Páginas

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

RJ: Drags no Sambódromo

Drags vão ajudar Imperatriz a falar de medicina na Marquês de Sapucaí

Drag Magaly. / Foto: Urbano Erbiste
Aline Custódio
 
Quando o sexto carro da Imperatriz Leopoldinense cruzar o Sambódromo, no domingo de carnaval, um colorido especial dará o tom ao enredo da escola que falará sobre a história da Medicina: cerca de 50 drag queens estarão sobre ele para apresentar o avanço nas pesquisas. Pelo menos 500 drags, entre profissionais e homens fantasiados, estarão no ala destinada ao sexto carro.
 
A ideia do carnavalesco Max Lopes é levar alegria à Avenida, retratando doenças como a dengue e as gripes aviária e suína (H1N1):
 
— Mostrar a saúde será desafiador. Então, para não tornar o desfile pesado, pensamos no colorido das drags. Elas são o próprio carnaval.
 
No carro de 30 metros de comprimento e dez de altura, galinhas resfriadas, ratos de laboratório e dezenas de placas gigantes de radiografia serão conduzidos por 15 ovelhas gigantes, que lembrarão a Dolly, o primeiro clone mamífero.
 
O destaque do carro será a drag queen profissional Magaly Penélope, conhecida por fazer um trabalho social durante os shows que realiza em frente ao Copacabana Palace, nas noites de domingo.
 
— A cada espetáculo, damos dicas de temas relacionados à saúde. Fazer parte deste desfile será um presente — diz, entusiasmada, Magaly.
 
Esta é a estreia da drag na Avenida. Para fazer bonito, Magaly terá uma fantasia inspirada na ovelha Dolly:
 
— Mandaremos energias positivas às arquibancadas.
 

PS: Todos os domingos,  acontece o show de Drags no Quiósque Raimbow, na Av. Atântica, bem em frente ao Hotel Copacabana Palace. O show, que acontece a 17 anos, é apresentado pelas Drags Magaly Penélope e Xaxú França que, em meio às suas performances, inovam ao aproveitarem esse momento de lazer para falar de saúde, cidadania e direitos humanos, sempre com muito humor porém sem perder o foco. Ao final do show o público recebe materiais educativos orientando sobre as DST/Aids, tuberculose e outras doenças, além de preservativos oferecidos pelo CEDUS em uma ação complementar ao "Projeto Trilhas da Noite".
 
Para quem quiser conferir de perto, o show acontece todos os domingos (sem chuva), a partir das 21:30 hs. 
Roberto Pereira
Coordenação Geral
Centro de Educação Sexual - CEDUS
Membro Suplente da Comissão Nacional de Aids - MS
Membro da Executiva do Fórum ONGs Tuberculose - RJ
Av. General Justo, 275 - bloco 1 - 203/ A - Castelo
20021-130 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel: (55.21) 2544-2866 Telefax: (55.21) 2517-3293
Cel: (55.21) 9429-4550
“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas que já têm a forma do nosso corpo e esquecer nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia. Se não ousarmos faze-la, teremos sempre ficado à margem de nós mesmos.”     (Fernando Pessoa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua algum cometário: