Páginas

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Meninas entram na puberdade cada vez mais precocemente O Dia 10/08/2010

Meninas entram na puberdade cada vez mais precocemente

O Dia

10/08/2010

Novo estudo mostra que percentual significativo de crianças com idades entre 7 e 8 anos estão desenvolvendo seios

POR CLARISSA MELLO

Rio - Meninas de 7 e 8 anos de idade já estão começando a desenvolver seios, revelou estudo do Centro Médico do Hospital das Crianças, em Cincinnati, Ohio (EUA), divulgado ontem. A pesquisa, feita com 1,2 mil crianças entre 6 e 8 anos, mostrou que as meninas negras são as mais propensas a se desenvolver precocemente. Aos 7 anos, 23,4% delas apresentavam algum sinal de puberdade. Aos 8, o número subia para 42,9%.

“Nossa análise mostra que, sem dúvida, as meninas estão entrando na puberdade antes do que imaginávamos”, afirmou o médico Frank M. Biro, um dos autores do estudo.

Segundo ele, meninas acima do peso são as que mais têm chance de desenvolver o distúrbio, uma vez que a gordura corporal aumenta a produção dos hormônios sexuais em crianças. Por isso, as desnutridas ou doentes podem ter puberdade tardia.

TOXINAS

Ele afirma ainda que o excesso de substâncias químicas no meio ambiente pode interferir no equilíbrio hormonal. O próximo passo é comparar o peso das meninas com a quantidade de toxinas a que elas são expostas no dia a dia.

A pesquisa também revelou que, aos 7 anos, 10,4% das meninas brancas e 14,9% das hispânicas apresentavam algum sinal de puberdade. Aos 8, os índices sobem: ficam em 18,3% nas brancas e 30,9% nas hispânicas.

Estudo feito no Paraná, de 2006 a março deste ano, com crianças encaminhadas por médicos interessados em checar sinais de precocidade revelou que, de 526 analisadas, 89,16% tinham puberdade precoce. Segundo o autor da pesquisa, o endocrinologista Mauro Scharf, mesmo restrita a pesquisa mostra que a incidência do distúrbio está aumentando. “Não é o esperado nem ideal que a menina menstrue aos 9 anos”, disse.

É o caso da pequena Júlia Assumpção, 9 anos. Segundo a mãe, Nívia, os primeiros sinais apareceram quando ela fez 7 anos. “Levei ao endocrinologista e ela começou a fazer acompanhamento médico e tratamento para evitar a menstruação”, contou Nívia.

POSSÍVEIS CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO

IDADE DA PUBERDADE

Segundo especialistas, a puberdade é precoce quando os sinais aparecem em meninas antes dos 8 anos de idade e, em meninos, antes dos 9.

OBESIDADE

Pode acelerar a puberdade. O corpo reconhece o peso como o de uma pessoa mais velha e dispara mecanismos hormonais.

PRODUTOS QUÍMICOS

Alguns especialistas acreditam que a substâncias químicas em alimentos (como pesticidas e agrotóxicos) também pode desencadear o problema.

MENINAS

Os principais sinais do início da puberdade em meninas são humor oscilante, alteração de comportamento, surgimento de acnes, odor nas axilas, crescimento dos seios e aparecimento de pelos pubianos.

MENINOS

Em meninos, os sinais do amadurecimento são irritabilidade, acnes, escurecimento dos genitais, aparecimento de pelos pubianos, odor nas axilas e aumento do volume dos testículos. A alteração da voz é o último sinal do desenvolvimento sexual.

INJEÇÕES

A puberdade precoce pode ser interrompida por meio de injeção uma vez ao mês. Nem todos os casos têm indicação de tratamento. Se suspeitar de que a criança está com o problema, procure um endocrinologista especializado em pediatria.


Cortesia: Clipping Bem Fam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua algum cometário: