SE FICARMOS DEBRAÇOS CRUZADOS, OS USUÁRIOS DO SUS VÃO PERDER MAIS UMA UNIDADE PÚBLICA DE REFERÊNCIA NO ATENDIMENTO A TUBERCULOSE.
VAMOS A LUTA. PARTICIPE ASSINANDO O ABAIXO. CONTAMOS COM VOCÊS.
ABAIXO ASSINADO PELO NÃO FECHAMENTO DA UNIDADE E SIM PELA RECUPERAÇÃO DO ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS DO SUS.
«Não a privatização e fechamento do Hospital Municipal Rafael de Paula Souza - (Curicíca, Rio de Janeiro) gerando uma perda para a comunidade de sua referencia em tratamento em tuberculose, cirurgia infantil, tratamento da Aids e outros atendimentos qualificados que beneficiou ao longo dos anos a população local.
Nós concordamos com este abaixo-assinado e pedimos sua assinatura:
Assina o abaixo-assinado aqui http://www.peticaopublica.com. br/?pi=P2011N8790 e divulga-o por teus contatos.
Fórum Estadual das ONGs na Luta contra a Tuberculose - RJ
________________________
O Hospital Raphael de Paula Souza - HRPS, situado na Baixada de Jacarepaguá, na Cidade do Rio de Janeiro, foi inaugurado em 25 de janeiro de 1952, como Conjunto Sanatorial de Curicica, sob os auspícios do Ministério da Saúde.
O projeto arquitetônico, na forma de sistema pavilhonar, fora desenvolvido pelo arquiteto Sérgio Bernardes na antiga Fazenda de Curicica, com uma área total em torno de 25.000 mil metros quadrados.
No final da década de 1940 e meados de 1950, muitos sanatórios foram construídos em vários estados. No Rio de Janeiro, inaugurou-se então o sanatório de Curicica, durante a gestão de Raphael de Paula Souza, à frente do Serviço Nacional da Tuberculose - SNT.
O projeto seguia o programa técnico elaborado pelo SNT, previamente aprovado pelo Ministério da Educação e Saúde.
A Unidade tinha inicialmente a capacidade para 1423 leitos, possuindo alojamento para o Diretor, Médicos e Funcionários.
Possuía estação para o tratamento de água, Centro Radiológico completo, lavanderia, refeitório com capacidade para 4.000 refeições/dia, e frigorífico para 7.200 kg de alimentos.
Visando atender as exigências da SNT, em 10 de fevereiro de 1958, foi inaugurada a Igreja, o Cinema, o Auditório e também o Centro de Reabilitação Profissional.
No ano de 1986 foi inaugurada a Maternidade do Hospital, sendo esta reinaugurada no ano de 1994, passando a se chamar Maternidade Leila Diniz - MLD, sendo desativada no ano de 2005.
Em janeiro de 2002, o Hospital foi através de contrato de cessão entre o Ministério da Saúde - MS e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro – SMS/RJ, objeto de Municipalização, passou a ter a denominação de Hospital Municipal Raphael de Paula Souza - HMRPS.
O HMRPS atualmente tem um perfil assistencial de internação e de tratamento ambulatorial, com a capacidade de 96 leitos, e um quantitativo de 709 funcionários.
SERVIÇOS OFERECIDOS
Os Serviços disponibilizados são: Clínica Médica, Pneumologia, Pediatria, Infectologia, Ginecologia, Cirurgia Geral e atendimento ambulatorial nos Programas de Hipertensão Arterial e Diabetes - PHD, Asma, Planejamento Familiar, PPD, Teste do pezinho, endoscopia, colonoscopia, broncoscopia, Pré-natal e Odontologia.
Alem disto temos os serviços de radiologia, ultra-sonografia e Laboratório de Análises Clínicas.
QUANTITATIVO DE SERVIDORES
A Unidade atualmente possui 709 servidores
SERVIÇOS OFERECIDOS
LOCALIZAÇÃO
Estrada da Curicica, 2000 – Curicica - Jacarepaguá
BAIRROS DE ABRANGÊNCIA
Curicica, Camorim, André Rocha, Taquara, Vargem Grande, Vargem Pequena, comunidades diversas
Interessante todos esses esclarecimentos.Será uma pena se fechar. Tentei me comunicar com os telefones do hospital e nenhum atendeu ou não é mais do hsopital.
ResponderExcluirFiquei imaginando se já fechou. Me indicaram para o programa de tabagismo. Um amigo conseguiu por lá largar o vício, com o Dr. Alexandre Milágres.Deixo o meu e-mali, caso vopce possa me auxiliar nesse assunto. Obrigada.Cleide.
auraprateada@uol.com.br