Em debate da CNBB, Dilma e Marina dizem ser contra o aborto
eBand Jornalismo
24/09/2010
As presidenciáveis Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV) se posicionaram “pessoalmente” contra o aborto nesta quinta-feira, durante debate promovido pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O evento contou também com a presença de José Serra (PSDB) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL).
Questionada durante o segundo bloco sobre sua posição contrária ao aborto enquanto seu partido se mostra favorável à prática, Marina afirmou ter a “vida como princípio”. “Nenhuma mulher quer passar por um aborto”, declarou. A candidata disse que, se eleita, quer promover um plebiscito “para que a sociedade possa debater com clareza”.
Dilma declarou que não é “pessoalmente” a favor do aborto, mas alegou o tema é uma questão de saúde pública. "A vida é um valor que nós, seres humanos, temos que respeitar, honrar, e perceber a dimensão transcendente", disse, mostrando-se desfavorável a ampliar os casos de aborto permitidos por lei. "A legislação já prevê casos em que o aborto é factível. Não acho que seria necessário ampliar esses casos", acrescentou.
Na tréplica, Marina disse que não faz "discurso de conveniência" sobre a possibilidade de descriminalizar a prática, recebendo aplausos da plateia. A questão do aborto não foi apresentada aos demais participantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Inclua algum cometário: