Páginas

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Gays dos 7 estados do Norte se reunem em Belém

Gays dos 7 estados do Norte se reunem em Belém para elaborar Planos para atuarem no Executivo e Legislativo para questões da Aids e Direitos Humanos

Interagindo no Norte

“Advocacy”  define-se como a “ação de defender uma causa ou alguém, com objetivo de promover mudanças essenciais nas políticas públicas, na legislação e nas práticas realizadas por indivíduos, grupos e/ou instituições articuladas.” Estabelecendo uma argumentação de convencimento, sem adotar uma lógica de confrontação, “advocacy” também objetiva repensar e mudar políticas, posições e programas/ações de qualquer natureza ou modelo de instituição. É uma ferramenta muito eficaz na proposição de novas políticas públicas municipais, estaduais e federais específicas e no fortalecimento de políticas já existentes – que representem os reais anseios de uma determinada parcela da população.
Lideranças do movimento social gay da região Norte do país, selecionadas na primeira fase do Curso Virtual do Projeto InteraGir - “Ações de Advocacy e Prevenção em HIV/Aids para a comunidade de gays e outros Homens que fazem Sexo com Homens (HSH)”, estarão reunidas em Belém, no período de 23 a 27 de Abril, participando do curso presencial que terá a duração de 40 horas.
O principal objetivo do Projeto InteraGir é contribuir para o enfrentamento e a redução da incidência do HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DST) entre gays e outros HSH, por meio do fortalecimento de organizações da sociedade civil em ações voltadas a realização de advocacy e prevenção.
O Projeto é financiado pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, gerido pela Associação Paranaense da Parada da Diversidade (APPAD) interagindo com sete organizações não-governamentais (ONG) das cinco regiões brasileiras e também da Associação para a Saúde Integral e Cidadania na América Latina (Asical).
O curso presencial em Belém terá a participação de lideranças gays dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins. É o último de sete cursos presenciais do Projeto InteraGir realizados desde fevereiro deste ano – cada um com carga horária de 40 horas cada – abrangendo os 27 estados do país. Em Belém, a Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais apoia o projeto.

Estabelecendo diálogos com o poder público
Os cursos presencias do Projeto InteraGir têm dois focos principais: o “advocacy” (incidência política) nos poderes Executivo e no Legislativo em todas as esferas públicas (municipais, estaduais e federal), a fim de garantir a promoção e o aumento de ações e também os recursos financeiros necessários para o enfrentamento das DSTs/HIV/Aids entre a população formada por gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH). Visa ainda lutar pela aprovação de uma legislação que promova a cidadania plena e os direitos humanos para as pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais – LGBT, e pessoas vivendo com HIV e Aids.
Considerando que a prioridade é a própria prevenção junto a esta população vulnerável às DST/HIV/Aids, ou seja, os gays e outros HSH, ao final do curso, os participantes terão elaborado um Plano de Advocacy para ser aplicado junto aos poderes Executivo e Legislativo dos municípios e estados que representam. Terão concluído também um Plano de Prevenção às DST/HIV/Aids. Ambos serão apresentados, subsequentemente, a governadores(as), prefeitos(as), secretários(as) estaduais e municipais de saúde, vereadores(as), deputados(as) estaduais, federais e senadores(as) de todos os Estados do país, respeitando e conhecendo os reais e emergentes anseios locais e regionais de cada uma das cinco regiões brasileiras, com o objetivo de sensibilizar governos a considerar políticas públicas urgentes e eficientes na promoção dos direitos humanos para pessoas LGBT e ações de prevenção às DST/HIV/Aids específicas a esses grupos populacionais.
“Advocacy”
As estratégias de “advocacy” definidas no curso do Projeto InteraGir visam à atuação junto às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde para que haja aumento  e a intensificação das ações de prevenção, o diagnóstico e a atenção junto aos gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH). Outro importante objetivo é o de instigar a efetiva implantação do Plano Nacional de Enfrentamento da Epidemia de Aids e das DST entre Gays, HSH e Travestis em todos os Estados Brasileiros.
O curso virtual foi realizado com conteúdos específicos de “advocacy” e prevenção às DST/HIV/Aids, disponibilizado através do Projeto InteraGir. Os cursos presenciais visam a aprofundar ainda mais os conhecimentos já adquiridos e também ampliar a abrangência do projeto para além dos sete municípios e estados nos quais o InteraGir  vem sendo implantado.
As organizações não-governamentais que são “Pontos Focais” do Projeto InteraGir no Brasil são o Grupo Homossexual do Pará, de Belém (PA),  a Associação de Travestis e Transexuais de Mato Grosso do Sul (ATMS), o Centro Paranaense da Cidadania, de Curitiba (PR), o Movimento Gay de Alfenas (MG); o Instituto Papai, de Recife (PE); o Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual, de Belo Horizonte (MG); o Grupo Liberdade Igualdade e Cidadania Homossexual, de Feira de Santana (BA).
Serviço:
Período reservado para o atendimento à imprensa: 23 a 27 de abril de 2011
Local: Zoghbi Hotel,  Ferreira Cantão, 100, Belém-PA
Horário para atendimento: Das 9h00 às 18h00

Informações adicionais:
Toni Reis – Coordenador-Geral do Projeto Interagir (61) 8181 2196.
Beto Paes – Ponto Focal Interagir Norte (91) 8228-1556
Jocélio Ferreira – Tutor Interagir Norte  (91) 8219-6375
Márcio Marins – Coordenador-Geral da Associação Paranaense da Parada da Diversidade – APPAD (41) 9109 1950

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua algum cometário: