Páginas

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Aids e Qualidade de Vida: Pesquisa seleciona voluntários para tratamento da lipodistrofia.


07 de fevereiro de 2011
Segunda-feira

Aids e Qualidade de Vida: Pesquisa seleciona voluntários para tratamento da lipodistrofia.

As recomendações de exercícios físicos regulares para PVHA já são consensuais há algum tempo. Pelos indiscutíveis benefícios no combate à lipodistrofia, para a diminuição da gordura corpórea e aumento da massa muscular, as mudanças positivas nos perfis de colesterol e triglicérides, a melhora do equilíbrio hormonal, os exercícios físicos - quando elaborados de forma criteriosa - representam um eficaz aliado para prevenção e diminuição de cada um desses fatores de risco individualmente.

A resposta do Núcleo de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco é enfrentar esse desafio de maneira multidisciplinar. O Núcleo abre vagas para voluntários que se interessem em participar de uma pesquisa no tratamento da lipodistrofia. O GTP+ em parceria com o Núcleo, através do Espaço Positivo encaminha e esclarece dúvidas aos interessados em participar da pesquisa. Para fazer parte, as PVHA devem ligar para o GTP+ (81. 3231.0905) e marcar sua avaliação para a próxima quarta-feira (09.02) que acontece na UFPE. Os exercícios físicos são três vezes por semana, no horário das 15h às 18h, com acompanhamento de um profissional de educação física. Além disso, a pesquisa cobre o acompanhamento de psicólogos, nutricionistas e dentistas, o que potencializa radicalmente o sucesso no cuidado com os parâmetros de saúde e qualidade de vida das PVHA.

Ministro vai rever a portaria que proibe os gays doarem sangue

Para Alexandre Padilha não se pode falar em grupo de risco e sim em pessoa com vulnerabilidade. Regra será revista.
Após receber representantes do Grupo Matizes, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, garantiu que vai fazer reunião técnica para rever a portaria da Anvisa que proíbe as doações de sangue por homens gays e bissexuais.
“Vou abrir uma discussão técnica sobre isso e saber o porquê da regra. Vamos rever qual seria adequação em função da atualidade, inclusive do comportamento da epidemia de doenças que podem ser transmitidas através do sangue”, disse.
Alexandre Padilha analisou que nos dias atuais não existe mais o conceito de grupo de risco, mas de pessoa com vulnerabilidade. “Existe, inclusive, sobre esse tema uma resolução internacional”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua algum cometário: