Páginas

domingo, 27 de março de 2011

ONU divulga alerta sobre risco de expansão da tuberculose multirresistente

ONU divulga alerta sobre risco de expansão da tuberculose multirresistente

Doença não responde ao tratamento convencional

Agência Brasil
Brasília - A Organização das Nações Unidas (ONU) advertiu nesta quarta-feira, 23, a comunidade internacional que é necessário ampliar os esforços para diagnosticar e tratar cerca de 2 milhões de pessoas no mundo que, de 2011 a 2015, poderão ter tuberculose multirresistente a tratamentos convencionais, chamada de MDR-TB, na sigla em inglês para Multi-Drug-Resistant.
A tuberculose MDR não responde aos medicamentos usados no tratamento convencional da doença e, se não for controlada a tempo, aumenta o risco de propagação, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo Global de Luta contra Aids, Tuberculose e Malária.
Em 2008, 440 mil casos de tuberculose multirresistente foram registrados e 150 mil pessoas morreram. Na véspera do Dia Mundial da Tuberculose, a ONU apelou para os líderes mundiais que redobrem os esforços para diagnosticar e tratar a doença.
"Muitos países fizeram progressos. Mas, apesar da escala de esforços, o mundo precisa de fazer muito mais para cuidar dos pacientes com MDR-TB", afirmou a diretora-geral da OMS, Margaret Chan. "Não podemos permitir que a MDR-TB se espalhe sem controle."
O diretor executivo do Fundo Global de Luta contra Aids, Tuberculose e Malária, Michel Kazatchkine, afirmou que a tuberculose multirresistente é uma ameaça para todos os países. Segundo ele, é preciso fazer um esforço extraordinário para resolver o problema.
Em 2009, 9,4 milhões de pessoas foram diagnosticadas com tuberculose e 1,7 milhão morreram, incluindo 380 mil pessoas que eram portadoras do vírus HIV. O Brasil integra o grupo dos 22 países em desenvolvimento que concentram 80% dos casos mundiais da doença. Por ano, são notificados cerca de 72 mil casos e de 5 mil mortes por tuberculose.
Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,onu-divulga-alerta-sobre-risco-de-expansao-da-tuberculose-multirresistente,696265,0.htm

Fórum Estadual das ONGs na Luta contra a Tuberculose – R J
Conheça nosso trabalho de Advocacy, Comunicação e Mobilização Social
Campanhas de tuberculose:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua algum cometário: