__Da esq. para dir: Willian Amaral, Márcia Leão, ministra Maria do Rosário, deputado Chico D`Angelo e Rodrigo Pinheiro
Os representantes dos Fóruns de ONG/Aids dos Estados do Rio de Janeiro, Willian Amaral, de São Paulo, Rodrigo Pinheiro, e do Rio Grande do Sul, Márcia Leão, estiveram reunidos com a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, na manhã desta quinta-feira, em Brasília. O encontro foi articulado pelo coordenador da Frente Parlamentar de DST/Aids, deputado Chico D`Angelo (PT-RJ) e ocorreu com o objetivo de reforçar e ampliar as estratégias de combate ao HIV na política de direitos humanos.
“A audiência foi excelente. A ministra sugeriu incluir as discussões sobre aids no conselho nacional do idoso e no de crianças e adolescentes”, contou Willian Amaral. “Uma das nossas propostas foi ampliar a discussão também para o conselho de juventude. Ressaltamos ainda a Recomendação 200 da OIT (Organização Internacional do Trabalho)”. A Recomendação citada por Willian enfatiza a não obrigatoriedade de teste para o HIV como condição para admissão, visa os direitos humanos de quem vive com HIV/aids e ressalta a confidencialidade sorológica e promoção do acesso a programas de prevenção, tratamento e atenção, entre outras questões.
Segundo o militante do Rio de Janeiro, ficou acertada a realização de um seminário sobre direitos humanos e aids. O evento, que ocorrerá em parceria com a Frente Parlamentar de DST/Aids, está previsto para ser realizado no começo de 2012. "O combate à epidemia deve acontecer em outras áreas além da saúde", finalizou Willian.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Inclua algum cometário: