Páginas

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Documentário brasileiro´Lixo extraordinário` é um dos indicados ao Oscar 2011 Quarta-feira, 26 de janeiro de 2011 Vigoroso, excelente, hipnotizante, arrebatador!




Documentário brasileiro´Lixo extraordinário` é um dos indicados ao Oscar 2011

Quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Vigoroso, excelente, hipnotizante, arrebatador!


Documentário "O Lixo Extraordinário", uma produção entre Brasil e Inglaterra, foi indicado para concorrer ao Oscar na categoria. Trama mostra como artista brasileiro Vik Muniz retratou em imagens os catadores do lixão de Gramacho.
Vencedor de prêmios de público nos festivais de Sundance e Berlim em 2010, o filme foi dirigido por João Jardim, Lucy Walker e Karen Harley.
Gravada ao longo de três anos, sua trama acompanha um projeto social do artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores do lixão de Gramacho, em Duque de Caxias (RJ) - considerado o maior da América Latina e cenário de outro documentário premiado, "Estamira" (2004), de Marcos Prado.
 
1- Lixo Extraordinário (2009) - TRAILER OFICIAL

2- Reportagem do SBT sobre a indicação do documentário ao Oscar

3-Globo News - debate sobre o documentário
 
  A Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho, maior aterro sanitário da América Latina, criada em 2004, com apoio do Instituto Brasileiro de Inovações em Saúde Social (Ibiss), vem organizando cooperativas para lutar pelos direitos dos catadores, que correm o risco de perder o seu sustento com o fechamento do lixão. Outro ponto defendido pelas entidades é a preocupação com a saúde dos trabalhadores, que sofrem principalmente de tuberculose e hanseníase, e correm altos riscos de contágio devido ao contato com o lixo hospitalar, despejado irregularmente em Gramacho.
________________________
 
 
Carlos Basilia
Observatório Tuberculose Brasil
Membro Fórum ONGs Tuberculose-RJ
Instituto Brasileiro de Inovações em Saúde Social - IBISS
Ações de Advocacy, Comunicação e Mobilização Social em Tuberculose

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua algum cometário: