Páginas

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

CONASEMS E CONASS MANIFESTAM PREOCUPAÇÃO COM O DESFINANCIAMENTO CRÔNICO DO SUS

Prezados/as Senhores/as
Em atenção ao manifesto do CONASS e CONASEMS datado em 16/12/2010 identifica-se com base nas argumentações destes 2 respeitados colegiados de Secretários Estaduais e Municipais de Saude a preocupação com a aquisição de medicamentos para PVHA (destaque em amarelo).

Neste sentido, solicito informações por parte deste Departamento as questões afins abaixo destacadas, no sentido de poder somar nas gestões que se façam necessárias
 
José Marcos de Oliveira
Representação RNP+ Brasil para o Estado de São Paulo
Conselheiro Nacional de Saúde pelo Movimento  de Luta Contra AIDS
 


CONASEMS E CONASS MANIFESTAM PREOCUPAÇÃO COM O DESFINANCIAMENTO CRÔNICO DO SUS

O CONASEMS e CONASS, reunidos hoje (15), em Brasília, manifestaram profunda preocupação com o desfinanciamento crônico do SUS e elaboraram um documento dirigido ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, à presidente eleita, Dilma Rousseff, ao presidente da Câmara dos Deputados, ao presidente do Senado e à nação brasileira, no qual expressam a sua preocupação com o desfinanciamento crônico do SUS, agravado neste final de ano pelo déficit orçamentário e financeiro do Ministério da Saúde.

Confira abaixo, a íntegra do documento.

As Secretarias Municipais de Saúde representadas pelo CONASEMS e as Secretarias Estaduais de Saúde representadas pelo CONASS manifestam ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, à presidente eleita Dilma Rousseff, ao presidente da Câmara dos Deputados, ao presidente do Senado e à nação brasileira, profunda preocupação com o desfinanciamento crônico do SUS, agravado neste final de ano pelo déficit orçamentário e financeiro do Ministério da Saúde.

Tal situação impede a transferência de recursos aos estados e municípios para o pagamento de serviços ambulatoriais e hospitalares e a aquisição de medicamentos especializados. A falta de pagamento de internações e atendimentos na rede pública e conveniada vem causando a paralisação de alguns atendimentos à população, e de igual forma, o desabastecimento de medicamentos especializados, afetando o atendimento de pacientes com doenças crônicas, como exemplo, o mal de Parkinson, Alzheimer, renais crônicos e transplantados.

Além da publicação do decreto de 15 de dezembro de 2010, suplementando os recursos do Ministério da Saúde, para garantir o pagamento dos componentes supracitados é necessária a liberação imediata de cerca de 2,6 bilhões em recursos financeiros do Ministério da Fazenda para o Ministério da Saúde, bem como a aprovação pelo Congresso Nacional do projeto de lei que suplementa o orçamento federal para o setor.
Também estão comprometidas ações de vigilância e proteção à saúde, como o combate a dengue e aquisição de medicamentos para as pessoas vivendo com HIV/AIDS.

Frente a essa situação de crise os gestores esperam que a área econômica do Governo Federal se sensibilize na busca imediata de soluções.

Os gestores do SUS mobilizados no sentido de qualificar a organização do sistema e a garantia do Direito à Saúde, assegurada na Constituição Federal, reforçam a importância de incluir na agenda da próxima gestão a superação do desfinanciamento crônico do SUS.

Brasília – DF, 16 de dezembro de 2010.
Fonte: COSEMS

 
Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia
Avenida 3ª, 320 – Centro Administrativo da Bahia-CAB Cep: 41745-005 Salvador - Bahia
Fone (71) 3115-5946 Fone/Fax: (71) 3371-8703

Resposta de: Dirceu Greco
Prezado José Marcos,

espero que tenha passado bem estas festas de fim de ano e espero continuarmos com nossa boa luta em 2011.

Em relação à pergunta sobre contigenciamento de recursos para aquisiçao de ARV informo que não há expectativa de qualquer problema pois estes são garantido por lei e isto tem sido sempre cumprido.

Abraço cordial,



Dirceu Greco

Diretor

Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais

SVS - Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua algum cometário: