo
20021-130 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
 
Cel: (55.21) 9429-4550

“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas que já têm a forma do nosso corpo e esquecer nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia. Se não ousarmos faze-la, teremos sempre ficado à margem de nós mesmos.”     (Fernando Pessoa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua algum cometário: