Páginas

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

SMS sedia capacitação sobre teste rápido do HIV

http://www.linearclipping.com.br/imagens/cliente/dst_left.jpg

http://www.linearclipping.com.br/imagens/cliente/dst_right.jpg

GAZETAWEB - AL | NOTÍCIAS

AIDS | DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS

19/08/2010

19/08/2010 - SMS sedia capacitação sobre teste rápido do HIV

19.08.2010 | 17h58

Esta primeira fase do treinamento contou com a participação de médicos, enfermeiros, biomédicos, assistentes sociais e psicólogos

Assessoria

Nesta quinta-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sediou uma capacitação com maternidades públicas e privadas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de sensibilizar estas unidades para a importância do teste rápido e diagnóstico do HIV.

Esta primeira fase do treinamento contou com a participação de médicos, enfermeiros, biomédicos, assistentes sociais e psicólogos. Segundo Sueli Rodrigues, enfermeira obstetra e técnica da redução de transmissão vertical do Programa DST/AIDS da SMS, as maternidades já receberam este tipo de curso. "Esta é a última etapa que toda gestante deve cumprir antes do parto. Houve uma mudança de realidade e o teste rápido é atualmente aceito como diagnóstico", explicou.

Os profissionais contaram com a palestra da enfermeira especializada em biosegurança Celi Silva. Ela apresentou formas adequadas de como o profissional deve trabalhar no laboratório e falou, ainda, sobre ética profissional. Em seguida, o psicólogo da SMS, Fábio Lins, falou sobre o acompanhamento psicológico à gestante. "É preciso preparar a mulher para o resultado, positivo ou negativo, tendo muita sensibilidade", alertou.

A SMS possui equipes para atender a população para esse teste nas seguintes unidades de referência: João Paulo II (Jacintinho), Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes), São José (Canaã), Pam Bebedouro (Bebedouro) e Jorge Davi Nasser (Ipioca).

O curso terá uma segunda fase prática, em uma parceria entre o Município e o Estado. O teste rápido HIV é um procedimento de triagem, de uso único, que usa um coquetel de antígenos para detectar anticorpos para HIV em soro, plasma e sangue total, humanos. Ele se baseia nas tecnologias de imunocromatografia e fluxo lateral. Resultados reativos são evidências de exposição ao HIV e podem ser usados como suporte ao diagnóstico clínico. O teste rápido é indicado somente para uso por profissionais de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua algum cometário: