ABGLT cumprimenta a SBT por relevante contribuição social em prol da cidadania LGBT na novela “Amor e Revolução”
Ofício PR 140/2011 (TR/dh) Curitiba, 13 de maio de 2011
Ao: Sistema Brasileiro de Televisão
e ao novelista Tiago Santiago
Assunto: Cumprimentos por relevante contribuição social em prol da cidadania LGBT na novela “Amor e Revolução”
Prezados Senhores, Prezadas Senhoras,
A ABGLT – Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – é uma entidade de abrangência nacional que congrega 237 organizações congêneres e tem como objetivo a defesa e promoção da cidadania desses segmentos da população. A ABGLT também é atuante internacionalmente e tem status consultivo junto ao Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas.
Vimos acompanhando com interesse, desde a fundação da ABGLT em 1995, a evolução da abordagem da temática da homossexualidade nas novelas e outros programas produzidos e veiculados pelas emissoras de televisão do Brasil.
Neste sentido, ficamos muito contentes com a exibição esta semana pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), de um beijo entre duas personagens do mesmo sexo na novela “Amor e Revolução”, do novelista Tiago Santiago: http://outroespaco.com/2011/ 05/a-cena-do-beijo-novela- amor-e-revolucao-do-sbt/
Tal ação histórica é digna dos mais elevados méritos e cumprimentos e do nosso mais sincero e justo reconhecimento em razão de que, com a exibição da cena acima referida, o SBT, através da novela “Amor e Revolução” e da alta sensibilidade e humanidade do autor Tiago Santiago, prestou, na noite da última quinta-feira, 12 de maio de 2011, um grande serviço à cidadania, uma forte e necessária ação de contribuição social que, certamente, contribui para a desmistificação da homossexualidade perante o público em geral, bem como a amenização e – tomara! – a erradicação da homofobia e dos preconceitos contra os milhares de de cidadãos e cidadãs homossexuaiss do nosso País.
Congratulamos o SBT, o novelista Tiago Santiago e as atrizes Luciana Vendramini e Giselle Tigre, que protagonizaram a cena de afeto entre duas pessoas do mesmo sexo. Parabenizamos toda a equipe de profissionais que atuam na novela “Amor e Revolução” que, no capítulo exibido na noite do dia 12 de maio de 2011, contribuíram para a promoção do respeito à diversidade sexual, e a consequente redução do preconceito e da discriminação, educando em relação à diversidade humana.
Renovamos nossos agradecimentos pela atitude ousada do SBT e despedimo-nos
Cordialmente,
Toni Reis
Presidente
ABGLT Ofício 140 2011.pdf 197K Exibir como HTML Examinar e baixar |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Inclua algum cometário: