Páginas

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Resistência aos Fármacos Atrasa Luta Contra a Tuberculose


Resistência aos Fármacos Atrasa Luta Contra a Tuberculose
Reuters (03.18.11)::Kate Kelland
            Na sexta-feira, especialistas alertaram para a ameaça que a taxa crescente de TB multi-resistente (TB MR) opõe à luta global contra a doença.

            De acordo com um novo relatório elaborado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças (CEPCD), a propagação de TB MR continua a preocupar a Europa. Segundo estas duas entidades, as taxas de TB têm vindo a diminuir na Europa desde 2005 permanecendo a uma média nacional de 36.8 notificações por 100000 pessoas em 2009. No entanto, o número de novos casos e as reincidências em 18 países prioritários são quase oito vezes superiores aos registados no resto da Europa. De acordo com a OMS-CEPCD, a maioria dos países de alta prioridade não pertencem à União Europeia nem fazem parte da Área Económica Europeia.

            “As populações mais vulneráveis, incluindo as crianças, ainda não têm acesso a diagnóstico atempado e tratamento de qualidade” alerta a OMS-CEPCD. “Este continua a ser um assunto urgente dada a elevada prevalência de TB multi e extensivamente resistente na região.”

           “As taxas crescentes de TB resistente na Europa de Leste, Ásia e África sub-Saariana ameaçam minar tudo aquilo que já foi conseguido pelos programas mundiais de controlo da TB”, revelam investigadores num artigo publicado na revista Lancet. A TB mata anualmente 1.7milhões de pessoas em todo o mundo e os mais de 9 milhões de novos casos constituem um valor histórico, afirma Alimuddin Zumla da University College London Medical School e Stephen Lawn da Universidade do Cabo.

            Como factores desencadeadores de TB, os peritos citam o VIH/SIDA, taxas crescentes de diabetes e taxas elevadas de tabagismo nas camadas de população com menores rendimentos. De acordo com os autores do artigo da Lancet, a diabetes triplica o risco de TB e o tabagismo duplica-o. O controlo global da TB está a ser travado pela falta de um método de diagnóstico barato e rápido, por terapêuticas muito longas, ausência de uma vacina eficaz, taxas crescentes de TB MR e sistemas de saúde precários.
 
The Lancet report, "Tuberculosis," was published online ahead of the print edition (2011; doi:10.1016/S0140-6736(10)62173-3).     Para ler o relatório WHO-ECDC visite: http://ecdc.europa.eu/en/publications/Publications/1103_TB_SUR_2009.pdf
11 Maio 2011
Tradução / Edição: Catarina Pinheiro



GAPA/SC - GRUPO DE APOIO À PREVENÇÃO DA AIDS
RUA: FELIPE SCHMIDT Nº 882 - FLORIANÓPOLIS/SC
CEP: 88010-002
FONE: (48) 3222-1510 - (48) 3225-4895 - FAX: 3225-4895
EMAIL: gapasc@hotmail.com; gapasc@terra.com.br
GAPA FAZ PARTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE,
CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE E
CONSELHO DO DIREITO DE PESSOA COM DEFICIENCIA
Acesse o Blog do GAPA:http://gapasc.blog.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua algum cometário: