Páginas

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Ativista Josimar Pereira,aponta como foi a recente reunião entre ativistas:

Ativista Josimar Pereira, do Pela Vidda – Niterói, aponta

Enviado por: "RENATO DA MATTA" 

Seg, 8 de Ago de 2011 10:47 pm



 Josimar Pereira, do grupo Pela Vidda (Valorização, Integração e Dignidade do Doente de AIDS) de Niterói-RJ, contou aos internautas que assistiram neste domingo o programa Cidadania em Destaque como foi a recente reunião entre ativistas da luta contra a aids e o Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves.

Reunidos em audiência no dia 27 de julho em Brasília, os militantes reclamaram ao Ministro que mesmo com atestados médicos de inaptidão para trabalhar, portadores do HIV e aids estão com dificuldade de receber o auxílio financeiro da Previdência Social para casos de doença, e muitos daqueles que estavam aposentados por invalidez estão também sendo convocados a se reapresentarem ao trabalho sem condições físicas para exercerem suas funções.

“A Previdência está usando como critério para avaliar se as pessoas com HIV estão aptas a trabalhar apenas os exames de CD4 e carga viral”, protestou Josimar durante o programa. “Não há nenhum tipo de avaliação psicológica para analisar a real situação dos pacientes”, acrescentou.

O ativista disse ainda ter fica muito surpreso ao descobrir, durante a reunião com o ministro, que a Pasta está reavaliando a Resolução nº 89, de 2002, sem a participação da sociedade civil. “Queremos sim mudanças nessa resolução, mas que elas sejam feitas com base na realidade. Por isso queremos participar”, comentou.

A Resolução 89/2002 aborda benefícios previdenciários para soropositivos.

Josimar e outros militantes que lutam pela defesa das pessoas com HIV e aids no Brasil estão colhendo dados nos Estados para prepararem um relatório que conste, por exemplo, casos de perícias que atestaram como aptos ao trabalho pessoas sem capacidade laborativa. O documento será enviado em breve ao ministro Garibaldi.

Participaram também da audiência com o ministro, Cláudio Pereira (Fórum de ONGs AIDS/SP), Fátima Baião (Grupo Pela Vidda/RJ), Renato da Matta (RNP+ Núcleo Rio de Janeiro) e Willian Amaral (Fórum de ONG AIDS/RJ).

O programa Cidadnia em Destaque é produzido pelo Fórum de ONG/Aids do Estado de São Paulo e veiculado aos domingos, das 11h as 12h, no site www.alltv.com.br.



Fonte - Agência de Notícias da Aids




 Grupo Apoio Soropositivos      
http://br.groups.yahoo.com/group/apoiosoropositivos/



Renato da Matta
Valeria Saraiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua algum cometário: