Páginas

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

#preventionrevolution no Twitter hoje:

#preventionrevolution

  1. IAVI AIDSvaccine IAVI's Phogat at Intl Inst of #IT in #India on the need for #innovation in #HIV #vaccine R&D. http://bit.ly/bLqclO #PreventionRevolution
  2. Roger RogTat #PreventionRevolution #HIV @UNAIDS What about shifting NGO's accountability to their recipients instead of their donnors?
  3. Roger RogTat #PreventionRevolution #HIV @UNAIDS What about reining in the power of the funders to dictate what research should be done or not?
  4. Allieee McG allieeemcg Remeber the millions that have died and continue to die from AIDS join the #PreventionRevolution and #WAD2010 http://on.fb.me
  5. Luba Tasevski Lubalicious101 help spread the word for @UNAIDS & help the #PreventionRevolution catch on!!! make ur voice heard - AIDS is preventable

O site do Observatório de Sexualidade e Política (SPW) acaba de ser atualizado. Confira a seguir as novas notícias! Estamos também no Twitter e no Facebook! Acompanhe no Twitter @sxpolitics e a página do SPW no Facebook



SPW notícias - Novembro/2010

O site do Observatório de Sexualidade e Política (SPW) acaba de ser atualizado. Confira a seguir as novas notícias!

Estamos também no Twitter e no Facebook! Acompanhe no Twitter @sxpolitics e a página do SPW no Facebook para ficar por dentro de nossas notícias e mais informações sobre questões de sexualidade pelo mundo.


Pelo mundo

>> Brasil: Bancada evangélica se reúne com presidente da Câmara e vice-presidente eleito Michel Temer. Deputados pediram agilidade na instalação da CPI do Aborto e do PL 1057/07 sobre infanticídio indígena. Leia aqui a notícia publicada na Agência Câmara e no Correio Braziliense.


>> Colômbia: A Corte Constitucional do país anunciou decisão de assegurar direitos trabalhistas a profissionais do sexo. Confira mais informações no artigoTrabalho sexual: entre direitos trabalhistas e condenações morais... ou o liberalismo em conserva, de José Miguel Olivar, pesquisador do Núcleo de Estudos de Gênero – PAGU, da Universidade de Campinas
(UNICAMP).

>> Venezuela: A advogada transexual Tamara Adrián, professora das duas maiores universidades da Venezuela e com doutorado em Paris, é candidata a uma vaga na mais alta corte do país, o Tribunal Supremo de Justiça. Leia mais.


>> Gambia: 48º Fórum das ONGs defensoras dos Direitos Humanos na África tem a participação de representantes de organizações LGBT. Leia mais.

>> Argentina: Homens defendem causa das mulheres e pedem despenalização do aborto. Leia mais.

>> EUA: Conselheiro escolar defende suicídio de jovens gays. Leia mais.

>> Paraguai: Senado do Paraguai pode começar a discutir casamento entre pessoas do mesmo sexo e discriminação por orientação sexual e identidade de gênero. Leia mais.


Leia em "Pelo mundo"


Recomendamos

>> Confira na publicação Sexualidades, uma série monográfica sobre sexualidades latino-americanas e caribenhas, o artigo Trajetórias de união entre homens na Cidade do México: Uma exploração a partir de biografias sexuais, de Gabriel Gallego Montes, da Universidad de Caldas, na Colômbia.

>> Após eleições no Brasil, bancada religiosa no Congresso Nacional pede instalação imediata de CPI sobre aborto clandestino e Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro promove debate sobre Estatuto do Nascituro. Assista o vídeo.

>> Grupos de pesquisa reunidos no I Encontro Nacional de Pesquisa em Diversidade Sexual e Direitos Humanos pactuaram um documento com recomendações relativas aos direitos sexuais e reprodutivos. Outros núcleos são convidados a apoiar a iniciativa. Leia a carta.



Agende-se

>> Estão abertas, até o dia 19 de novembro, as pré-inscrições do Seminário A Mulher e a Mídia 7, que acontece entre 2 e 4 dezembro, no Rio de Janeiro. As vagas são limitadas e o evento é voltado especialmente para quem atua nas áreas de comunicação e gênero. Leia mais.

>> A exposição Mulheres negras em todas as cores fica em cartaz entre 19 de novembro e 10 de dezembro, no Espaço Cultural Cedim Heloneida Studart, no Rio de Janeiro. Confira mais informações.
>> O SerTão - Núcleo de Estudos e Pequisas em Gênero e Sexualidade da Universidade Federal de Goiás divulga resultados do estudo Políticas Públicas para População LGBT no Brasil: um mapeamento crítico preliminar, nos dias 21 e 22 de novembro. Leia mais.
>> No dia 22 de novembro, será realizado, no Rio de Janeiro, o Fórum de Cidadania, com o tema Lei Maria da Penha e as relações homoafetivas. O evento acontecerá no auditório do Centro de Artes Calouste Gulbenkian e o endereço é rua Benedito Hipólito, 125,  Praça Onze, Rio de Janeiro. Para mais informações, (21) 2517-2726.
>> Entre 4 e 9 de dezembro, será realizada a XXV Conferência Mundial da Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersex (ILGA). O evento acontecerá em São Paulo, com o tema Construindo caminhos a diante em tempos de crise. Leia mais (em espanhol).
>> Está aberto o edital do Fundo das Nações Unidas para a Democracia (UNDEF) para novos projetos da sociedade civil. Os projetos devem ter duração de dois anos e estar relacionados a alguma das seguintes áreas temáticas: desenvolvimento da comunidade; estado de direito e direitos humanos; ferramentas para democratização; gênero; juventude; e comunicação. As propostas devem ser submetidas pela internet até o 31 de dezembro e redigidas em inglês ou francês. Leia mais (em inglês ou francês).



-- --
Secretariado do Observatório de Sexualidade e Política
ABIA - Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids
Av. Presidente Vargas, nº 446, 13º andar
Rio de Janeiro - RJ - Brasil - 20071-907
Tel: +55 (21) 2223-1040 - Fax: +55 (21) 2253-8495
E-mail: admin@sxpolitics.org
http://www.sxpolitics.org


Sobre o Observatório de Sexualidade e Política (SPW)  


O SPW é uma iniciativa global, cujo secretariado está sediado na ABIA (Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS). O SPW é composto por pesquisadoras/es e ativistas das mais diversas regiões do mundo. Inspirado por iniciativas locais e internacionais, o mandato do SPW tem dois pilares: contribuir para debates sobre política global relacionada à sexualidade através de projetos de pesquisa acerca de dinâmicas sociais e políticas públicas; e promover vínculos mais efetivos entre as iniciativas de caráter local, regional e global. Saiba mais através do site www.sxpolitics.org.

Combate ao preconceito Artistas aderem à campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids

Combate ao preconceito

Artistas aderem à campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids

Bruno Gagliasso, Marcello Antony, Luana Piovani, Reynaldo Gianecchinidep e outros artistas posaram para fotos com 15 jovens que vivem com o HIV/aids, em um estúdio na Gávea (RJ), de 11 a 13 de novembro. As imagens continham abraço, beijo para representar proximidade e solidariedade. A ideia é demonstrar que amor, carinho e respeito não transmitem aids. O ensaio fotográfico faz parte da campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids do Ministério da Saúde, a ser lançada em 1º de dezembro. O trabalho resultará em uma exposição itinerante que vai circular pelo país, começando por Brasília e Fortaleza. Com o tema Somos Iguais. Preconceito não a ação visa ir de encontro ao senso comum que predomina na população brasileira e desfazer mitos.
Pesquisa do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais representativa da população brasileira sobre o comportamento sexual da população divulgada no Dia Mundial do ano passado mostra que:
  • 13% acreditam que uma professora portadora do vírus da aids não pode dar aulas em qualquer escola;
  • 22,5% afirmam que não se pode comprar legumes e verduras em um local onde trabalha um portador do HIV;
  • 19% acreditam que, se uma pessoa de uma família ficasse doente de aids, não deveria ser cuidada na casa da família.

Fonte:http://www.aids.gov.br

  Red RibbonG.A.SGrupo Apoio Soropositivos
Jorge Renato da Matta Xavier
Valéria Saraiva
(Moderadores)

Ficha Limpa: o obstáculo final

Caros amigos,



A qualquer momento o Presidente Lula vai apontar o 11º Ministro do STF que irá desempatar as apelações dos políticos Ficha Suja. A pressão dos partidos é grande, vamos lembrá-lo se ficar ao lado da sociedade apontando um Ministro Ficha Limpa! Envie a sua mensagem agora:
Temos pela frente o que poderá ser a última batalha da Ficha Limpa! Mais de 175.000 pessoas agiram assinando a petição e telefonando para o Supremo Tribunal Federal pedindo para eles declararem a constitucionalidade da Ficha Limpa, mas a votação teve um empate dramático de 5 a 5.

Agora, a decisão final está nas mãos do Presidente Lula que irá apontar o 11º Ministro do STF que irá desempatar a votação. Se o novo Ministro não for um forte aliado anti corrupção, há um enorme risco da Ficha Limpa ser bloqueada, abrindo caminho para os políticos corruptos recém-eleitos, como Jader Barbalho e Paulo Maluf, assumirem seus cargos.

Nós não podemos deixar isto acontecer – vamos enviar mensagens urgentes para o Presidente Lula pedindo para ele respeitar a vontade de milhões de brasileiros que apoiaram a Ficha Limpa, apontando um Ministro para o STF que tenha integridade e um recorde forte contra a corrupção. Participe agora e depois encaminhe esta mensagem para todos:

http://www.avaaz.org/po/ministro_ficha_limpa/?vl

Com o fim das eleições, o Presidente Lula poderá apontar o 11º Ministro do STF a qualquer momento, sem aviso prévio, consulta ou transparência com o povo brasileiro. E quando ele escolher, não há mais volta.

Políticos “ficha suja” eleitos mês passado e interesses partidários poderosos estão fazendo de tudo para pressionar o Lula a apontar um Ministro que vote contra a constitucionalidade da lei. Se isto acontecer, Paulo Maluf e Jader Barbalho – que já teve o apelo negado – e outros candidatos corruptos poderão assumir seus cargos, dando uma pancada séria nas nossas esperanças de um futuro sem corrupção para o Brasil a partir de agora.

Mais uma vez depende de nós garantir que os nossos governantes fiquem do lado do povo e não de indivíduos e elites corruptas. Vamos inundar o Presidente Lula com milhares de mensagens pedindo para ele fazer a escolha certa, apontando um 11º ministro que seja fortemente contra a corrupção. Envie uma mensagem agora!

http://www.avaaz.org/po/ministro_ficha_limpa/?vl

Juntos nós vencemos a maior batalha que foi aprovar a Ficha Limpa no Congresso, mas ainda não acabou, até que cada político corrupto seja barrado por um Supremo Tribunal Federal justo e ético. Este é mais um importante passo para livrar o nosso país da corrupção e um exemplo inspirador do que podemos fazer quando nos unimos.

Com esperança,

Luis, Graziela, Ricken, Alice, Maria Paz, Iain, Pascal e toda a equipe Avaaz

Leia mais:

Lula tratará de caças e ministro do STF após volta de Dilma:
http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/11/03/lula-tratara-de-cacas-ministro-do-stf-apos-volta-de-dilma-922936127.asp

Dilma vai ser ouvida na indicação de ministro do STF, diz Lula:
http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/noticias/0,,OI4770570-EI15315,00-Dilma+vai+ser+ouvida+na+indicacao+de+ministro+do+STF+diz+Lula.html

Impasse sobre Ficha Limpa leva eleição para o '3º turno':
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,impasse-sobre-ficha-limpa-leva-eleicao-para-o-3-turno,633193,0.htm

14 processos sobre Ficha Limpa na fila do STF:
http://www.rondonoticias.com.br/?noticia,87548,14-processos-sobre-ficha-limpa-na-fila-do-stf


Apoie a comunidade da Avaaz! Nós somos totalmente sustentados por doações de indivíduos, não aceitamos financiamento de governos ou empresas. Nossa equipe dedicada garante que até as menores doações sejam bem aproveitadas -- clique para doar.

Lei dos Bingos é uma saída para a CPMF da Saúde?


Lei dos Bingos é uma saída para a CPMF da Saúde?
Hoje 17 de novembro de 2010, eu vi uma reportagem no SBTRIO apresentado por Luís Bacchi, de um paciente em tratamento de câncer que está há três meses sem atendimento e foi posto em fila de espera no INCA do Rio (Cruz Vermelha), foi encaminhado para o INCA 2(Rodoviária)
e de lá para um hospital em Niterói. Apesar do INCA negar, ficou claro na matéria a lista de espera para casos oncológicos e o jogo de empurra entre Estado, Município e união na questão da saúde.
Mais uma vez mostra a péssima gestão do secretário Sergio Cortes que está cotado para ser nomeado como ministro da saúde e seu governador Sr Sergio Cabral.
A Folha de São Paulo repercutiu tambem essas denúcias que foram alvo de matérias nos jornais daqui.
Sempre digo e repito que é de se lamentar o descaso do governo na questão da saúde e também em outras esferas do governo.
Antes era dito que que não havia cooperação porque as esferas eram de governos opostos, agora essa desculpa cai por terra. ainda mais agora depois das eleições.
Estão pensando em tirar o esqueleto da CPMF do armário.
Vi na TV Câmara ontem que parte dos deputados que não apóiam a volta da CPMF estão apoiando a PEC dos Bingos, pois assim, alem de regular o setor, aproveitaria para definir uma alíquota destinada a saúde.
Sou favorável a PEC dos BINGOS, desta forma nós “mataríamos dois coelhos com uma só paulada!”
Mas nada disso adiantará se não houver vontade política e fiscalização dos gestores da saúde e nossa enquanto Observadores.
Nilo Geronimo Borgna Ativismocontraaidstb
Matérias relacionadas:


Votar (Rachel de Queiroz) Centenário de Nascimento no dia de hoje

Rachel de Queiroz
17 /11/1910 – 04/11/2003
Foi tradutora, romancista, jornalista,  dramaturga e considerada uma das maiores escritoras brasileiras. Primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras.
***
O texto foi publicado por Rachel de Queiroz publicada na revista “O Cruzeiro” em 11 de janeiro de 1947. Mais de 60 anos após sua publicação, a reflexão ainda é válida nesses tempos de segundo turno das eleições.
Não sei se vocês têm meditado como devem no funcionamento do complexo maquinismo político que se chama governo democrático, ou governo do povo. Em política a gente se desabitua de tomar as palavras no seu sentido imediato. No entanto, talvez não exista, mais do que esta, expressão nenhuma nas línguas vivas que deva ser tomada no seu sentido mais literal: governo do povo. Porque, numa democracia, o ato de votar representa o ato de FAZER O GOVERNO.

Pelo voto não se serve a um amigo, não se combate um inimigo, não se presta ato de obediência a um chefe, não se satisfaz uma simpatia. Pelo voto a gente escolhe, de maneira definitiva e irrecorrível, o indivíduo ou grupo de indivíduos que nos vão governar por determinado prazo de tempo.
Escolhem-se pelo voto aqueles que vão modificar as leis velhas e fazer leis novas – e quão profundamente nos interessa essa manufatura de leis! A lei nos pode dar e nos pode tirar tudo, até o ar que se respira e a luz que nos alumia, até os sete palmos de terra da derradeira moradia.
Escolhemos igualmente pelo voto aqueles que nos vão cobrar impostos e, pior ainda, aqueles que irão estipular a quantidade desses impostos. Vejam como é grave a escolha desses “cobradores”. Uma vez lá em cima podem nos arrastar à penúria, nos chupar a última gota de sangue do corpo, nos arrancar o último vintém do bolso.
E, por falar em dinheiro, pelo voto escolhem-se não só aqueles que vão receber, guardar e gerir a fazenda pública, mas também se escolhem aqueles que vão “fabricar” o dinheiro. Esta é uma das missões mais delicadas que os votantes confiam aos seus escolhidos. Pois se a função emissora cai em mãos desonestas, é o mesmo que ficar o país entregue a uma quadrilha de falsários. Eles desandam a emitir sem conta nem limite, o dinheiro se multiplica tanto que vira papel sujo, e o que ontem valia mil, hoje não vale mais zero.
Não preciso explicar muito este capítulo, já que nós ainda nadamos em plena inflação e sabemos à custa da nossa fome o que é ter moedeiros falsos no poder. Escolhem-se nas eleições aqueles que têm direito de demitir e nomear funcionários, e presidir a existência de todo o organismo burocrático. E, circunstância mais grave e digna de todo o interesse: dá-se aos representantes do povo que exercem o poder executivo o comando de todas as forças armadas: o exército, a marinha, a aviação, as polícias.
E assim, amigos, quando vocês forem levianamente levar um voto para o Sr. Fulaninho que lhes fez um favor, ou para o Sr. Sicrano que tem tanta vontade de ser governador, coitadinho, ou para Beltrano que é tão amável, parou o automóvel, lhes deu uma carona e depois solicitou o seu sufrágio – lembrem-se de que não vão proporcionar a esses sujeitos um simples emprego bem remunerado. Vão lhes entregar um poder enorme e temeroso, vão fazê-los reis; vão lhes dar soldados para eles comandarem – e soldados são homens cuja principal virtude é a cega obediência às ordens dos chefes que lhe dá o povo.
Votando, fazemos dos votados nossos representantes legítimos, passando-lhes procuração para agirem em nosso lugar, como se nós próprios fossem.
Entregamos a esses homens tanques, metralhadoras, canhões, granadas, aviões, submarinos, navios de guerra – e a flor da nossa mocidade, a eles presa por um juramento de fidelidade. E tudo isso pode se virar contra nós e nos destruir, como o mostro Frankenstein se virou contra o seu amo e criador.
Votem, irmãos, votem. Mas pensem bem antes. Votar não é assunto indiferente, é questão pessoal, e quanto! Escolham com calma, pesem e meçam os candidatos, com muito mais paciência e desconfiança do que se estivessem escolhendo uma noiva.
Porque, afinal, a mulher quando é ruim, dá-se uma surra, devolve-se ao pai, pede-se desquite. E o governo, quando é ruim, ele é que nos dá a surra, ele é que nos põe na rua, tira o último pedaço de pão da boca dos nossos filhos e nos faz apodrecer na cadeia. E quando a gente não se conforma, nos intitula de revoltoso e dá cabo de nós a ferro e fogo.
E agora um conselho final, que pode parecer um mau conselho, mas no fundo é muito honesto. Meu amigo e leitor, se você estiver comprometido a votar com alguém, se sofrer pressão de algum poderoso para sufragar este ou aquele candidato, não se preocupe. Não se prenda infantilmente a uma promessa arrancada à sua pobreza, à sua dependência ou à sua timidez.
Lembre-se de que o voto é secreto. Se o obrigam a prometer, prometa. Se tem medo de dizer não, diga sim. O crime não é seu, mas de quem tenta violar a sua livre escolha. Se, do lado de fora da seção eleitoral, você depende e tem medo, não se esqueça de que DENTRO DA CABINE INDEVASSÁVEL VOCÊ É UM HOMEM LIVRE. Falte com a palavra dada à força, e escute apenas a sua consciência. Palavras o vento leva, mas a consciência não muda nunca, acompanha a gente até o inferno”.
Do site:
http://www.abmeseduca.com/?p=1072
Nota pessoal: Essa mulher Maravilhosa a primeira a entrar nos salões dos imortais da ABL(Academia Brasileira de letras) Mais uma vez nos ensina com seu texto em tom de voz como se fora nossa avó nos ensinando. Nós leva a pensar naVoss@ presidente  Eleit@ Dilma.  Espero que a Assessoria dela  lhe mostre esse texto  para  que  ela veja  como é ser  uma  imortal  das letras! 

A fábrica de remédios anti-HIV bancada pelo Brasil em Moçambique não ficou pronta

 

A fábrica de remédios anti-HIV bancada pelo Brasil em Moçambique não ficou pronta a tempo. Mas uma máquina emprestada garantiu a foto presidencial

Juliano Machado

A última visita de Lula como presidente à África, na semana passada, correu do jeito que ele queria. O destino foi Moçambique, ex-colônia portuguesa na costa leste do continente, onde ele ficou dois dias. Lá, inaugurou uma fábrica de medicamentos ANTIRRETROVIRAIS genéricos para o tratamento do vírus HIV - um projeto de cooperação orçado em US$ 31 milhões e que será financiado quase integralmente pelo Brasil.

Orgulhoso, Lula posou segurando cartelas de comprimidos. O sorriso presidencial só foi possível graças a uma pequena despesa de emergência do governo brasileiro. A única máquina instalada na fábrica (chamada de emblistadeira, usada para moldar e embalar comprimidos) só chegou a Moçambique a tempo de Lula vê-la em funcionamento porque foi emprestada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ou era isso ou Lula encontraria um galpão deserto.

A emblistadeira da Fiocruz desembarcou em Maputo em 27 de outubro - duas semanas antes de Lula -, levada por um Hércules da Força Aérea Brasileira. A explicação oficial para que se despachasse daqui para lá um equipamento "não definitivo" foi que os funcionários moçambicanos poderiam já começar a treinar para a "fase um" da fábrica. A máquina vai apenas fracionar e embalar remédios vindos do Brasil - além dos ANTIRRETROVIRAIS, anti-hipertensivos e analgésicos, entre outros. Será devolvida quando começarem a funcionar as máquinas definitivas.

A proximidade das datas do envio do equipamento e da chegada do presidente não foi coincidência. Entre setembro e outubro, tanto o Itamaraty quanto a Fiocruz, as instituições envolvidas no projeto, tentavam encontrar uma solução para o problema: se os equipamentos da fábrica só deverão chegar a partir de março de 2011, o que Lula poderia inaugurar em novembro de 2010? O projeto da fábrica era antigo e caro ao presidente. Foi formalizado em 2003, durante a primeira visita de Lula a Moçambique.

Cinco anos depois, em sua segunda passagem pelo país, só estava pronto o estudo de viabilidade técnica da Fiocruz. O governo moçambicano recém-indicara o local para instalar a fábrica. Lula se queixou da demora com o presidente de Moçambique, Armando Guebuza: "Entre termos a vontade de fazer e acontecer, está demorando pra caramba".

A Fiocruz se valeu, então, de um mecanismo chamado Regime Especial de Exportação Temporária, que facilita o envio de mercadorias para eventos culturais ou para assistência técnica e humanitária. Em duas semanas, a emblistadeira usada estava pronta para o embarque - evitando a impressão de que nada andou em sete anos.

"A demora existiu por problemas burocráticos no Brasil e pela dificuldade de achar um lugar adequado em Moçambique", diz Hayne Felipe da Silva, diretor de Farmanguinhos, o laboratório da Fiocruz que viabilizou a fábrica. É verdade. Um dos impasses é que a doação de equipamentos não está prevista na legislação brasileira de cooperação internacional. A saída foi Lula enviar um projeto de lei ao Congresso, em que pedia a liberação de R$ 13,6 milhões destinados à compra e doação do maquinário a Moçambique. A autorização só veio em dezembro de 2009. Com isso, não houve tempo hábil para adquirir os equipamentos, todos importados, e enviá-los ainda neste ano. Mesmo que conseguissem, pouco adiantaria, porque a adaptação da fábrica às exigências da Organização Mundial da Saúde deve impedir o início da produção antes de 2012.

Esses percalços não devem obscurecer o lado louvável da iniciativa. Será a primeira fábrica pública de ANTIRRETROVIRAIS da África. O continente abriga quase 70% dos adultos e crianças infectados com o HIV no mundo. Em Moçambique, 12,5% da população (1,5 milhão de pessoas) tem o vírus. Hoje, só 200 mil moçambicanos são tratados com ANTIRRETROVIRAIS. Claro, tudo tem sua contrapartida. Moçambique recebe muito bem os investimentos de empresas brasileiras. A Vale, que vai entrar com cerca de US$ 5 milhões para adaptar a fábrica de remédios, tem um projeto de exploração de carvão no noroeste do país, para o qual se comprometeu a investir US$ 1,5 bilhão. A fábrica contribui para a imagem de Lula e pode reforçar o apoio africano aos pleitos internacionais do Brasil, como um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU. Uma máquina emprestada e uma inauguração de fachada pareceram um preço pequeno a pagar para o governo.


Fonte:Revista Época
Colaboração:
Willian Amaral 

25/10/2010 - I Congresso Baiano de DST/Aids e Hepatites Virais e 16 a 19 de novembro.

INSCRIÇÕES:   http://www.pmvc.ba.gov.br/congressodstaids/
Os interessados devem se inscrever na sede da Associação Renascer, no Centro de Referência em DST/AIDS de Vitória da Conquista ou pelo endereço eletrônico a.renascer@yahoo.com.br.


25/10/2010 - I Congresso Baiano de DST/Aids e Hepatites Virais
e 16 a 19 de novembro, Vitória da Conquista vai sediar o I Congresso Baiano de DST/AIDS e Hepatites Virais, que tem como tema "Integralidade da Assistência e Consolidação e consolidação de redes: dos avanços aos desafios".
O evento, promovido em parceria pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, Governo do Estado e o Programa Conjunto da Organização das Nações Unidas sobre HIV e AIDS/UNAIDS, é destinado a gestores, técnicos, estudantes, profissionais da área de saúde, ativistas e outras pessoas que atuam na busca pelo acesso universal à prevenção, tratamento, atenção e apoio a essas epidemias.
O objetivo é ser um espaço para compartilhar experiências e lições aprendidas no enfrentamento a DST/AIDS e Hepatites Virais, além de promover a reflexão e a elaboração de propostas para enfrentar os desafios específicos da Bahia. A programação do congresso inclui oficinas, fóruns, mesas redondas, conferências, concurso e atividades culturais.
Os interessados em participar devem realizar suas inscrições no site do evento (http://www.pmvc.ba.gov.br/congressodstaids/), onde estão disponíveis mais informações e a programação completa. Concursos- Como reconhecimento de que a linguagem de vídeo possui um forte apelo visual como meio de expressão, além de ser uma ferramenta para a educação em saúde e prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DST), aids e hepatites virais, a Prefeitura de Vitória da Conquista, através da Secretaria Municipal de Saúde, promove o concurso de vídeos de até 60 segundos "Um Minuto de Prevenção".
O concurso vai selecionar os melhores vídeos, com até um minuto de duração cada, que serão apresentados durante a realização do Congresso. No encerramento do evento, os realizadores dos melhores trabalhos serão premiados: o 1º lugar vai ganhar um netbook e 2º colocado, uma filmadora digital. Oficinas- Os participantes do Congresso também terão a oportunidade de participar de oficinas com os temas Abordagem sindrômica às DST; Prevenção e aconselhamento pré e pós-teste para HIV; Manejo das Hepatites Virais; Acidente biológico e violência sexual; Transmissão vertical HIV e Sífilis; SPE; Redução de danos; e Teste Rápido Diagnóstico para HIV.
As vagas são limitadas e cada oficina é direcionada a um público específico de acordo com a temática abordada. Inscrição de trabalhos- Trabalhos científicos relacionados à temática do evento podem ser inscritos em duas modalidades: comunicação oral, onde serão apresentados os resultados de teses, dissertações e pesquisas concluídas; e pôster, modalidade que inclui projetos, relatos de experiência, pesquisa em andamento e notas prévias.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Vitória da Conquista

terça-feira, 16 de novembro de 2010

COMO EXPLICAR SEM OFENDER! (isso é que é diplomacia)...Humor

COMO EXPLICAR SEM OFENDER!
      (isso é que é diplomacia)...


 Um homem de 85 anos estava fazendo seu check-up anual.

 O médico perguntou como ele estava se sentindo:

 - Nunca me senti tão bem - respondeu o velho.
 - Minha nova esposa tem 18 anos e está grávida, esperando um filho meu.


 - Qual a sua opinião a respeito doutor?

 O médico refletiu por um momento e disse:

 - Deixe-me contar-lhe uma estória: Eu conheço um cara que era um caçador
 fanático, nunca perdeu uma estação de caça. Mas, um dia, por engano,
 colocou seu guarda-chuva na mochila em vez da arma.

 Quando estava na floresta, um urso repentinamente apareceu em sua frente.
 Ele sacou o guarda - chuva da mochila apontou para o urso e... BANG, o
 urso caiu morto...

 - HA!HA!HA!HA! Isto é impossível - disse o velhinho. - Algum outro caçador
 deve ter atirado no urso.

 - Exatamente!