31/01/2011 20:28
Deputada tetraplégica terá sistema especial de votação
Rodolfo Stuckert
Mara Gabrilli será a primeira a usar o sistema adaptado de votação.
Com um movimento da cabeça, a deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) vai participar da escolha do presidente da Câmara e dos demais integrantes da Mesa Diretora nesta terça-feira. Ela é tetraplégica e será a primeira parlamentar a usar o sistema especial de votação desenvolvido pelo Centro de Informática da Casa. O diretor da Coordenação do Sistema Eletrônico de Votação, Marco Aurélio Castilho, informa que a equipe criou o sistema a partir de ferramentas já disponíveis no mercado — uma câmera e um software para reconhecimento da face.
“Nós adequamos a urna eletrônica a essa tecnologia”, ressalta Castilho. Segundo ele, a parlamentar vai fazer um movimento com a cabeça e parar na figura do candidato escolhido. “O sistema entenderá que aquilo é um posicionamento como se fosse um toque direto na tela", explica o diretor.
Segundo ele, nas demais votações a deputada vai usar um laptop adaptado para a leitura da face: "Nós temos aqui os postos de votação. O deputado chega com o seu código e está apto a usar o sistema com o dedo. No caso da deputada Mara, vamos colocar um laptop na mesa dela que vai simular exatamente um posto de votação, com toda segurança e individualidade."
Nesse laptop, Mara Gabrilli vai informar a sua senha com a movimentação da cabeça. Também com movimentos, ela poderá votar a favor ou contra das propostas em análise, ou se abster.
Rampa
Além disso, o Plenário Ulysses Guimarães recebeu uma rampa de acesso à tribuna onde os deputados fazem pronunciamentos. As mudanças integram o Programa de Acessibilidade da Câmara dos Deputados, que promove ações integradas para facilitar o acesso de pessoas com deficiência a todos os ambientes da instituição.
Reportagem – Mônica Montenegro/Rádio Câmara
Edição – João Pitella Junior
Edição – João Pitella Junior
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Inclua algum cometário: