SPW notícias - Novembro/2010
O site do Observatório de Sexualidade e Política (SPW) acaba de ser atualizado. Confira a seguir as novas notícias!
Estamos também no Twitter e no Facebook! Acompanhe no Twitter @sxpolitics e a página do SPW no Facebook para ficar por dentro de nossas notícias e mais informações sobre questões de sexualidade pelo mundo.
Pelo mundo
>> Brasil: Bancada evangélica se reúne com presidente da Câmara e vice-presidente eleito Michel Temer. Deputados pediram agilidade na instalação da CPI do Aborto e do PL 1057/07 sobre infanticídio indígena. Leia aqui a notícia publicada na Agência Câmara e no Correio Braziliense.
>> Colômbia: A Corte Constitucional do país anunciou decisão de assegurar direitos trabalhistas a profissionais do sexo. Confira mais informações no artigoTrabalho sexual: entre direitos trabalhistas e condenações morais... ou o liberalismo em conserva, de José Miguel Olivar, pesquisador do Núcleo de Estudos de Gênero – PAGU, da Universidade de Campinas
(UNICAMP).
>> Venezuela: A advogada transexual Tamara Adrián, professora das duas maiores universidades da Venezuela e com doutorado em Paris, é candidata a uma vaga na mais alta corte do país, o Tribunal Supremo de Justiça. Leia mais.
>> Gambia: 48º Fórum das ONGs defensoras dos Direitos Humanos na África tem a participação de representantes de organizações LGBT. Leia mais.
>> Argentina: Homens defendem causa das mulheres e pedem despenalização do aborto. Leia mais.
>> EUA: Conselheiro escolar defende suicídio de jovens gays. Leia mais.
>> Paraguai: Senado do Paraguai pode começar a discutir casamento entre pessoas do mesmo sexo e discriminação por orientação sexual e identidade de gênero. Leia mais.
Leia em "Pelo mundo"
Recomendamos
>> Confira na publicação Sexualidades, uma série monográfica sobre sexualidades latino-americanas e caribenhas, o artigo Trajetórias de união entre homens na Cidade do México: Uma exploração a partir de biografias sexuais, de Gabriel Gallego Montes, da Universidad de Caldas, na Colômbia.
>> Após eleições no Brasil, bancada religiosa no Congresso Nacional pede instalação imediata de CPI sobre aborto clandestino e Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro promove debate sobre Estatuto do Nascituro. Assista o vídeo.
>> Grupos de pesquisa reunidos no I Encontro Nacional de Pesquisa em Diversidade Sexual e Direitos Humanos pactuaram um documento com recomendações relativas aos direitos sexuais e reprodutivos. Outros núcleos são convidados a apoiar a iniciativa. Leia a carta.
Agende-se
>> Estão abertas, até o dia 19 de novembro, as pré-inscrições do Seminário A Mulher e a Mídia 7, que acontece entre 2 e 4 dezembro, no Rio de Janeiro. As vagas são limitadas e o evento é voltado especialmente para quem atua nas áreas de comunicação e gênero. Leia mais.
>> A exposição Mulheres negras em todas as cores fica em cartaz entre 19 de novembro e 10 de dezembro, no Espaço Cultural Cedim Heloneida Studart, no Rio de Janeiro. Confira mais informações.
>> O SerTão - Núcleo de Estudos e Pequisas em Gênero e Sexualidade da Universidade Federal de Goiás divulga resultados do estudo Políticas Públicas para População LGBT no Brasil: um mapeamento crítico preliminar, nos dias 21 e 22 de novembro. Leia mais.
>> No dia 22 de novembro, será realizado, no Rio de Janeiro, o Fórum de Cidadania, com o tema Lei Maria da Penha e as relações homoafetivas. O evento acontecerá no auditório do Centro de Artes Calouste Gulbenkian e o endereço é rua Benedito Hipólito, 125, Praça Onze, Rio de Janeiro. Para mais informações, (21) 2517-2726.
>> Entre 4 e 9 de dezembro, será realizada a XXV Conferência Mundial da Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersex (ILGA). O evento acontecerá em São Paulo, com o tema Construindo caminhos a diante em tempos de crise. Leia mais (em espanhol).
>> Está aberto o edital do Fundo das Nações Unidas para a Democracia (UNDEF) para novos projetos da sociedade civil. Os projetos devem ter duração de dois anos e estar relacionados a alguma das seguintes áreas temáticas: desenvolvimento da comunidade; estado de direito e direitos humanos; ferramentas para democratização; gênero; juventude; e comunicação. As propostas devem ser submetidas pela internet até o 31 de dezembro e redigidas em inglês ou francês. Leia mais (em inglês ou francês).
-- --
Secretariado do Observatório de Sexualidade e Política
ABIA - Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids
Av. Presidente Vargas, nº 446, 13º andar
Rio de Janeiro - RJ - Brasil - 20071-907
Tel: +55 (21) 2223-1040 - Fax: +55 (21) 2253-8495
E-mail: admin@sxpolitics.org
http://www.sxpolitics.org
Sobre o Observatório de Sexualidade e Política (SPW)
O SPW é uma iniciativa global, cujo secretariado está sediado na ABIA (Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS). O SPW é composto por pesquisadoras/es e ativistas das mais diversas regiões do mundo. Inspirado por iniciativas locais e internacionais, o mandato do SPW tem dois pilares: contribuir para debates sobre política global relacionada à sexualidade através de projetos de pesquisa acerca de dinâmicas sociais e políticas públicas; e promover vínculos mais efetivos entre as iniciativas de caráter local, regional e global. Saiba mais através do site www.sxpolitics.org.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Inclua algum cometário: